Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

6 dicas para conciliar pós-graduação e trabalho

Muitas pessoas têm o sonho de dar continuidade aos estudos cursando uma pós-graduação ou MBA, mas acabam não se matriculando ou desistindo durante o curso por não conseguirem combinar a pós-graduação com o trabalho.

E essa desistência tem motivo – a carga horária de trabalho do brasileiro varia entre 6 e 12 horas por dia. Por isso, é compreensível que a ideia de ter duas ou três aulas por semana, entregar atividades e realizar as leituras recomendadas possa gerar medo de não conseguir se dedicar o suficiente para os estudos, não ter tempo para a vida pessoal e terminar o dia exausto.

Mas quando você aprende o que fazer para equilibrar estudos e trabalho, é possível conseguir a sua formação tão desejada, cumprir com as suas obrigações profissionais e ter qualidade de vida. Se você está pensando em retomar os estudos, confira essas 8 dicas que reunimos para te ajudar a combinar a pós-graduação e o trabalho.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

  • Gerencie bem o seu tempo

Quando você está buscando equilíbrio entre certas atividades, a pergunta mais importante que você precisa responder é “quanto tempo eu posso dedicar para cada tarefa?”.

Para isso, você precisa se conhecer e planejar o tempo de estudo para os momentos do dia nos quais você se sente mais produtivo. Algumas pessoas preferem ficar acordadas até mais tarde do que o normal em alguns dias da semana, outras, acordar mais cedo, e tem quem prefira dedicar um período do fim de semana. Qual é o seu momento produtivo?

Outra coisa que você pode fazer é criar um cronograma semanal de estudo, com foco em detalhes como horários e temas que você precisa estudar, e outro mensal, mais amplo, que permita que você possa se planejar com antecedência para semanas que serão mais cheias do que outras.

Leia mais: Pós-graduação EAD em 6 meses: Descubra se essa é a modalidade certa para você

  • Procure apoio do seu empregador quando começar a pós-graduação

Se o seu curso de pós-graduação tem relação com a área na qual você trabalha, tenha uma conversa com o seu chefe ou com o departamento de RH da empresa. Muitas companhias ajudam seus colaboradores permitindo que eles trabalhem em horários mais flexíveis ou cumpram carga horária menor em dias de provas, por exemplo.

Outra ideia é pedir para trabalhar de forma remota um ou dois dias da semana. Dessa forma, o tempo que você gastaria se deslocando, pode ser utilizado para os estudos.

As chances de você conseguir esse apoio são grandes, uma vez que a organização terá retorno através do conhecimento que você está adquirindo.

  • Crie uma rede de apoio

Conciliar a pós-graduação, o trabalho e vida pessoal não será fácil. Seja sincero com a sua família e amigos sobre a sua nova rotina e aprenda a pedir ajuda quando for preciso.

A sua rede de apoio pode ir além das pessoas mais próximas de você.  Busque o apoio de colegas de turma que estão com as matérias em dia e que se mostrem dispostos a ajudar. Dessa forma, você se manterá atualizado e saberá a quem recorrer quando estiver com dificuldades em alguma disciplina ou tarefa.

  • Pratique o autocuidado

Nesse momento, é importante que você dedique tempo a si próprio, identificando quais são as suas necessidades emocionais, físicas e mentais e trabalhar para que elas sejam atendidas. Dessa forma, você poderá evitar a exaustão que muitas vezes atinge quem possui uma rotina intensa de trabalho e estudo.

Cabe a cada um acompanhar o seu corpo e dar um tempo antes de chegar ao limite. Isso permite que você tenha um período de descanso, e retome os estudos totalmente renovado

Não deixe de ler também: Conheça 8 carreiras promissoras que estarão em alta em 2021

  • Lembre-se sempre dos seus objetivos de longo prazo

Trabalhar enquanto faz pós-graduação pode parecer uma jornada difícil, mas quando você achar que não vai conseguir, lembre-se que essa rotina não vai durar para sempre.

O objetivo final é se formar e dar um grande passo adiante na sua carreira. Tenha sempre em mente que esse é o motivo de todo o esforço que você está fazendo e de que esse é o caminho para o sucesso.

  • Opte pela pós-graduação a distância

A pós-graduação EAD é a opção mais buscada pelos profissionais que precisam conciliar os estudos com o trabalho, pois oferece muitos benefícios, tais como:

  • Economia de tempo e dinheiro com o transporte;
  • Aulas 100% virtuais;
  • Certificação igual ao do curso presencial;

Viu só como é possível conciliar a pós-graduação com o trabalho? Se você tiver dedicação e seguir essas dicas que acabou de ler, você pode dar um importante passo na sua carreira.

Se você fizer a sua pós-graduação EAD ou o seu curso de MBA na UNOPAR, terá ainda mais vantagens. Você pode obter o seu certificado em 6 meses (no modo intensivo), contar com o apoio de um tutor para esclarecer dúvidas, acessar cursos livres gratuitos entre outros diferenciais.

Conheça os cursos de pós-graduação e MBA UNOPAR, e escolha o que mais se encaixa com o que você procura e faça já a sua inscrição.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades