Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

Quer ser um profissional inovador? Saiba o que fazer

O mercado de trabalho está em constante evolução e, dessa forma, o perfil de profissional inovador tem sido cada vez mais requisitado. O que mais escutamos no universo profissional é sobre a necessidade de inovação. Isso acontece porque inovar é encontrar soluções estratégicas para as empresas.

Ou seja, inovar é conseguir manter o negócio competitivo. Além disso, representa aumento de faturamento, acesso a novos segmentos, maior margem de lucro e outros diversos benefícios.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O que é um profissional inovador?

Ser inovador não é algo que já nasce com a gente. É mais sobre desenvolver a criatividade e a capacidade de conseguir se destacar no segmento. Geralmente, a inovação está associada a negócios que buscam revolucionar o mercado, mas não pense que o profissional inovador surge apenas de inovações únicas.

Com a competição no mercado crescendo a todo instante, pensar fora da caixinha pode ser uma ótima solução e isso vai ajudar nos processos e na sustentabilidade do seu negócio. Essa também é uma maneira de beneficiar toda a empresa, além de entender as características, elementos e processos criativos. 

Saiba quais são as características do profissional inovador

Para momentos de crise, inovar é uma forma de conseguir solucionar os problemas de uma empresa. Mas, quais são as características desse profissional? Listamos as principais abaixo:

  • Observador

A maior parte desses profissionais são expressivos e com um grande poder de observação. Afinal, observar e ser curioso sobre as novas tendências faz com que as ideias saiam de forma mais clara.

  • Questionador

Se as pessoas estão seguindo um rumo, esse profissional vai pelo outro lado e, com certeza, vai questionar sobre tudo que é unânime.

  • Disciplinado

Além da disciplina, ele tem foco e muita resiliência, pois desistir de algo que acredita não está no roteiro da vida profissional desse trabalhador. 

  • Vê além do óbvio

Enquanto as pessoas só enxergam dificuldades, esse profissional consegue ver oportunidades e formas de transformar uma crise em chance de conquistar algo incrível.

  • Faz acontecer

Esse é o tipo de pessoa que vai fazer acontecer o que for necessário para o projeto sair perfeitamente bem. Se houver a necessidade, a mudança não será um empecilho, pois está sempre disposto a mudar. Além, claro, de entregar mais do que o esperado e mostrar resultados duradouros. 

7 dicas para ser um profissional inovador

Já falamos sobre o que é ter um perfil inovador e quais são as principais características, chegou o momento de entender como desenvolver essas principais características. Confira:

1 – Tenha curiosidade

Ter vontade de aprender é necessário em qualquer área de atuação, independentemente do assunto ser técnico ou não. Siga sempre se questionando e buscando por respostas, para entender como o mundo funciona — tanto o pessoal como profissional.

2 – Mantenha-se informado

É importante saber o que acontece no mundo ao redor, seja sobre sua área ou de conhecimentos gerais (economia, política, social). As redes sociais e portais de notícias online são ótimas oportunidades para isso. Além de ter a informação na palma da mão, você consegue acompanhar as reações de diversas pessoas.

Leia também: Como se manter atualizado no mercado de trabalho: 7 dicas

3 – Consuma conteúdos de todas as áreas possíveis

Desde assistir filmes e ouvir música até ler livros sobre o mercado que você atua, essa é uma maneira de aumentar seu repertório. Ter esse contato com trabalhos criativos e que enxergam o mercado de trabalho de outra maneira é muito importante, pois te dá diversas referências. Ninguém cria algo do nada e é importante ter inspirações do que tem acontecido nesse universo.

4 – Invista em novos idiomas

Ao aprender um novo idioma, um novo mundo se abre para você e as suas opções de cultura, entretenimento e estudos crescem ainda mais. O inglês tem um grande destaque aqui, pois é um dos pré-requisitos em diversas empresas. Mas, pense em partir para outros idiomas, como espanhol, francês, italiano, alemão e mais uma infinidade de línguas.

5 – Criatividade é um processo

Algumas pessoas já possuem a criatividade como talento nato, mas ela pode ser desenvolvida e melhorada ao longo dos anos. Por isso, é importante entender que esse é um processo duradouro que precisa de esforço contínuo para se manter e trazer ideias inovadoras, novos conhecimentos e atitudes.

6 – Aceite novas visões de mundo

Uma das características desse profissional é que ele não fica preso em uma única visão de mundo e se abre para entender outros valores, se coloca no lugar dos outros e entende como cada uma dessas pessoas pensam. Sair da zona de conforto e se distanciar do que você conhece totalmente ajuda a abrir a mente, ter novas experiências e se questionar sobre o que acontece ao seu redor. 

7 – Invista em cursos

Investir na sua formação vai te ajudar (e muito!) a ter esse perfil mais inovador. Busque aprender mais sobre tudo que puder, mesmo que não tenha ligação direta com a sua área de atuação. Ter conhecimentos extras fazem total diferença na busca de ser um profissional inovador. Uma das opções são os cursos de pós-graduação, que fazem total diferença no currículo e na vida profissional. 

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades