O que significa a sigla CFO e quais as funções do profissional

o que significa a sigla CFO

Se você tem formação e experiência na área financeira e quer chegar ao auge da sua carreira, precisa saber o que significa a sigla CFO e o que esse profissional faz.

O CFO ocupa o cargo mais alto da área de finanças em uma empresa, sendo o responsável pela saúde financeira de todo o negócio. Ele faz parte do time de executivos que também ocupam cargos de grande responsabilidade dentro da hierarquia de uma companhia.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Mas, afinal, o que faz um CFO e quais são as habilidades e experiências que você precisa para se tornar um? Saiba mais a seguir.

O que significa a sigla CFO, afinal?

A sigla CFO significa “Chief Financial Officer”, ou seja, diretor financeiro. O CFO é o executivo que ocupa a posição mais alta da área de finanças dentro da empresa

Ele faz parte de um grupo que é chamado de “C-suite” ou “C-level”, profissionais que têm papéis estratégicos dentro de uma companhia, e que têm cargos que começam com a letra “C”.

Alguns exemplos são os CEOs ou “Chief Executive Officers”, que ocupam a posição mais alta dentro de uma companhia, os CMOs, que são os diretores de marketing, e os CTOs, responsáveis pela área de tecnologia.

A seguir, você saberá quais são as responsabilidades do CFO e as atividades que fazem parte do seu escopo de trabalho.

O que um CFO faz?

De modo geral, o CFO é o profissional que define e gerencia os objetivos financeiros e o orçamento de uma empresa, além de supervisionar as atividades que envolvem transações monetárias.

A seguir, explicamos melhor as responsabilidades que fazem parte da vida do diretor financeiro.

1 – Gerenciar as finanças da empresa

Já sabemos que a gestão financeira da companhia é a maior responsabilidade do CFO, certo? Isso significa que ele deve desenvolver um orçamento e aderir a ele. 

Se alguma decisão ou iniciativa financeira precisa ser tomada, é o CFO quem deve se responsabilizar, sendo o agente regulador, analisando os riscos e dando suporte para que o CEO possa tomar decisões.

2 – Construir e fortalecer relações com financiadores

Os CFOs são responsáveis por encontrar fontes de investimento e criar relações com bancos, investidores e outras fontes, para garantir que as finanças da empresa estejam sempre seguras e estáveis.

3 – Supervisionar os departamentos financeiros

Como o CFO é o executivo responsável pelo desempenho financeiro da empresa, também faz parte do seu escopo de trabalho supervisionar as operações das áreas que envolvem dinheiro, como contabilidade, auditoria e compliance.

4 – Analisar dados financeiros

É responsabilidade do CFO manter-se informado sobre os dados financeiros da empresa e quais decisões relacionadas a dinheiro estão previstas.

Para isso, ele precisa coletar dados e analisá-los de forma minuciosa, criar um orçamento, fazer análises de custo-benefício, prever futuras decisões e considerar os riscos financeiros.

5 – Trabalhar em conjunto com outros executivos C-level

Já vimos que uma empresa conta com diversos outros profissionais C-level em seu quadro de executivos, e eles precisam trabalhar juntos para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos.

Geralmente, o CFO trabalha bem próximo de diversos outros executivos, incluindo o CEO, o COO (diretor de operações), CPO (diretor de produto) e o CMO, por exemplo.

Essa cooperação precisa existir porque é o CFO quem define a gestão do orçamento e a estratégia de investimento de todas as outras áreas.

O que é preciso para ser um CFO?

Agora que você já sabe o que significa CFO e o que ele faz, é hora de entender como ele chega ao cargo mais alto da carreira.

O caminho para se tornar um CFO costuma ser bastante longo, levando em torno de 15 anos para alcançar essa posição.

A seguir, você verá o que é necessário para chegar ao cargo de diretor financeiro. 

Educação: geralmente, os CFOs têm uma graduação em administração, gestão financeira ou ciências contábeis. Além disso, muitos costumam cursar um MBA.

Experiência: além da educação, ter bastante prática nessa indústria é fundamental. Se você trabalhar com contabilidade, impostos, auditoria, planejamento financeiro, em bancos e consultorias financeiras, suas chances de conseguir direcionar a sua carreira para esse objetivo serão maiores.

Soft Skills: como todo profissional C-level, o CFO precisa ter habilidades de liderança e de gestão, além de comunicação e resolução de problemas.

Agora, você já sabe o que significa a sigla CFO e que esse executivo precisa ter um histórico educacional e profissional na área financeira muito bem construído para chegar a essa posição.

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!