Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que é espírito empreendedor e como desenvolvê-lo

mulher de pé na mesa com notebook para ilustrar texto sobre espírito empreendedor

Começar um novo negócio ou fazer uma nova ideia acontecer não é simples, mas quando você aprende a desenvolver o seu espírito empreendedor, as chances de obter sucesso são reais. A boa notícia é que isso pode ser feito por todos nós – basta estarmos dispostos a aprender novos hábitos e modificarmos a nossa mentalidade.

Quer saber como saber como desenvolver o seu espírito empreendedor, uma das soft skills mais desejadas? Então, continue lendo este artigo e veja as dicas que listamos para você.

blog banner desconto em pós-graduação

Afinal, o que é espírito empreendedor?

O espírito empreendedor é um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa consiga identificar e aproveitar oportunidades. É a capacidade de superar obstáculos e obter sucesso em diversos cenários, inclusive nos adversos.

Embora estejamos acostumados a pensar no mundo dos negócios quando ouvimos o termo “empreender”, a verdade é que ele pode ser aplicado em todas as atividades e profissões. Porém, para que isso aconteça, é preciso abraçar os desafios e erros, acreditar na sua habilidade de aprender, crescer e se adaptar.

Como desenvolver o espírito empreendedor

1 –  Encare suas limitações

O primeiro passo para desenvolver esse conjunto de habilidades é também o mais importante: ter coragem de encarar os seus pontos fracos. Por exemplo, um bom empreendedor precisa acreditar nas suas ideias e ser capaz de vendê-las. Para isso, é necessário que ele seja muito bom em falar em público.

Portanto, se você tem medo de se expor, pode começar se desafiando a fazer um curso de oratória. O importante é que você mapeie suas principais limitações e comece a trabalhar para superá-las.

2 – Aprenda a definir objetivos

Pessoas com espírito empreendedor sabem muito bem onde querem chegar. Então, se você sente que não tem objetivos claros, comece a dedicar tempo para defini-los. Faça brainstorms, escreva seus objetivos e comece a contar para amigos e família. Quando você compartilha suas metas, as pessoas ao seu redor começam a te perguntar sobre elas – e isso te influencia a trabalhar mais para alcançá-las.

3 – Adote um mindset positivo

Um dos fatores que mais favorecem o espírito empreendedor é manter uma atitude positiva. Isso não significa ignorar ou subestimar os problemas, mas mudar a forma como você reage a eles. Para conseguir desenvolver esse mindset, quando estiver diante de problemas e conflitos, comece a pensar: “o que eu posso fazer para resolver isso?” É importante que você comece a olhar para os desafios e problemas como formas de aprender e evoluir.

Banner do e-book Empreendedorismo: perfil empreendedor e tipos de empreendedores

4 – Pratique a tomada de decisões

Se você quer desenvolver o seu espírito empreendedor, precisa melhorar sua capacidade de tomar decisões. Comece analisando as situações, filtre os dados e informações mais relevantes e, em seguida, será capaz de tomar uma decisão mais assertiva.

Se você tem dificuldade ou fica indeciso quando precisa se posicionar e fazer escolhas, por exemplo, comece a praticar tomando pequenas decisões no dia a dia, inclusive na sua vida pessoal. Pode ser na hora de escolher um restaurante ou de planejar uma viagem.

Sem dúvida, essa prática te preparará para quando você precisar tomar decisões mais importantes, principalmente no seu negócio.

5 – Exercite a criatividade

A criatividade é uma das principais características de empreendedores bem-sucedidos.A mente de quem deseja empreender precisa estar sempre procurando novas ideias para transformá-las em produtos ou serviços. Para que isso aconteça, você precisa estimular a sua mente constantemente, realizando atividades que te façam sair da zona de conforto. 

Pode ser consumindo conteúdos sobre um assunto totalmente desconhecido para você, aprendendo um hobby novo ou escrevendo o que vier à mente. Enfim, existem muitas formas de exercitar a criatividade. Você só precisa encontrar as que funcionam bem para o seu perfil.

6 – Desenvolva o mindset de crescimento

Para finalizar, vamos falar sobre o mindset de crescimento. Como já vimos, um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento do espírito empreendedor é a capacidade de crescer, especialmente diante de desafios. Antes de tudo, é importante saber que existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento.

As pessoas que têm mindset fixo possuem uma inteligência estática, querem ser consideradas inteligentes, mas não gostam de se esforçar para aprender. Já quem tem mindset de crescimento acredita que pode aprender tudo o que deseja, gosta de se desafiar e perseverar mesmo diante da frustração.

Logo, se você quer ter essa mentalidade, precisa adotar novos hábitos como estes:

  • Valorizar o processo e não somente o resultado;
  • Encarar feedbacks como uma oportunidade de ser melhor;
  • Valorizar o esforço ao invés do talento;
  • Começar a reconhecer as suas imperfeições.

Enfim, essas são apenas algumas formas de treinar o cérebro rumo à essa mentalidade. Com certeza você encontrará outras que poderão te ajudar. Gostou de saber como você pode desenvolver o espírito empreendedor? Embora esse conjunto de habilidades leve tempo para ser desenvolvido, as chances de você ter sucesso nessa jornada são grandes se você colocar essas dicas em prática.

E se você quer continuar a evoluir, a dica é fazer uma pós-graduação EAD. Conheça as opções de pós-graduação Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades