Ir para o conteúdo
Curiosidades

Conheça a história de Florence Nightingale, a primeira enfermeira da história

Neste momento em que lidamos com o avanço de uma pandemia, é impossível não relembrar de um dos principais nomes da enfermagem moderna: Florence Nightingale, a primeira enfermeira profissional da história.

Para entender bem esta história, é necessário voltar no século 19, e entender quais eram as lutas feministas neste cenário por melhores condições de trabalho, direito à educação, voto e matrimônio. Dentro dele encontramos Florence.

Fonte: Wikipedia
Florence Nightingale

Lutas

Até chegar a ser reconhecida como a primeira enfermeira profissional da história, Florence passou por vários momentos que foram cruciais para a construção do seu legado na área da saúde. Da educação inicial com aulas de história, filosofia, matemática e estatística até ter a permissão e a confiança de seus pais para seguir os estudos em matemática e posteriormente em estatísticas hospitalares, dedicando sua atenção aos cuidados com os pobres, doentes e desvalidos, para amenizar o sofrimento.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

No entanto, em uma época em que era natural que mulheres se formassem como professoras e dedicassem a vida ao matrimônio, as atitudes de Florence não eram vistas como um marco histórico, mas sim como rebeldia, fazendo com que o desenvolvimento de sua formação ocorresse em asilos e internatos.

Educação e Enfermagem

Após trabalhar em um internato, Florence recebeu o convite do Governo britânico para assumir a chefia do corpo de Enfermagem do exército britânico na Turquia. Alarmada com o alto índice de mortalidade causado pelo tifo e pela cólera, concluiu que as doenças hospitalares estavam matando mais do que os campos de batalha. Ao organizar os registros e estatísticas no mês a mês, Florence provou que a adoção de práticas de higiene, como lavar as mãos entre um paciente e outro, reduziu em 70% o número de mortes por infecção.

Nesta época, Florence já mostrava uma percepção que ia além do seu tempo, sugerindo por variadas vezes que atividades como leituras, conversas e redação para os soldados feridos, reduziam o risco de tédio ou vícios como alcoolismo.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

Em 1856, com o fim da batalha, Florence retornou para Londres e continuou sua busca por humanização e higiene no atendimento hospitalar. Nesse período, Florence publicou o seu primeiro livro “Notas sobre Enfermagem”, no qual abordava dicas para promover um ambiente saudável em casa. A publicação do livro incentivou a criação da Comissão Real de Saúde do Exército.

Alguns anos após o fim da guerra, após apresentar estudos que comprovaram que soldados morriam mais em virtude de doenças do que propriamente a guerra, a enfermeira britânica foi admitida no London Statistical Society, tornando-se então a primeira mulher a ser admitida nesta organização.

Em 1860, Florence fundou a Escola de Treinamento Nightingale para enfermeiras no hospital St. Thomas em Londres, que é considerado um importante marco para a história da enfermagem contemporânea. No ano seguinte, Florence desenvolveu um programa de treinamento para parteiras no hospital do King’s College.

Seu protagonismo na área de enfermagem foi reconhecido, e em 1883, Florence recebeu a Cruz Vermelha Real da rainha Vitória, e quase 20 anos depois, se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Você pode encontrar mais informações sobre a pioneira da enfermagem no livro ‘Notes on Nursing’, um guia com dicas não para te ensinar a ser enfermeiro, mas para ajudar na prática de tratar os outros.

Para aprimorar a sua atuação na área da saúde, na Pós Unopar você encontra cursos de pós-graduação EAD em enfermagem nas modalidades de 6 e 10 meses. Desenvolva uma carreira de enfermagem de sucesso, estude Pós-Graduação ou MBA na Pós Unopar.

 

Autor: Camila Oliveira

Publicitária e Pós Graduada em Marketing Digital. Desde 2012 trabalho com SEO, e já atuei em players como Decolar.com, CVC, Banco do Brasil, Kalunga, Platos Educação entre outros. Nas horas livres procuro sempre estar envolvida com minha família ao som de uma boa música. Sempre me informo quanto as demandas de SEO sejam elas nacionais ou internacionais, além de informações politicas. Sou tia da Luísa.

Conheça nossas faculdades