Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como se preparar para um painel com gestores

Como se preparar para um painel com gestores

Uma das etapas mais importantes de um processo seletivo é o painel com gestores (ou painel de negócio). Se você foi convocado para essa etapa é porque já passou por outras fases importantes e está avançado no processo. Mas, você sabe o que é um painel com gestores e como se preparar para um?

O painel com gestores costumeiramente acontece depois das dinâmicas de grupo e das entrevistas e é um novo momento de avaliação do seu perfil que conta com a presença não apenas dos recrutadores, mas também dos diretores e/ou gerentes da organização. Nessa etapa, os candidatos recebem desafios reais da empresa e é proposto que eles encontrem, individualmente ou em grupo, uma solução para o problema apresentado.

O objetivo do painel é identificar competências técnicas do candidato, sua capacidade para resolver problemas sensíveis da organização e verificar a coerência das soluções propostas com a realidade do negócio e de seu mercado. Também é um momento determinante para se avaliar o comportamento dos candidatos em situações de pressão, o raciocínio utilizado na resolução de problemas e o nível de inovação das soluções propostas.

Agora que você já sabe o que é um painel com gestores, confira algumas dicas para você se preparar melhor para essa etapa do processo seletivo:

  • Prepare uma apresentação pessoal: nesse momento é comum que os gestores solicitem aos candidatos que se apresentem brevemente. Eles querem te conhecer e entender o quanto seu perfil e objetivos profissionais são coerentes com os valores da empresa.
  • Estude profundamente a empresa: entenda a realidade de seu mercado, quais são seus desafios e oportunidades. Também busque informações sobre a competitividade de seus produtos ou serviços e um histórico sobre os principais desafios e momentos críticos da organização e como foram superados.
  • Se prepare para a sabatina: provavelmente suas soluções serão questionadas de maneira incisiva pelos gestores e é importante que saiba defende-las com bom senso. Lembre-se de que quanto mais informações tiver sobre a organização, mais fácil será para avaliar a pertinência dos contrapontos levantados.
  • Exponha sua forma de pensar: mostre para os gestores como chegou àquelas conclusões e qual foi sua linha de raciocínio. Mostre o que levou em consideração e o que foi prioridade. Também não tenha medo de inovar e de apresentar soluções criativas e fora da caixa.
  • Trabalhe em equipe: se o painel com gestores acontecer em grupo, é importante que trabalhe realmente em equipe. Portanto, leve em consideração a ideia de outras pessoas, debata e argumente. Se esforce para chegarem à melhor solução possível juntos..

O painel de gestores funciona para os recrutadores como um funil e só vai para a próxima etapa quem realmente está alinhado com o que a empresa deseja. Por isso mostre seu diferencial e aproveite cada novo feedback e oportunidade que receber!

Conheça nossas faculdades