Ir para o conteúdo
Curiosidades

A importância de Jean Piaget para a educação do século XX

jean piaget

O suíço Jean Piaget (1896-1980) foi um biólogo, psicólogo e filósofo conhecido por seu trabalho voltado à inteligência infantil. Depois de se formar pela Universidade de Neuchâtel, na Suíça, dedicou grande parte de sua carreira ao estudo da aquisição de conhecimento em crianças, e suas descobertas causaram grande impacto nos campos da Psicologia, da Pedagogia e da Epistemologia Genética. Se, por um lado, Sigmund Freud revolucionou o estudo do inconsciente, Jean Piaget, por outro, pavimentou o caminho para o entendimento do consciente humano. 

Contraponto ao método educativo tradicional

Piaget era forte crítico do ensino tradicional herdado do século XIX, em que alunos são considerados meros receptáculos de conteúdo – método esse que o educador brasileiro Paulo Freire problematiza e classifica como “educação bancária”. Para os dois pensadores, a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem é de fundamental importância para a aquisição mais efetiva de conhecimento.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

De acordo com Piaget, crianças raciocinam de modo diferente dos adultos, e é apenas com o passar do tempo que elas se inserem em regras, valores e símbolos da maturidade psicológica. Por isso, ainda segundo o biólogo suíço, o aprendizado acontece por descobertas que a própria criança faz, e não se pode forçá-la a aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Ainda que eventualmente passe a ter essas condições, a criança não vai se interessar por conteúdos que não lhe façam falta em termos cognitivos.

Leia também: Dicas para gestão de tempo no Home Office 

Nova abordagem educacional e nascimento do construtivismo

Com base nos resultados de suas pesquisas, Piaget propôs a adoção de um processo educacional em que os alunos são vistos como protagonistas, e por isso abalou a teoria pedagógica tradicional que desenha a mente de uma criança como algo vazio, à espera de ser preenchida por conhecimento. 

Sua percepção sobre o aprendizado das crianças serve como base para muitas linhas educacionais atuais – vem de Piaget a origem da corrente pedagógica construtivista, que prioriza a interação no processo de aprendizagem para que o aluno construa e consolide de modo mais sólido seus próprios saberes.

Leia também:  Educação especial: saiba mais sobre as diferentes áreas de educação inclusiva 

Obras

A obra de Piaget foi traduzida para cerca de 30 idiomas e ainda é uma inspiração mundial em campos como Psicologia, Sociologia, Educação, Economia, Direito e Epistemologia. Ele publicou por volta de 80 livros e 500 artigos, bem como 37 volumes da série “Etudes d’Epistémologie Génétique” (Estudos em Epistemologia Genética), cujo propósito é responder à questão focal de suas pesquisas: de que forma os indivíduos, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimento e também por quais processos e por quais etapas eles conseguem fazer isso.

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Principais cargos

Piaget ocupou cadeiras importantes ao longo de sua vida profissional: 

  • Diretor de Pesquisa do Instituto Jean-Jacques Rousseau, em Genebra, Suíça (1921-25).
  • Professor de Psicologia, Sociologia e Filosofia da Ciência na Universidade de Neuchâtel, na Suíça (1925-29).
  • Professor de História do Pensamento Científico na Universidade de Genebra (1929-39).
  • Diretor do Bureau Internacional de Educação (IBE-UNESCO), em Genebra (1929-67).
  • Diretor do Instituto de Ciências Educacionais da Universidade de Genebra (1929-67).
  • Professor de Psicologia Experimental e Sociologia da Universidade de Lausanne, na Suíça (1938-51).
  • Professor de Sociologia da Universidade de Genebra (1939-51).
  • Professor de Psicologia Experimental da Universidade de Genebra (1940-71).
  • Professor de Psicologia Genética em Sorbonne, Paris (1952-64).
  • Diretor do Centro Internacional de Epistemologia Genética, em Genebra (1955-80).
  • Professor Emérito da Universidade de Genebra (1971-80). 

Educação como principal desafio humano 

Como diretor do Bureau Internacional de Educação (IBE – UNESCO), em Genebra, Piaget expressou em vários de seus discursos a crença de que a educação é o principal desafio enfrentado pela humanidade e declarou que “somente a educação é capaz de salvar nossas sociedades de um possível colapso, seja ele violento, seja gradual”. 

Piaget deixou uma marca inegável nas práticas educativas, especialmente no que diz respeito à primeira infância, e seu legado ainda contribui para movimentos de coordenação internacional da Educação.

Gostou deste artigo? Acesse o blog do Portal Pós para ler sobre outros assuntos e deixe seu comentário!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades