Metas profissionais: veja como defini-las e exemplos

metas profissionais

Estabelecer metas profissionais ajuda a entender como a sua carreira está atualmente e para onde você pretende ir, uma vez que a ideia é aprimorar as habilidades e conquistar promoções, subindo de cargo gradativamente. Embora o planejamento seja primordial, a tarefa não é fácil, portanto, vamos te ajudar a entender por onde começar e o que fazer.

Como traçar metas profissionais?

A primeira coisa a se ter em mente na hora de traçar essas metas é que sejam específicas, uma vez que são mais fáceis de se realizar do que as metas muito vagas. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Para isso, é preciso ter clareza sobre o que se quer alcançar e qual como deve ser a execução desse projeto. 

Outro aspecto importante é encontrar uma maneira de medir seus resultados, como uma planilha, por exemplo, assim não deixa escapar o seu progresso e mantém a situação sob controle.

Antes de definir alguns exemplos de metas profissionais, é preciso deixar claro também que você deve se concentrar em objetivos possíveis. 

Para traçá-los, tenha em mente as suas habilidades, a sua experiência e todo o contexto profissional em que está inserido. Manter as expectativas realistas impede que você se decepcione e queira desistir.

Lembre-se, ainda, de manter metas que beneficiem a sua carreira diretamente. Concentrar sua atenção em um objetivo irrelevante para a sua área pode não ser o ideal, a não ser que você se contente puramente com o aprendizado, por exemplo. 

E além de definir objetivos específicos, vale a sugestão de traçar todo um cronograma em torno deles, assim pode separá-los em curto, médio e longo prazo. Quanto mais concretas ficarem as suas metas, mais chance de você conseguir alcançá-las.

Exemplos de metas profissionais

Aprimorar habilidades

Começando por uma meta mais fácil de alcançar: aprimorar uma habilidade. Existem diversos cursos que podem te auxiliar na tarefa de descobrir uma habilidade ou mesmo explorar alguma que você já tenha uma experiência prévia. 

Além de ser mais uma carta na manga em seu currículo, esse conhecimento extra pode te ajudar a expandir suas responsabilidades no trabalho e despertar os olhares dos líderes.

Pode não representar uma mudança drástica em sua carreira, mas ajuda a subir alguns degraus rumo a uma promoção no futuro.

Como já ressaltamos, assumir responsabilidades em seu trabalho pode trazer benefícios a médio e longo prazo. 

Por isso, essa pode inclusive ser uma das metas a se estabelecer, levando em consideração que um comportamento proativo e com direito a espírito de liderança muda a maneira como os líderes te veem. 

Não estamos dizendo para que você fique sobrecarregado, mas a ideia é buscar se destacar quando surgir a oportunidade, antecipar problemas e ter mais ousadia na hora de solucioná-los. 

Surpreender o seu superior ao resolver uma situação que sequer chegou a se tornar uma dor de cabeça para ele pode resultar em uma impressão positiva a seu respeito.

Conquistar uma promoção

Obter um aumento ou uma promoção é uma das metas mais desejadas. E, para isso, é preciso muito planejamento. Na verdade, as outras metas servem inclusive para facilitar que você alcance esse objetivo principal. 

Aqui, um fator importante é estudar todo o plano de carreira na empresa em que você se encontra. Qual cargo você exerce atualmente e qual seria o próximo cargo na hierarquia? Por exemplo: você é um profissional pleno, mas pretende alcançar o nível de sênior?

Vale expor aos líderes esse interesse e procurar saber o que eles esperam de alguém nesse patamar, ou seja, quais comportamentos e quais qualificações podem te levar até lá. 

Dependendo da empresa, você tem liberdade, inclusive, para fazer uma reunião com o líder justamente para pedir um aumento ou promoção. 

Nesse caso, o ideal é reunir métricas de desempenho e apresentar uma lista com as contribuições que você fez para a empresa. Mas não se esqueça: se a promoção não acontecer naquele momento, não vale desistir. 

É preciso seguir em frente e, se necessário, reavaliar alguns conceitos, mas não se deixar abater.

Empreender

Em paralelo, sua meta também pode ser — por que não? — começar seu próprio negócio. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa caprichada sobre o setor, o público e todas as condições necessárias para que esse empreendimento possa se erguer.

Uma das metas profissionais mais importantes é obter certificados e estender seus estudos o quanto puder. Ser formado aumenta a sua credibilidade e impacta positivamente a qualificação. No entanto, não pare por aí! Continuar os estudos mesmo depois de obter o seu diploma mostra que você procura estar atualizado no mercado. Com isso, a  pós-graduação LFG pode te ajudar. Torne seu currículo mais atraente e fique cada vez mais perto de realizar seus outros objetivos!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!