Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a importância dos professores para a educação da sociedade?

professor em sala de aula com aluno para ilustrar texto sobre a importância dos professores

Você já ouviu dizer que as crianças de hoje são os líderes de amanhã? Então, já sabe que é impossível pensar em uma sociedade bem desenvolvida sem associá-la à importância dos professores. Além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também fazem parte da formação ética e cidadã dos alunos.  

Ou seja, estes educadores compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa. Para saber como, acompanhe este artigo.

blog banner desconto em pós-graduação

A importância dos professores na vida dos alunos

É impossível falar sobre a relevância do professor para a educação da sociedade sem antes mencionar o impacto que ele causa na vida dos alunos. Todo mundo que já frequentou a escola ou a universidade se lembra de pelo menos um professor que lhe ensinou algo valioso, inspirou ou incentivou a continuar estudando. Você mesmo já deve se lembrar de um assim, não é mesmo?

Isso acontece porque muitos fatores influenciam a nossa forma de enxergar o mundo, especialmente quando crianças. Entre eles, estão a convivência com os pais ou cuidadores, a família, nossa cultura, classe social e, claro, o professor. Quando um professor entra na vida de um aluno, o seu papel é de mudar o status quo, ou seja, ajudá-lo a abrir a sua mente e buscar novos conhecimentos.

Além disso, esse educador tem um papel marcante nas vidas dos alunos pois é o profissional responsável por:

  • Motivar os alunos;
  • Ser uma espécie de mentor para as crianças;
  • Encorajar os alunos a conquistarem seus sonhos e objetivos através da educação;
  • Promover a ideia de igualdade e de oportunidade.

Em outras palavras, o professor é aquele que vai guiar os alunos através de uma jornada de aprendizado acadêmico e de crescimento pessoal.

Como os professores contribuem para a educação da sociedade

Bem, agora que já lembramos a importância da figura do professor na vida do aluno, vamos entender como todo esse conhecimento compartilhado se torna importante para as transformações da sociedade.

Para termos uma ideia, o pedagogo austríaco Martin Buber enxergava os professores como construtores de uma comunidade, uma vez que eles têm um papel fundamental na formação do caráter das pessoas.

Leia também: O que é ser um bom professor: 5 qualidades fundamentais

Já Paulo Freire deixou claro em seu livro “Pedagogia do Oprimido” que a educação, em sua essência, é política. Por isso, professores têm um grande poder sociopolítico e, ao educarem a próxima geração, são capazes de influenciar a sociedade como um todo.  

Mas como os professores podem contribuir de fato para a educação da sociedade?

1 – Estimulando o pensamento crítico

Uma sociedade só pode ser desenvolvida se for esclarecida. Por isso, o desenvolvimento do pensamento crítico que acontece dentro da sala de aula é tão importante. Então, além de promover o desenvolvimento de habilidades como a escrita, a leitura, a interpretação de textos e outros, esse educador também ensina os alunos como pensar ao invés de ensiná-lo o que pensar.

2 – Fortalecendo o senso de comunidade e democracia

O professor é o profissional que viabiliza a discussão, o compartilhamento de ideias, experiências e o trabalho em grupo dentro da sala de aula. Desta forma, ele incentiva crianças, jovens e adultos a tomarem decisões juntos, favorecendo o debate e o senso de democracia. Como resultado, os alunos percebem como suas decisões, assim como a dos colegas, impactam no futuro de todos.

3 – Ajudando a promover a saúde

Um relatório da UNESCO apontou que uma criança filha de uma mãe que sabe ler tem 50% mais chances de sobreviver depois dos cinco anos de idade, uma vez que ela terá mais condições de cuidar da saúde de seus filhos. Essa mãe estará mais sujeita a compreender a importância dos hábitos de higiene, da vacinação e da prevenção de doenças. E o professor é o principal agente dessa transformação.

Além dos professores serem lembrados por todas estas responsabilidades, outro fato é que esta profissão foi uma das primeiras na história. Ou seja, se o professor é aquele que sempre multiplica o conhecimento da medicina, engenharia, matemática e filosofia desde as civilizações mais antigas.

Portanto, podemos concluir que a importância dos professores é tão grande que é possível afirmar que, sem esses educadores, não existe a sociedade. E embora seja uma profissão com grandes desafios, sem dúvida é a que deixa os maiores legados para a humanidade.

E se você também acredita no poder transformador da educação, é hora de investir na sua especialização e fazer uma pós EAD da Unime

Conheça nossas faculdades