Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como se sair bem em um processo seletivo: veja 4 dicas

como se sair bem em um processo seletivo

Entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo são excelentes oportunidades para demonstrar o seu potencial e conquistar aquela vaga tão desejada, mas, para isso, você precisa descobrir estratégias de como se sair bem em um processo seletivo.

Geralmente, existem várias etapas até o momento de receber o “sim” da empresa, e toda essa espera pode causar ansiedade e acabar atrapalhando o seu desempenho.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por esse motivo, é importante que você se prepare para cada fase da maneira apropriada.

Neste artigo, compartilharemos com você algumas dicas que ajudarão a aumentar as suas chances de impressionar o recrutador durante o processo seletivo. Conheça todas a seguir!  

4 dicas de como se sair bem em um processo seletivo

1 – Foque na preparação

Antes de participar de um processo seletivo, é preciso que você se prepare, afinal, essa é a única forma de se sentir mais confiante e ter um desempenho melhor.

Veja algumas formas de fazer isso:

Conheça a si mesmo: você precisa mostrar para a empresa como as suas habilidades, interesses e valores combinam com a empresa.

Pesquise sobre a empresa: ao fazer isso, você mostrará que se importa com esse emprego. Procure saber sobre a missão, os valores, produtos e serviços dela, mas também vá além lendo matérias e visitando as redes sociais, por exemplo.

Entenda melhor a vaga de emprego: peça ao recrutador mais detalhes sobre a descrição da vaga, busque informações em sites como o Glassdoor ou converse com alguém que faz o mesmo trabalho ou tenha um emprego semelhante.

Coloque-se no lugar do recrutador: pesquise quais perguntas costumam ser feitas durante a entrevista, anote-as e treine as suas respostas.

2 – Capriche no currículo

Depois de saber mais sobre a vaga de emprego e sobre a empresa, é hora de fazer o seu currículo.

Esse documento precisa ser claro, conciso e apresentar as suas qualificações, habilidades e competências de forma que o recrutador tenha interesse em te conhecer melhor.

Para isso, pense que o seu CV precisa descrever o que você consegue realizar profissionalmente e, ao mesmo tempo, deixar claro o que você pode fazer pela empresa.

Aqui vão algumas dicas do que colocar no seu currículo para que ele chame a atenção do recrutador:

  • Escreva as informações de forma que elas se adequem ao cargo a que você está se candidatando, inclusive, repetindo as palavras-chave que estão na descrição da vaga;
  • Deixe o seu currículo com, no máximo, duas páginas;
  • Quantifique suas conquistas (use números para demonstrar seus resultados);
  • Revise sempre o seu currículo antes de enviar e peça para outras pessoas lerem.

Veja o que você deve evitar no seu currículo:

  • Não inclua informações pessoais desnecessárias como números de documentos e fotos;
  • Não liste simplesmente as suas responsabilidades no cargo (ao invés disso, coloque as suas conquistas e metas atingidas);
  • Não inclua referências se não forem solicitadas pela empresa;
  • Não inclua hobbies e interesses que não tenham a ver com o cargo.

3 – Vista-se de acordo com o trabalho

Se o seu currículo abriu portas para uma entrevista, aproveite essa oportunidade e impressione o recrutador. A primeira impressão que você causa é sempre muito significativa, e a forma como você se veste tem um grande papel nisso.

Portanto, a dica é que você se vista de acordo com a cultura que a empresa promove.

Além disso, você se lembra que indicamos que você faça uma pesquisa sobre a empresa na internet e nas redes sociais? O que você encontrar lá te ajudará a decidir se você deve se vestir de forma mais casual ou mais formal para a entrevista ou dinâmica de grupo.

Mas caso você não consiga encontrar essas informações e fique em dúvida sobre o que vestir, você pode entrar em contato com a pessoa que agendou a sua entrevista para entender melhor o dress code.

Em todo caso, se ainda se sentir inseguro, opte pela formalidade.

4 – Domine as dinâmicas de grupo

Participar de dinâmicas de grupo ainda é uma situação desafiadora para muitas pessoas. Seja online, seja presencial, ela exige que você saiba se posicionar, interagir com os demais e se expressar da maneira correta para ser notado pelos recrutadores.

A seguir, você verá boas dicas para se sair bem nessa fase do processo seletivo:

Cumprimente os entrevistadores e os outros candidatos individualmente

Procure chegar mais cedo ao local da entrevista e se apresente para o recrutador e para os outros participantes.

Além de “quebrar o gelo”, essa é uma boa forma de saber o nome das pessoas e poder usá-lo durante a dinâmica. Isso mostrará aos entrevistadores que você tem habilidades para lidar com pessoas.

Seja cordial, mas também seja fiel às suas convicções

Quando estamos em grupo, é fácil nos deixarmos levar pela opinião da maioria, especialmente para evitar conflitos e discussões.

No entanto, precisamos lembrar que os empregadores buscam pessoas que não tenham medo de expor o que pensam se isso puder mudar os resultados ou evitar prejuízos.

Então, se você acredita na sua resposta e tem um argumento forte para rebater uma opinião, não tenha medo de falar.

Procure escutar mais do que falar

Em uma entrevista tradicional, a maioria das perguntas é sobre você, mas, em uma dinâmica de grupo, você precisa esperar pela sua vez de falar.

Aproveite esses momentos para prestar muita atenção ao que os outros estão dizendo. Dessa forma, você poderá pensar em respostas melhores para dar quando chegar a sua vez.

Envolva os outros participantes nas suas respostas

Uma boa técnica pode ser ouvir as respostas dos outros candidatos, utilizá-la nas suas respostas e adicionar a sua ideia ao final.

Por exemplo, você pode dizer: “Eu acho que o (nome do outro candidato) está certo, nós precisamos (reformule a resposta do outro participante), mas eu também acredito que (sua opinião).

Dessa forma, você mostrará que ouve as outras pessoas, leva suas opiniões em consideração, mas que também é capaz de se posicionar.

Gostou das nossas dicas de como se sair bem em um processo seletivo? Coloque-as em prática e veja como as suas chances de conquistar um novo emprego podem aumentar. E se você se preocupa com a sua carreira, que tal investir em uma pós-graduação a distância? Conheça as opções da Anhanguera EAD.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades