Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

COMO PEDIR UM AUMENTO OU PROMOÇÃO?

Como pedir aumento

Pedir um aumento é uma situação normal em um emprego, e se você evitar fazê-lo por desconforto, medo ou insegurança, não estará desistindo somente da possibilidade de uma quantia maior em sua renda, mas estará deixando de mostrar seu potencial no trabalho para tal. Portanto, trouxemos algumas dicas que você precisa saber na hora de pedir um aumento. Use isso como um plano para conseguir a evolução que deseja em seu trabalho.

PESQUISE SOBRE O MERCADO DE TRABALHO E FAIXA SALARIAL 

Uma atitude importante na hora de pensar em ganhar mais é pesquisar como está a remuneração para sua área. A Hays,  líder global em recrutamento especializado, em seu estudo de “Análise de Tendências & Salários 2021“, trouxe as principais tendências do mercado de trabalho e recrutamento na América Latina. Vale a pena dar uma olhada para identificar e compreender os principais desafios e oportunidades do mercado.  

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

ORGANIZE SEUS PENSAMENTOS E ARGUMENTOS

Antes de pedir um aumento, é importante que você faça algumas perguntas a si mesmo: Está no seu trabalho há um ano ou mais? Assumiu novas responsabilidades desde que foi contratado? Supera as expectativas (em vez de apenas atendê-las)? Se as respostas a todas essas perguntas forem “sim”, você terá mais hipóteses e critérios de conseguir o aumento que almeja.

TENHA UMA CONVERSA PROGRAMADA 

Agende um horário para falar com seu gestor com antecedência. Caso esteja trabalhando em um escritório presencialmente reserve uma sala. Se estiver em home office marque um call em um período mais tranquilo, se possível, logo pela manhã. Não deixe para falar no final de um expediente após passarem por um dia exaustivo. Certo?

EVITE FALAR SOBRE A SUA VIDA PESSOAL 

Durante a conversa, mantenha o foco em suas realizações de trabalho, não em suas finanças. Tudo bem se você estiver pedindo um aumento porque seu aluguel aumentou ou está precisando de uma renda maior para arcar com os gastos familiares, mas o seu gestor não precisa saber disso, pelo menos, não nesse momento. Você deve separar as razões pessoais das profissionais e mostrar o seu valor profissional para o seu empregador.

TENHA CONFIANÇA E RECONHEÇA SUA EVOLUÇÃO  

Mantenha a cabeça erguida e sorria ao entrar na sala. Começar uma conversa com uma energia positiva é muito importante. Ao longo do papo mostre os valores e o significado que seu cargo na empresa tem para você. Reconheça os pontos em que evoluiu desde que entrou na companhia e resuma o que você alcançou no último ano. Também faça algumas reflexões sobre o que você mais pode assumir. 

E lembre-se: seja positivo, mas não insistente. Se não acontecer desta vez, entenda o que melhorar e esteja aberto para uma nova conversa no futuro.

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA

Ter um currículo com cursos complementares, além de uma pós-graduação ou MBA pode ser um grande diferencial para destacar sua especialidade e se munir de boas defesas nesta conversa com o seu gestor. Você pode e deve reforçar o seu esforço em melhorar como profissional e destacar seu interesse em continuar aprendendo para elevar a qualidade de suas entregas. 

Acesse o Portal Pós e descubra outros cursos que podem impulsionar sua carreira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades