Ir para o conteúdo
Você na Pós

Como escolher um MBA: o que considerar na decisão?

mulher estudando e fazendo anotações para ilustrar texto sobre como escolher um mba

Escolher um curso de especialização não é uma tarefa simples. São muitas as opções oferecidas e, por conta disso, é importante considerar duas coisas: seu objetivo e pretensão profissional. Para quem pretende focar em gestão, negócios e empresas, por exemplo, o MBA (Master in Business Administration) é a escolha ideal. Mas, afinal, como escolher um MBA?

Qual a importância de pensar em cursos de especialização?

Devido ao maior acesso das pessoas à faculdade nos últimos anos, o diploma de graduação já não pode mais ser considerado um diferencial. É necessário se especializar para conseguir ter acesso às melhores oportunidades. É aí que entra a especialização. Esse tipo de curso se apresenta como a melhor alternativa para que você ganhe destaque na empresa que trabalha ou se está em busca de novas oportunidades no mercado. 

Pós-graduação ou MBA: qual a diferença?

O primeiro passo é saber diferenciar uma pós-graduação e um MBA. Isso porque cada curso é voltado para uma área diferente do mercado. Isso quer dizer que a principal diferença entre esses dois tipos de pós-graduação é o público. 

Ambos tipos de especialização são cursos que focam em aprofundar conteúdos de extrema relevância para a carreira que o aluno escolheu seguir. No entanto, cada um tem uma especificidade. A pós-graduação é voltada para quem pretende complementar seu conhecimento em áreas específicas, funcionando como uma extensão do aprendizado. 

Já o MBA é um tipo de especialização voltada para quem segue na área de gestão de negócios. O foco são disciplinas como finanças, recursos humanos, marketing, estratégia, liderança, entre outros. Dessa forma, ele oferece uma didática técnica que prepara o aluno para assumir boas posições no mercado de trabalho ou iniciar o próprio negócio.

Afinal, como escolher um MBA?

É essencial que o MBA atenda aos requisitos básicos que você procura e o curso deve oferecer ferramentas para que você possa atingir seus objetivos: aprendizado, novos contatos, aumento de salário, promoção ou apenas um certificado? As perspectivas precisam estar alinhadas para que você saiba escolher o melhor curso.

Outro fator importante é saber os motivos pelos quais você quer fazer uma especialização: em quais áreas você quer se aperfeiçoar? Onde quer chegar na sua carreira? Sabendo responder essas perguntas, você tem um resultado mais claro do que deseja. 

Antes de ingressar no MBA, você também precisa considerar o momento em que está na sua vida. Lembre-se que “hora certa” não existe, mas é preciso levar em consideração o tempo e dedicação que os estudos exigem. Uma dica é analisar se é possível conciliar todas as tarefas, considerando o tempo de aula e das atividades exigidas.

Fazer uma boa pesquisa sobre a carga horária, os cursos e todos os assuntos que envolvem a parte prática dos estudos é muito importante para escolher um MBA. Isso porque, além das habilidades específicas que você deseja melhorar, seja no âmbito pessoal ou profissional, é preciso também saber tudo a respeito dos cursos e da instituição que oferece o programa. 

É importante pesquisar a respeito dos professores. Veja quais são suas áreas de especialização, seus currículos lattes, tudo que já realizaram e, em especial, sua experiência profissional prática – que envolve desde cargos ocupados até os cases de sucesso realizados dentro das empresas nas quais ele fez parte. 

Saiba também qual é a metodologia e a dinâmica das aulas e examine bem o programa. Por exemplo, se as matérias que você irá estudar condizem com os seus objetivos, agregando conhecimento para que você coloque em prática o aprendizado. 

Ensino a distância: a modalidade funciona no MBA?

Sim, o método do ensino a distância também se adequa ao curso de especialização voltado para a área de gestão e negócios, sendo inclusive uma das modalidades que mais cresce atualmente e uma opção muito vantajosa para quem precisa de mais flexibilidade para estudar.

Nesse caso, as aulas são transmitidas online, gravadas, e os conteúdos são disponibilizados por meio de uma plataforma virtual. Para se sair bem no curso, o aluno precisa ter disciplina, organização e dedicação para não perder nenhum conteúdo e entregar todas as atividades dentro do prazo estipulado. Por outro lado, as mensalidades são mais acessíveis e o material pode ser acessado sempre que quiser, de onde você estiver. 

Após conhecer um pouco mais sobre o assunto, confira algumas das vantagens de realizar um MBA na Anhanguera:

✔ Plataforma de ensino própria pra te acompanhar em cada momento e em tudo que você precisar. No Ambiente Virtual de Aprendizagem, você tem um experiência completa, tecnológica e interativa;

Tutoria: suporte de um profissional com experiência de mercado e na área de conhecimento do curso escolhido em toda sua jornada acadêmica. O tutor tem como função orientar, tirar dúvidas, disponibilizar materiais e propor discussões nos fóruns;

Certificação digital reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e com a mesma validade de um curso presencial em 1 dia útil após a finalização do MBA.

Quer cursar a sua pós-graduação Anhanguera? Então, acompanhe a Black Friday!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades