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Carreira em Pauta

Como aproveitar o LinkedIn ao máximo para encontrar a sua próxima oportunidade

celular e notebook com página inicial do LinkedIn

Você tem usado o LinkedIn para conseguir uma vaga de emprego, mas não tem recebido o retorno que gostaria? Então, talvez você não esteja aproveitando todos os recursos que esta rede social profissional tem para oferecer. Hoje, mais de 20 milhões de empresas estão listadas na plataforma, o que significa que as oportunidades de trabalho também são muitas. 

Ao mesmo tempo, cerca de 756 milhões de pessoas já a utilizam. Com isso,para se destacar, é necessário fazer muito mais do que apenas manter um perfil na rede. Então, se você quer aprender a aproveitar ao máximo o potencial do LinkedIn e aumentar muito as suas chances de contratação, acompanhe as dicas que daremos neste artigo.

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Como usar o LinkedIn para conseguir uma vaga de emprego

Hoje, cerca de 90% dos recrutadores já usam a rede para encontrar candidatos para suas vagas – e a maioria deles espera encontrar um perfil ativo, que saiba falar sobre sua trajetória, suas habilidades e demonstre o que tem de melhor para oferecer.

Veja a seguir o que você pode fazer para chamar a atenção de quem está contratando e encontrar a sua próxima oportunidade no LinkedIn.

1 – Saiba comunicar quem você é

A foto do perfil é a sua primeira oportunidade de comunicar quem você é e de permitir que as pessoas te vejam como alguém amigável e aberto para abordagens. A prova disso é que uma boa foto de perfil aumenta cerca de 14 vezes a chance de que o seu perfil seja visualizado.

Por isso, garanta que a sua expressão na fotografia transmita a ideia que você quer passar. Também é bom que o seu rosto ocupe, pelo menos, 60% do espaço da moldura, que você use uma imagem de alta resolução, evite selfies e, principalmente, certifique-se de que a foto seja atual.

Outra seção importante para causar uma boa primeira impressão é o resumo. Lá, você poderá destacar as suas maiores conquistas, mostrar a sua personalidade, seus pontos fortes e resumir a sua trajetória. Não desperdice a chance de demonstrar o seu melhor através dele.

Atualizar a sua lista de competências também é fundamental. Afinal, ela pode ajudar os recrutadores a identificar os seus pontos mais fortes e relacioná-los às vagas de emprego disponíveis. O LinkedIn tem mais de 45 mil habilidades listadas e você pode escolher 50 delas.

2 – Escreva um headline poderoso

Sabe aquele texto que aparece debaixo do seu nome no perfil? Ele é chamado de headline e é um dos campos mais relevantes para o mecanismo de busca do LinkedIn. Então, aproveite os 120 caracteres disponíveis para chamar a atenção dos recrutadores, informando o que você faz e depois listando as principais habilidades relacionadas à sua atividade.

Vamos ver o exemplo de como escrever uma boa headline para um profissional de marketing.

Ficaria assim:

Analista de Marketing Digital | Criação de campanhas no Google Adwords e Facebook Ads | SEO | E-commerce

Desta forma, quando o responsável pelo processo seletivo fizer buscas por um Analista de Marketing Digital ou por palavras relacionadas aos conhecimentos necessários para a vaga, o perfil dessa pessoa terá chances maiores de aparecer. Tente fazer o mesmo com o cargo que você busca e com as suas principais competências na área.

3 – Utilize o recurso Open to Work

Se antes as pessoas utilizavam a headline para informar que estavam buscando emprego, hoje o #OpenToWork faz isso de maneira muito mais efetiva. Ao optar por este recurso, você pode utilizar uma moldura na sua foto de perfil com a tag #OpenToWork. Desta forma, seus contatos ficam sabendo que você está disponível para novas oportunidades e podem te indicar para processos seletivos ou para quem está contratando.

Alguns resultados já mostraram que usuários que optaram pela foto com a moldura #OpenToWork notaram um aumento de cerca de 20% no recebimento de mensagens na rede. E se você não quiser mostrar a todos os usuários que tem interesse em um novo emprego, pode utilizar o recurso para especificar os cargos, as localizações e o tipo de vaga que você procura. Desta forma, apenas os recrutadores poderão visualizar o seu interesse.

Além disso, as suas recomendações e alertas de vagas ficarão muito melhores e farão com que você esteja entre os primeiros a serem avisados sobre a oportunidade.

4 – Construa uma rede de contatos forte

Bem, não é novidade que o LinkedIn é uma rede criada para aumentar as suas conexões profissionais. Então, nada melhor do que usar isso ao seu favor na hora de encontrar uma vaga de emprego. Cerca de 122 milhões de usuários da rede já tiveram a oportunidade de participar de entrevistas por intermédio do LinkedIn e outras 35 milhões dizem terem sido contratadas através de uma um contato da rede.

Quando se conectar com antigos clientes, colegas de classe, professores, colegas de trabalho, procure observar seus contatos e adicioná-los também, caso perceba que vocês têm algo em comum. Viu só quantos recursos do LinkedIn você pode aproveitar para conseguir a sua próxima vaga de emprego. Agora, é só colocar as nossas dicas em prática e esperar pela oportunidade que pode mudar a sua vida profissional.

E se você se interessa por conteúdos que ajudem a alavancar a sua carreira, assista às palestras do YouTube Carreira em Pauta. Lá, você encontra lives com profissionais que são referências no mercado. Continue por aqui e, agora, confira como ser encontrado por recrutadores no LinkedIn

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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