Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Administração hospitalar: O que você precisa saber sobre a área

O trabalho de médicos e enfermeiros é promover e cuidar da saúde das pessoas, mas dentro de um hospital, clínica ou laboratório, isso só e possível se houver uma boa administração. Por isso, a área hospitalar, com toda a sua complexidade, precisa contar com profissionais muito bem qualificados e prontos para enfrentar os desafios constantes que ela apresenta.

Quando uma instituição de saúde é bem administrada, consegue tratar melhor seus colaboradores e pacientes. Sendo assim, essa área exige que o profissional responsável pela gestão tenha boa articulação, saiba integrar equipes, seja um ótimo comunicador, e claro, tenha um olhar humanizado com toda a equipe e com os pacientes que buscam atendimento.

Se você tem interesse nessa área, continue nesse texto para saber os principais pontos da administração hospitalar.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

O que faz um administrador hospitalar?

Para trabalhar como gestor hospitalar, é necessário que o profissional entenda muito de administração, mas além disso, é preciso que ele tenha uma boa vivência na área da saúde para entender todas as particularidades desse ambiente.

O administrador hospitalar é o profissional responsável pelo planejamento, organização e gerenciamento de clínica médicas, hospitais públicos ou privados, postos de saúde, casas de repouso para idosos, laboratórios de análises clínicas, spas e clínicas de estética.

É ele quem faz a gestão financeira, operacional e de recursos humanos do local, e essas são algumas das suas principais responsabilidades:

  • Definir o tamanho da equipe médica que será necessária para atender a demanda do local;
  • Definir a capacidade de atendimento;
  • Comprar insumos e medicamentos;
  • Cuidar da infraestrutura, equipamentos e material;
  • Gerenciar o estoque;
  • Gerenciar a limpeza e o destino do resíduo hospitalar;
  • Gerenciar a manutenção preventiva de equipamentos;
  • Fazer contrato com fornecedores.

O profissional que atua como administrador ou gestor em hospitais que atendem o SUS, têm um desafio a mais para lidar, que é o atraso do repasse de verbas.

Como é o mercado de trabalho na área de administração hospitalar?

Você já viu que são muitos os lugares que precisam de um gestor de saúde, mas para entender melhor como estão as oportunidades nesse mercado, precisamos primeiro olhar para o setor da saúde como um todo.

O Brasil é o 8º maior mercado de saúde do mundo, e graças ao aumento do acesso aos serviços de saúde, avanços da medicina, vacinação, saneamento básico e coleta de lixo, a expectativa de vida da população do país tem aumentado.

Só em 2019, a contratação de profissionais para a área da saúde aumentou cerca de 13,7%. Para dar conta desse público, a quantidade de vagas na área deve seguir crescendo nos próximos anos.

Qual é o salário de quem trabalha com administração hospitalar?

O salário do gestor hospitalar depende de alguns fatores como tempo de experiência, tamanho da empresa e nível de especialização. Segundo o site Trabalha Brasil, os salários vão de R$2.342,00 para quem está começando como trainee em uma pequena empresa, e pode chegar até R$9.665,29 para quem chega ao nível master em uma grande empresa.

Como vimos, esse mercado tem potencial e oportunidade, mas para conseguir se destacar, o setor exige profissionais cada vez mais atualizados e com especializações na área da saúde.

Qual é a formação de quem trabalha com gestão hospitalar?

Os profissionais que trabalham nessa área podem fazer um curso tecnólogo em Gestão Hospitalar, no qual ele aprenderá premissas básicas de gestão, consultoria, prestação de serviços, planejamento financeiro, orçamento, operação, entre outros.

Profissionais graduados na área da saúde como médicos, enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de farmácia que atuam na área também podem migrar para a área de gestão, basta fazer uma especialização.

Por que fazer uma especialização em administração hospitalar?

O setor da saúde tem diversas oportunidades para os profissionais que buscam uma carreira na administração hospitalar, mas as chances são muito maiores para quem faz uma pós-graduação na área.

O MBA em Administração Hospitalar oferece aos profissionais a oportunidade de construir conhecimento estratégico sólido para analisar e realizar a gestão financeira, de recursos humanos, suprimentos, sistemas de informação, marketing, entre tantos outros que fazem parte da complexidade das instituições de saúde. Aproveite para conferir os cursos de MBA e outras opções de pós-graduação na área da Saúde.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades