Primeira semana de trabalho: como agir e 5 atitudes para evitar

primeira semana de trabalho

Você finalmente foi aceito naquele processo seletivo e agora vai passar a exercer o cargo que tanto queria. Segunda-feira será o seu primeiro dia em uma empresa completamente nova, com uma equipe desconhecida e um líder com o qual você não está acostumado. O que fazer nessa primeira semana de trabalho?

É normal ficar nervoso em situações que fogem do que estamos acostumados a vivenciar, mas não se deixe levar pela ansiedade. Com as nossas dicas de como agir e quais atitudes evitar, você certamente vai se dar muito bem e deixar uma boa primeira impressão.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Como agir na primeira semana de trabalho?

1 – Não tenha medo de fazer perguntas

As pessoas já esperam que você não esteja familiarizado com os sistemas utilizados pela empresa, as regras de modo geral ou a rotina na prática, e não vão se importar se você questionar. 

Aproveite esse período de introdução para tirar todas as suas dúvidas, assim vai evitar ao máximo cometer erros no futuro.

Arriscar-se em vez de questionar até ter certeza do funcionamento de cada procedimento realizado na empresa pode não ser uma boa ideia nesse início. Por isso, você não deve ter medo (ou vergonha) de levantar perguntas, por mais simples que sejam.

Vale, inclusive, lembrar de prestar atenção a todas as respostas para as suas perguntas. Se não tiver compreendido exatamente o que o líder ou os colegas de equipe tiverem instruído, peça para que repitam até que tudo fique bem claro.

2 – Faça anotações

Com o tópico anterior em mente, uma ideia é inclusive anotar tudo o que te disserem – seja em uma agenda, seja no próprio computador – para que não precise questionar duas vezes a mesma coisa, já que isso indicaria um possível desinteresse ou falta de atenção da sua parte.

3 – Esteja aberto a aprender

Pode ser que o modo como você faz o seu trabalho não seja exatamente o que é feito na nova empresa, então a primeira semana provavelmente será de orientações sobre as suas entregas, para que elas se adequem ao que a equipe precisa.

Dito isso, é importante entender que você está ali para aprender. Logo, agradeça os feedbacks recebidos e coloque em prática esses aprendizados, aplicando as correções necessárias. Questionar e reagir mal a esses pedidos de ajustes podem deixar uma má impressão.

4 – Crie vínculos

É importante conhecer as pessoas com as quais você vai passar a trabalhar. A primeira semana é o momento ideal para se apresentar, compartilhar experiências e fazer amizade. 

Ter um bom relacionamento com os colegas de equipe pode te ajudar a ficar por dentro do funcionamento da empresa mais rápido, e é sempre bom ter a quem pedir ajuda se precisar, principalmente nesse começo.

Atitudes para evitar na primeira semana de trabalho

1 –  Apegar-se a seu emprego antigo

As diretrizes mudam de uma empresa para outra, então pensar demais em como as coisas funcionavam em seu emprego antigo, fazendo comparações negativas, pode te frustrar e te impedir de aprender mais com esse emprego novo. 

Evite, ainda, falar mal do seu antigo emprego, já que isso pode impactar negativamente a primeira impressão deixada no lugar novo e causar um mal estar com a nova equipe.

2 – Chegar atrasado

A pontualidade é importante por si só, mas na primeira semana é essencial! Como é um lugar novo, você precisa pesquisar muito bem sobre o transporte público e os horários para conseguir se ajustar nesses primeiros dias. Faça tudo com antecedência para evitar imprevistos.

Ainda em relação aos horários, é interessante não realizar muitas pausas, pelo menos nesse começo, até que você se dê conta de como é a cultura da empresa, na prática.

3 – Encarar os colegas com competitividade

O processo seletivo já passou. Agora, não há concorrentes ao seu redor, e sim uma equipe. Aproveite esse novo cenário para conhecer as pessoas, em vez de se fechar para novas amizades e encarar os colegas com competitividade. O destaque vem com o tempo. Nesse início, a ideia é se adaptar.

4 – Criticar a empresa

Por mínimas que sejam, as críticas podem ser deixadas para uma outra ocasião. Como você agora é novo, concentre-se em entender todo o funcionamento antes de dar palpites. Reclamar da sua função, do salário e afins também não é uma opção. Se tiver alguma sugestão pertinente, faça isso da forma mais cortês que conseguir.

5 – Demonstrar desinteresse

Como já dito, a primeira semana de trabalho pode envolver algumas críticas, e mesmo que seu líder não as dê a princípio, o importante é que você demonstre interesse e peça feedback das demandas que você entregou. Isso é muito pertinente para que você mesmo saiba o que melhorar e como agir da próxima vez que precisar realizar aquela tarefa.

Agora, se você quer se destacar ao longo da vida profissional, a dica é investir em uma pós-graduação. É o caso da LFG, que oferece especializações na área jurídica. Conheça!

Veja mais artigos da categoria

Compartilhe!

Follow by Email
Facebook
X (Twitter)
Instagram
WhatsApp

Recomendações para você

Acompanhe!