Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual é o papel da liderança no seu desenvolvimento profissional?

Ter um líder é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento profissional, pois com ele é possível extrair o melhor e alcançar resultados incríveis para a empresa. Mas, qual o papel da liderança para conseguir se desenvolver profissionalmente?

Ter uma liderança que encoraja, engaja e se preocupa com o aperfeiçoamento das habilidades de cada colaborador é essencial para ter um time praticamente perfeito — além, claro, de garantir um ambiente ainda melhor para trabalhar e incentivar na retenção de talentos.

Qual o papel do líder e como aproveitar a liderança no seu desenvolvimento profissional? Continue lendo este artigo para conferir tudinho.

blog banner desconto em pós-graduação

Qual o papel da liderança na equipe?

Um bom líder precisa estar presente no dia a dia das atividades e à disposição da equipe, para delegar e acompanhar atividades, ser exemplo para cada um dos colaboradores e outras habilidades que tenham a ver com produtividade, agilidade, foco em pessoas e resultados.

O líder é o profissional responsável por gerenciar pessoas, delegar tarefas, avaliar o desempenho da equipe, medir conflitos e buscar solução para as crises, ver os resultados e desenvolver competências dos profissionais. Afinal, a liderança é uma “ponte” entre a direção e o operacional. 

Saiba a importância de um líder para uma equipe

Quando as coisas começam a acontecer, é o líder quem responde pelos resultados desse time. Então, caso o desfecho seja insatisfatório, não são apenas os funcionários que são atingidos, mas a liderança também é impactada. Afinal, esse profissional está em contato direto com a equipe e, se tem alguém que consegue identificar falhas no processo, esse alguém é o líder do time.

Hoje, um dos principais requisitos que os profissionais buscam nas empresas é essa parceria com a liderança, as oportunidades de desenvolvimento e a chance de crescer dentro da empresa. Caso o gestor não consiga proporcionar isso a eles, a chance de perder grandes profissionais é ainda maior.

O líder ajuda sua equipe a ter um desenvolvimento constante e faz com que nenhum dos profissionais fiquem estagnados. Ou seja, incentivar o desenvolvimento de competências e habilidades é fundamental para um profissional se aperfeiçoar.

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

Como um líder pode ajudar no desenvolvimento de um profissional?

Mas, qual o papel do líder para desenvolver as pessoas da sua equipe? Isso é o que muitos buscam entender, pois vai além de contribuir com bons resultados e o sucesso da empresa. Confira abaixo algumas formas que um líder incentiva o desenvolvimento profissional.

1 – Conhecendo os colaboradores

Desenvolver as habilidades de uma equipe sem conhecê-la a fundo é praticamente impossível. Por isso, a liderança busca entender cada colaborador, as aptidões de cada um, além de conseguir identificar os pontos fortes e fracos. 

Também é papel do líder conhecer objetivos e anseios, além de analisar os resultados que a equipe tem no dia a dia. Com esses dados, é possível entender as habilidades que devem ser trabalhadas e aperfeiçoadas.

2 – Conseguir inspirar a equipe

Se tem uma coisa indiscutível é que o liderado acaba sendo reflexo do seu líder, ou seja, as atitudes da liderança influem positiva ou negativamente a equipe. Isso é algo essencial em uma boa liderança, pois é pautada na honestidade, confiança e competência. O líder está preparado para que os colaboradores se espelhem nele para crescer e se desenvolver profissionalmente.

3 – Manter seus colaboradores motivados

Motivar uma equipe é algo primordial quando pensamos em bons resultados – e esse é o papel da liderança: incentivar novos conhecimentos, melhorar o desempenho e engajar nas ações da empresa, como metas. Gerar motivação e, assim, valorizar as qualidades de um colaborador ajuda no desenvolvimento de todos os profissionais, além de melhorar a performance na empresa.

Leia também: Como manter a motivação no trabalho diante dos desafios?

4 – Manter uma cultura de feedbacks

Um bom líder é aquele que mantém a comunicação como base para desenvolver uma equipe, pois acompanhar, ouvir, dar feedbacks e orientar é primordial para qualquer desenvolvimento. Afinal, com essas informações é possível entender os próprios defeitos e buscar melhorar de acordo com o que foi esperado.

5 – Estímulo a se aperfeiçoar na carreira

A liderança incentivar o desenvolvimento é uma forma de apoiar o crescimento e protagonismo de carreira. Isso é algo que traz conscientização sobre planejar suas ações e quais habilidades são necessárias para conseguir alcançar um novo nível profissional. Mas, para isso, é preciso entender que o líder apoia essas decisões e incentiva o desenvolvimento para cada profissional.

O papel da liderança é algo que impacta diretamente o desenvolvimento de um profissional, pois toda equipe que tem um líder ao invés de um chefe traz bons resultados consigo. O trabalho de um líder é um trabalho fundamental para conseguir formar equipes, ter bons resultados e manter o time harmonioso. Se você busca se tornar um líder e quer desenvolver mais habilidades, conheça a Pós em Gestão de Pessoas e impulsione ainda mais a sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades