Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como se manter atualizado no mercado de trabalho: 7 dicas

mulher com notebook pensativa para representar texto sobre como se manter atualizado no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é muito dinâmico e em constante mutação. O que hoje é importante para uma carreira de sucesso, em pouco tempo pode se tornar algo comum e não ser mais um diferencial em seu currículo. Atualmente, ser um profissional competitivo e pesquisar muito é uma questão de extrema importância para saber como se manter atualizado no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo e exigente. Empresas estão atrás de profissionais que buscam evoluir seus conhecimentos e ampliar suas habilidades. 

Estar atualizado vai te colocar em destaque em qualquer processo seletivo, esteja você empregado atualmente ou à procura de uma nova colocação. Independente de sua área de formação, ficar estagnado em relação ao que acontece pelo mundo em seu setor de trabalho é um erro mais comum do que possa parecer.

Tenha sempre em mente que, quanto mais atualizado e interessado em seu setor o profissional estiver, mais a empresa vai se esforçar para mantê-lo, pois seu valor para a companhia se torna muito maior e, por consequência, mais difícil de ser substituído.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Acompanhe abaixo algumas dicas para conseguir não apenas se destacar na multidão, mas também se manter atualizado no mercado de trabalho e no que investir para ampliar seus horizontes profissionais e de conhecimento.

Como se manter atualizado no mercado de trabalho

1 – Esteja conectado com as atualidades 

Não deixe de acompanhar as notícias globais e de estar sempre atualizado com o que acontece em setores que não necessariamente estejam ligados com sua área de atuação. Qualquer movimentação nas notícias pode ser importante para trazer oportunidades futuras, além do fato de que estar conectado com o que acontece no mundo torna o profissional uma pessoa mais interessante e completa.

2 – Utilize o poder da internet 

Esteja sempre ligado nas redes sociais, principalmente aquelas com perfis profissionais, como o Linkedin. Além de uma excelente alternativa para se manter atualizado em diversos setores diferentes, elas são uma janela de exposição de seu currículo para as empresas.

Cada vez mais a internet – e as redes sociais – são utilizadas em processos seletivos e caça de talentos. Então, é muito importante o profissional ter sempre forte presença online. Além disso, grupos de discussão e palestras gratuitas como o TED Talks são ótimas formas de enriquecer seus conhecimentos e se atualizar no mercado.

3 – Tenha uma boa rede de networking 

Ter bons contatos é sempre uma das melhores formas de se ter boas oportunidades profissionais. Construir um sólido networking é fundamental para se construir uma carreira de sucesso e uma das melhores formas de se manter atualizado e ser notado por recrutadores e empresas.

Nunca deixe de investir em sua rede de contatos, seja prestigiando um projeto ou estreitando relações com um colega de trabalho. Troque experiências, compartilhe dúvidas e questionamentos e busque conhecer pessoas em outros segmentos profissionais. Tudo isso ajuda a crescer e fortalecer seu networking.

4 – Participe de eventos e palestras 

Nunca perca a oportunidade de atender a eventos, feiras e seminários relevantes para sua área de atuação, sejam eles presenciais ou remotos. Mesmo quando não oferecem certificado de participação, o conhecimento que pode ser adquirido em eventos assim é fundamental para o profissional se manter atualizado, além da evidente chance de conhecer pessoas, distribuir alguns cartões de visita e ampliar sua rede de contatos.

5 – Atualize constantemente seu currículo 

Pode parecer uma coisa básica, mas é algo que, muitas vezes, acaba ficando em segundo plano. Além do seu perfil online em redes sociais profissionais, é importante que seu currículo esteja sempre em dia, mesmo se você estiver empregado no momento.

Nunca se sabe quando uma boa oportunidade pode aparecer. Por isso, é fundamental que suas informações profissionais e acadêmicas, bem como os novos cursos concluídos e novas experiências adquiridas estejam sempre em dia.

Leia também: Carta de apresentação: como fazer um conteúdo imbatível

6 – Trabalhe sua inteligência emocional 

Ter um bom equilíbrio emocional é um fator cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e um diferencial que vale a pena ser trabalhado por qualquer profissional. Invista em suas habilidades de se relacionar e conviver com seus colegas de trabalho, respeite sempre as lideranças e saiba ouvir opiniões divergentes. Conhecer e valorizar suas qualidades e habilidades comportamentais é um diferencial muito útil para seu crescimento profissional.

7 – Invista em uma pós-graduação

Além de se manter atualizado, é igualmente importante estar qualificado. Investir em uma pós-graduação é um diferencial dos mais importantes para quem almeja lugares mais altos em seu plano de carreira. Uma especialização pode, inclusive, ajudar o profissional a mudar de área ou de setor e começar um caminho diferente com mais oportunidades de subir na carreira.

Agora que você já sabe como se manter atualizado no mercado de trabalho, não deixe de procurar por cursos de pós-graduação e pós-graduação EAD, para estar sempre atualizado academicamente, e por consequência, no mercado de trabalho. Tenha sempre sua carreira em pauta: foco e determinação.  Quer saber mais sobre carreira e outros assuntos de educação profissional? Ouça o podcast Carreira em Pauta! O episódio de estreia conta com a participação do Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades