Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

SAIBA PORQUE VOCÊ DEVERIA COMEÇAR A PÓS-GRADUAÇÃO AINDA NESTE MÊS

Pessoa a mesa teclando em notebook - tema: por que você deveria começar a pós-graduação

Ano após ano, cresce o número de brasileiros que ingressam em cursos de pós-graduação. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior) em 2019 apontou um crescimento de 74% no número total de pós-graduandos quando comparado ao ano anterior.

Esse aumento já é uma tendência no ensino superior brasileiro há alguns anos. A busca pela continuidade dos estudos mesmo após um diploma de graduação reflete as transformações no mercado de trabalho nacional, bem como em seus requisitos e exigências no que se refere à busca por profissionais cada vez mais qualificados.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Há algumas décadas, a realidade educacional em nosso país era bastante diferente. Poucas pessoas tinham acesso a um curso de graduação, e um diploma universitário representava um diferencial enorme. Atualmente, esse mesmo diploma representa mais um pré-requisito do que uma vantagem na disputa por vagas de trabalho na maioria das atividades profissionais. Isso faz com que cada vez mais pessoas busquem o curso de pós-graduação.

Se você, assim como milhões de profissionais, pensa em seguir o caminho da especialização como forma de obter um melhor posicionamento no mercado de trabalho, confira neste texto algumas informações importantes para iniciar a sua pós-graduação ainda este mês. Ficou interessado? Então continue a leitura conosco, aqui no Portal Pós!

O QUE É UMA PÓS-GRADUAÇÃO?

Antes de falarmos a respeito de como uma pós-graduação pode transformar a sua carreira profissional, vamos apresentar a você o conceito do que é uma pós-graduação. Você já teve alguma dúvida a respeito dessa forma de especialização? Pois, saiba que essas dúvidas são comuns, e você não é o único.

De maneira sucinta, a pós-graduação é uma forma de especialização para pessoas que já conquistaram o diploma de graduação. Um curso de pós pode ser realizado como forma de aprofundar os conhecimentos obtidos durante a faculdade, ou, ainda, ampliá-lo – quando a pós-graduação escolhida complementa as disciplinas da graduação e aumenta o seu horizonte de atuação profissional.

Existem dois tipos de pós-graduação: a Lato Sensu e a Stricto Sensu.

Pós-graduação Lato Sensu

Em latim, Lato Sensu significa “sentido amplo”. É a forma de graduação mais buscada por profissionais e recém-formados, pois possui foco em conhecimentos a serem aplicados de maneira prática no mercado de trabalho. Neste grupo estão inseridas as especializações e MBA.

Pós-graduação Stricto Sensu

Stricto Sensu também vem do latim, e significa “sentido restrito”. Essa forma de pós-graduação é voltada à pesquisa científica e à carreira acadêmica. Mestrado e Doutorado são exemplos dessa modalidade.

COMO UMA PÓS-GRADUAÇÃO PODE ALAVANCAR A SUA CARREIRA

Existem muitos motivos para que você inicie ainda este mês um curso de pós-graduação. Confira a seguir os principais:

Destaque no mercado de trabalho

Ter um certificado de pós-graduação em seu currículo pode te colocar em evidência na busca por vagas de trabalho. Para um recrutador, um candidato capacitado a atuar de maneira especializada para a vaga aplicada representa um grande diferencial durante o processo seletivo.

Cargos mais altos, salários maiores

Estudos apontam que uma pós-graduação pode aumentar as suas chances de ser promovido ou conquistar um novo e mais alto cargo no mercado de trabalho. Uma pesquisa salarial realizada em 2018 indicou que profissionais com dcertificado de especialização podem chegar a ter salários 50% maiores do que aqueles recebidos por profissionais que possuem apenas a graduação.

Novas possibilidades de carreira

Como já mencionado anteriormente, uma pós-graduação pode te capacitar para atuar em novas frentes de trabalho dentro de seu segmento. Isso significa que você terá a oportunidade de obter os conhecimentos e repertório necessários para novas ofertas de emprego.

Atualizar e aprofundar conhecimentos

Não são poucas as áreas de atuação nas quais o conhecimento teórico e prático se transformam rapidamente. É comum que alguns profissionais fiquem defasados pouco tempo após a conclusão da graduação. A pós-graduação é o melhor caminho para você atualizar seus conhecimentos profissionais e estar sempre alinhado às novas tendências de mercado.

PÓS-GRADUAÇÃO EAD: UMA MODALIDADE INOVADORA

Você pôde ver que a pós-graduação conta com muitas vantagens e motivos para ser realizada. No entanto, para muitas pessoas – especialmente aquelas já inseridas no mercado de trabalho – voltar às salas de aula pode representar uma tarefa quase impossível de se conciliar com a rotina.

A pós-graduação EAD, também chamada apenas de Pós EAD, é uma alternativa bastante eficiente para otimizar tempo e encaixar os estudos em seu cotidiano profissional. Com essa modalidade, você pode criar a sua própria rotina de estudos à distância, de quando e onde quiser, com toda a qualidade e eficiência do ensino presencial.

UNOPAR PÓS-GRADUAÇÃO: ESTUDE NA UNIVERSIDADE QUE É REFERÊNCIA EM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE

Agora que apresentamos bons motivos para você começar a sua pós-graduação ainda este mês, chegamos ao final de nosso artigo. Para concluir, queremos fazer um convite a você: que tal cursar a sua pós-graduação em uma das melhores universidades do país? Gostou da ideia? Então venha para a UNOPAR!

Uma das mais tradicionais universidades brasileiras, a UNOPAR também é referência em pós-graduação de excelência e conta com um vasto catálogo de Cursos de Pós-Graduação nas modalidades EAD, Presencial e Semipresencial.

Conte com nossos cursos para alavancar a sua carreira através de uma especialização. Faça a sua inscrição e conquiste o seu lugar no mercado de trabalho!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades