Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como encontrar um emprego rápido: 9 dicas para seguir

Procurar por um emprego não é fácil e nem tão divertido, pois acaba envolvendo diversos sentimentos, principalmente a ansiedade e o medo. E o pensamento da maioria das pessoas é sobre como encontrar um emprego rápido. Por mais que pareça impossível, existem algumas formas de facilitar esse processo e torná-lo um pouco mais ágil. 

Para isso, é importante não deixar a preocupação tomar conta e nem o medo. Fugir de dicas mirabolantes é também uma grande dica – até porque existem opções mais básicas que podem funcionar. Pensando nisso, trouxemos algumas formas que podem te ajudar nessa missão. Continue lendo para descobrir!

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

9 dicas de como encontrar um emprego rápido

Antes de pensarmos em dicas para conseguir o tão sonhado “sim” de uma empresa, é importante pesquisar vagas e entender se o seu currículo está ou não adequado para o que você tem buscado. O ideal é dedicar algumas horinhas do dia para essa busca, pois assim os resultados são mais eficazes.

Abaixo listamos algumas dicas para você colocar em prática no seu dia a dia:

1 – Entende o seu potencial

Saiba exatamente o que você quer para a sua vida profissional, desde o salário que deseja receber até como seria o ambiente de trabalho ideal. Muitas vezes, o seu potencial não vale para um ambiente só pelo salário compatível com o que você esperava, por exemplo. Por isso, saber exatamente sobre seu potencial e habilidades vai ajudar nesse processo.

2 – Tenha um alvo em mente

Pense em qual segmento você deseja atuar e busque por empresas que gostaria de ser entrevistado e fazer parte do time. Investigue tudo sobre essas companhias: benefícios, remuneração, reputação com funcionários, clientes e sociedade. Dessa forma, fica mais fácil evitar possíveis constrangimentos.

3 – Saiba quais vagas estão abertas

Tenha sempre seu currículo atualizado em sites de vagas para saber quais oportunidades e empresas buscam por profissionais como você. Caso tenha muitas opções, vá para a que mais combina com você. Se as oportunidades forem poucas, tente abrir o leque e visar outros segmentos que possam precisar dos seus serviços.

4 – Busque pelo responsável da vaga ou setor

Uma das maneiras de conseguir fazer isso é usando o LinkedIn, por exemplo. Falar com o gerente do RH ou do setor que a vaga está aberta pode trazer uma nova chance para você. Mas, lembre-se sempre: esse contato deve ser feito com respeito e objetividade. 

Não chegue enviando o seu currículo logo de cara. Fale sobre a vaga, que você tem interesse e se poderia conversar melhor sobre o assunto e siga conforme a conversa for acontecendo. Dessa forma, você consegue saber se o seu perfil está ou não de acordo com o que a empresa busca — o que pode facilitar na hora da entrevista.

5 – Tenha um currículo completo e objetivo

Aqui, é necessário ser objetivo e original. Cite suas qualidades, conquistas, formação e experiências profissionais, mencionando sempre os pontos mais relevantes para a vaga em questão.

6 – Mentir no currículo e entrevista está proibido

Se passou pela sua cabeça em mentir para conseguir a vaga que tanto sonhou, tire esse pensamento agora da sua mente. Mostre que você valoriza as atividades que já realizou, seja um projeto ou a sua relação com consumidores finais, mas evite exageros e mentiras durante o processo. Os recrutadores vão perceber e, se você for pego, todas as suas chances vão por água abaixo.

Leia também: Mentir no currículo? Jamais! Saiba por que nunca fazer isso

7 – Seja fácil de ser encontrado

Quando falamos sobre a facilidade em ser encontrado é para a empresa conseguir fazer o contato com você e não que você deva fazer o primeiro contato pelo WhatsApp do responsável, tá? Na hora de se candidatar, vá pelos meios tradicionais e passe seu telefone, celular e e-mail que mais usa, assim evita perder algo. Esses são os meios mais usados para falar com um candidato, por isso esteja atento.

8 – Fale com amigos e conhecidos

Além dos diversos e-mails que você já enviou, quem mais sabe que você está buscando uma nova oportunidade de trabalho? Fale com seus amigos e ex-colegas de trabalho sobre a sua busca incansável por um novo emprego, assim fica mais fácil encontrar vagas. Afinal, com uma ajuda na busca ou até indicação facilita o processo.

9 – Faça cursos online para melhorar seu currículo

Ficar fora do mercado pode nos deixar um pouco enferrujados, né? Que tal dividir o seu tempo de envio de currículo com um curso online para dar um upgrade no seu currículo? Existem diversos cursos na internet, das mais variadas áreas. Veja quais são os requisitos das vagas que você tem buscado e faça algo que falta no seu currículo, como uma pós-graduação — que abrirá novas portas, como encontrar um emprego rápido.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades