Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quer ser especialista em Educação Infantil? Saiba o que fazer!

professora em sala de aula com crianças para ilustrar texto sobre ser especialista em Educação Infantll

Desde 2013, com a Lei nº 12.796, crianças a partir dos quatro anos devem, obrigatoriamente, estar matriculadas na educação básica. Com isso, nos últimos anos, as vagas para esse público foram ampliadas, o que gerou a necessidade da contratação de docentes especializados. Mas, então, como ser um especialista em Educação Infantil? É isso que vamos mostrar!

Antes, vale destacar que, atualmente, a população brasileira tem mais entendimento sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento de competências e habilidades de aprendizagem dos alunos. Diante disso, para trabalhar nessa área e garantir ainda mais qualidade no ensino, é importante investir em uma pós-graduação.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por que ser especialista em Educação Infantil?

Para se especializar, a dica é apostar na pós em Educação Infantil, que é realizada online e pode ser concluída em 6 meses ou 10 meses. O curso tem como objetivo capacitar os profissionais para que promovam uma educação comprometida com o ato de cuidar, educar e brincar. O foco, em si, é no desenvolvimento da criança, a partir da qualidade do processo de aprendizagem.

A especialização aborda o conceito de infância que se transforma ao longo da história, sendo que, atualmente, a criança precisa ser reconhecida como um ser ativo e participativo. Sendo assim, o profissional de Educação Infantil precisa desenvolver um trabalho rico e significativo, com competências pedagógicas para atuar em diversas frentes: gestão, planejamento, avaliação, conteúdos, organização e rotinas.

Nesse sentido, o educador deve conhecer todas as fases do desenvolvimento infantil e os cuidados específicos para atender a criança em cada uma das etapas. As práticas educativas devem ser voltadas para que o aluno possa ter autonomia, participação ativa e consiga se expressar com o passar do tempo. 

O que a pós-graduação em Educação Infantil ensina?

A pós-graduação em Educação Infantil é destinada para pedagogos, psicólogos e demais profissionais interessados no tema. No curso, você saberá como analisar as políticas públicas educacionais e a legislação para a educação infantil no Brasil, bem como entenderá os fundamentos históricos, sociopolíticos, pedagógicos e psicológicos envolvidos nesse contexto.

A especialização ainda tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre as metodologias específicas das diversas áreas do conhecimento e sua aplicação na educação infantil. A pós também visa qualificar os profissionais para que possam atuar na gestão e docência nessa área. 

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

O curso possui carga horária de 360h e é dividido em 9 disciplinas:

  1. A criança como produtora cultural
  2. Natureza e sociedade: abordagens e práticas
  3. Linguagem oral, escrita e literatura
  4. Legislação, políticas e inclusão na educação infantil 
  5. Ludicidade, currículo e avaliação na educação infantil
  6. Didática: planejamento e qualidade 
  7. Educação matemática e ludicidade 
  8. Cultura corporal: interfaces com a psicomotricidade 
  9. As linguagens da arte e a criança

Depois de saber mais sobre a especialização, que tal conhecer alguns dos benefícios de estudar nas instituições do Portal Pós? Confira:

  • Plataforma digital com todos os serviços em um só lugar;
  • Possibilidade de virar especialista em apenas 6 meses;
  • Certificação digital reconhecida pelo MEC em um dia útil após o fim do curso;
  • Flexibilidade para estudar online e assistir às videoaulas nos horários que desejar;
  • Suporte de tutores com experiência para orientar e tirar dúvidas;
  • Conteúdos alinhados às necessidades do mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que fazer para se tornar especialista em Educação Infantil, leia outro conteúdo do blog que mostra a importância dos professores para a educação da sociedade. Boa leitura!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades