Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Liderança em Enfermagem: como desenvolver competências de gestão?

três profissionais de enfermagem se olhando com jalecos e máscaras no rosto

A liderança é uma característica fundamental na Gestão em Enfermagem. E é por meio da gestão e suas práticas que garante o bom funcionamento do trabalho das equipes de enfermagem. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem precisam desenvolver um trabalho conjunto, coordenado e em constante comunicação para que todas as demandas da profissão sejam executadas.

Um enfermeiro que atua na gestão é o líder responsável por administrar a organização tanto de um setor de enfermaria quanto por gerir pessoas e procedimentos. Desse profissional é esperado uma série de competências pessoais e técnicas.

Se você atua na área da saúde e deseja conhecer mais a respeito de gestão em enfermagem e suas competências, continue a leitura aqui, no Portal Pós.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

As competências da Gestão em Enfermagem

Certas habilidades são desenvolvidas por meio de estudo e especialização. Outras, como a comunicação e a empatia, são competências que você deve desenvolver por meio da convivência com outras pessoas, das relações interpessoais com outros profissionais e pacientes.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

1- Comunicação

A comunicação é uma ferramenta primordial na gestão e liderança, e não é só na área da enfermagem. Nesta, entretanto, a comunicação carrega um valor ainda maior, pois a enfermagem carrega a responsabilidade de cuidar da saúde de muitos pacientes. A comunicação não é apenas a fala. Saber se comunicar é praticar uma via de mão-dupla entre falar e ouvir. É buscar esclarecer dúvidas, buscar soluções. É saber ser claro e conciso quando necessário.

2- Capacitação

Além de dominar as técnicas e procedimentos específicos da área da Enfermagem, um gestor em saúde deve se capacitar nas práticas e ferramentas relacionadas à gestão, liderança e administração. Isso significa dar continuidade aos estudos e se esforçar para estar sempre atualizado sobre as novidades nas áreas de enfermagem e gestão.

Você pode buscar novos conhecimentos por meio de uma especialização. A Unopar Pós-Graduação conta com diversos cursos de Pós-graduação EAD e Cursos de MBA nas áreas de Enfermagem e Gestão para quem deseja atuar na Saúde como um líder. Considerada uma das mais tradicionais e renomadas universidades de ensino privado no Brasil, na Unopar você irá estudar com os melhores.

3- Inteligência emocional

Um gestor em enfermagem lida a todo momento com vidas humanas, seja na equipe de enfermagem, seja com os pacientes. A inteligência emocional é fundamental para lidar com suas emoções, administrando os próprios sentimentos, e com as emoções das outras pessoas.

Um enfermeiro-chefe precisa desenvolver as habilidades emocionais, visto que não é possível deixar de lado a “humanidade” de seus subordinados. Ter empatia, escutar, dialogar e até mesmo abstrair são ferramentas fundamentais no trato interpessoal. Uma boa forma de adquirir os conhecimentos da inteligência emocional é buscar, antes, o autoconhecimento. As psicoterapias podem te ajudar neste processo. Elas são uma forma bastante saudável de falar sobre os próprios sentimentos e aprender como gerenciá-los.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades