Ir para o conteúdo
Você na Pós

Pós em Ludopedagogia: saiba tudo sobre a especialização

pós em Ludopedagogia

Se você trabalha nas áreas da educação ou da psicologia e está procurando uma especialização, a pós em Ludopedagogia pode ser uma excelente opção.

Esse conceito tem chamado a atenção de pais, educadores e principalmente das crianças, pois traz o brincar para a educação, algo que é natural delas, para inserir uma prática pedagógica que apresenta resultados superiores aos métodos tradicionais de ensino.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Esta é uma das maiores necessidades existentes hoje nas escolas e em outras instituições que lidam com o desenvolvimento infantil: metodologias que tornem esse processo divertido, prazeroso e interativo.

Neste artigo, você saberá por que fazer uma pós em Ludopedagogia e o que esse curso tem para oferecer. Saiba mais a seguir.

O que é a Ludopedagogia, afinal?

A Ludopedagogia é um segmento da Pedagogia que estuda a influência do elemento lúdico na educação.

É fato que o processo de aprendizagem tem melhores resultados quando se propõe a atender duas premissas: estar conectado com a realidade do educando e ser divertido, encantador e desafiador. Em outras palavras, ser lúdico.

Esta é uma das formas mais eficazes de ensino, afinal, permite que o educando se aproprie de objetos de aprendizagem sem que ele sequer perceba que está em um processo de educação formal.

Essa metodologia, que pode ser transformadora, exige preparo e entendimento para ser aplicada. Por isso, profissionais da educação e da psicologia infantil que desejam ter melhores resultados devem se aprofundar na Ludopedagogia.

banner sobre o e-book tendências de carreira na área de Psicologia

Por que se especializar em Ludopedagogia?

Hoje, existe uma lacuna na formação de profissionais da educação e da saúde mental quando o assunto é o potencial da educação lúdica e de sua aplicação intencional nas escolas e consultórios.

Por isso, fazer uma especialização em Ludopedagogia vai te apresentar elementos para que você possa vivenciar um processo de ensino e de aprendizagem muito mais rico, com utilização de recursos criativos como música, dança, teatro, tecnologia e outros.

Hoje, ser um profissional capacitado para aplicar essa metodologia é significado de diferencial em termos de mercado de trabalho, afinal, já dissemos que é essa é uma carência da aprendizagem, e isso acontece tanto em instituições públicas quanto privadas.

Ao fazer uma pós em Ludopedagogia, você abrirá oportunidades para o seu trabalho em escolas, clínicas ou outros espaços voltados para a educação e o entretenimento saudável de crianças.

Leia também: Quer ser especialista em Educação Infantil? Saiba o que fazer!

Como é a pós em Ludopedagogia?

A pós em Ludopedagogia é indicada para pedagogos, recreacionistas, psicopedagogos, professores, psicólogos e outros profissionais que tenham interesse em aplicar recursos lúdicos no processo de aprendizagem de crianças e jovens.

Esse curso foi criado para oferecer fundamentação teórica e prática sobre o conceito e aplicação da ludicidade e para preparar o profissional para criar situações de ensino que envolvam processos lúdicos.

Isso inclui construir processos pedagógicos que utilizem jogos, brincadeiras, música, dança, expressões artísticas e criativas e o uso de novas tecnologias digitais.

Confira algumas das principais habilidades que você desenvolverá ao concluir o curso:

  • Conhecer os processos lúdicos de forma profunda para promover uma aprendizagem significativa e de qualidade;
  • Construir processos educacionais lúdicos personalizados;
  • Utilizar as técnicas adequadas para cada objetivo, respeitando o processo de aprendizagem da criança ou jovem;
  • Perceber-se como gestor de processos de ensino e aprendizagem que envolvam criatividade, a autonomia e proatividade;
  • Desenvolver o hábito da pesquisa e do olhar investigativo para se aprofundar no universo infanto-juvenil e na ludicidade.

A pós-graduação em Ludopedagogia tem duração de 360h e é dividida em 9 disciplinas, que são as seguintes:

  1. Ludopedagogia: fundamentos e práticas;
  2. Lúdico: jogos e brincadeiras;
  3. Ludicidade, currículo e avaliação na educação Infantil;
  4. As Linguagens da arte e a criança;
  5. Cultura corporal: interfaces com a psicomotricidade;
  6. Aprendizagem criativa e cultura maker;
  7. Artes Visuais e musicalização;
  8. Teatro e dança no contexto escolar;
  9. Sistemas adaptativos, ensino híbrido e metodologias ativas.

Como você pode ver, a grade curricular dessa especialização é completa e pensada para que os profissionais saiam do curso totalmente capacitados para aplicar os conceitos da ludicidade de forma prática.

Além disso, os professores são profissionais com grande experiência no mercado, além de mestres e doutores. Isso significa que você terá não apenas uma base teórica, mas também conhecerá bastante sobre a prática da metodologia.

Enfim, a pós em Ludopedagogia é uma excelente opção para educadores e profissionais da saúde mental que queiram diversificar suas metodologias de ensino e melhorar o processo de desenvolvimento infantil através do brincar. Agora, que tal começar a construir a sua carreira nessa área? Conte com a pós-graduação Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades