Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Enfermagem em evolução: entenda porque a profissão está em alta

enfermagem

Isso mesmo, você não leu errado, enfermagem continua sendo uma das profissões mais promissoras e está em constante evolução. Quando pensamos nas carreiras que ainda farão sucesso, é muito comum imaginarmos atividades ligadas às novas tecnologia, como engenharia, computação,T.I.. Mas, esquecemos daquelas que são essenciais para o ser humano, como a enfermagem. Uma das profissões mais antigas do mundo. E, como muitas outras, a carreira está em constante evolução e vêm ganhando cada vez mais profissionais especializados em diferentes áreas.

blog banner desconto em pós-graduação

Com o aumento da expectativa de vida, os cuidados de um enfermeiro se tornam mais necessários. Do nascimento à morte, da obstetrícia ao cuidado geriátrico, ele está sempre presente em nossa existência. Algumas características são essenciais para esse profissional, como empatia, responsabilidade, paciência, senso de urgência e autonomia. Afinal, cuidar da saúde exige muito preparo.

Tecnologia a favor da enfermagem

Aquela ideia de uma enfermeira redigindo prontuários, ficou no passado. Atualmente, os profissionais já contam com recursos tecnológicos como softwares de gestão, prontuários digitais, atendimentos por videoconferências, além do auxílio de equipamentos digitais para os diagnósticos. Tamanho avanço, facilita o exercício da profissão e ajuda no salvamento de vidas.

Se você já é um profissional e deseja se especializar ou está pensando em cursar enfermagem, confira algumas áreas que estão em alta:

Enfermagem obstetrícia

Com a crescente procura por partos humanizados, o profissional especializado nesta área se torna fundamental. Este especialista está apto a auxiliar nos partos naturais e humanizados, além de cuidar da gestante durante o pré-natal e o pós-parto. No entanto, caso seja necessário optar por uma cesárea, por se tratar de uma cirurgia, será preciso recorrer a um médico obstetra.  

Saúde da família (home care)

Com o avanço na expectativa de vida, os cuidados com os idosos se fazem cada vez mais necessários. Independentemente de doenças, a fragilidade e dependência exigem uma dedicação extra. É aqui que temos uma oportunidade para o trabalho do enfermeiro domiciliar, também conhecido como home care.

Esse profissional é responsável por zelar pela saúde do paciente, como medicar, banhar, alimentar e proporcionar um ambiente confortável. Muitas vezes, trabalham em conjunto com fisioterapeutas e médicos.

Enfermagem do trabalho

Com o intuito de cuidar da saúde dos funcionários de uma empresa, a enfermagem do trabalho é uma carreira antiga, mas que vem se aperfeiçoando. Ela se mostra necessária, principalmente, em ambientes que oferecem riscos à integridade física e mental dos colaboradores como, por exemplo, as indústrias.

Um profissional especializado nesta área está apto a acompanhar a saúde dos empregados de determinada empresa, chefiar o setor de enfermagem, prestar primeiros socorros, promover campanhas de prevenção de possíveis problemas e doenças.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

Importância da especialização

É crescente a necessidade de profissionais da enfermagem dedicados à gestão de equipes. A tendência é direcionar os cargos de chefia àqueles que possuem diplomas de especialização. Por isso a importância em se cursar uma pós-graduação na área. Quanto mais qualificado, maiores os cargos e responsabilidades. O alto nível dos profissionais, faz desta uma carreira cada vez mais valorizada.

Se você é um enfermeiro e quer aproveitar novas oportunidades para crescer na carreira, que tal fazer um curso de pós-graduação? Conheça as opções de especialização e escolha a que mais combina com o seu perfil.

Conheça nossas faculdades