Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Qual a importância dos professores para a educação da sociedade?

professor em sala de aula com aluno para ilustrar texto sobre a importância dos professores

Você já ouviu dizer que as crianças de hoje são os líderes de amanhã? Então, já sabe que é impossível pensar em uma sociedade bem desenvolvida sem associá-la à importância dos professores. Além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também fazem parte da formação ética e cidadã dos alunos.  

Ou seja, estes educadores compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa. Para saber como, acompanhe este artigo.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A importância dos professores na vida dos alunos

É impossível falar sobre a relevância do professor para a educação da sociedade sem antes mencionar o impacto que ele causa na vida dos alunos. Todo mundo que já frequentou a escola ou a universidade se lembra de pelo menos um professor que lhe ensinou algo valioso, inspirou ou incentivou a continuar estudando. Você mesmo já deve se lembrar de um assim, não é mesmo?

Isso acontece porque muitos fatores influenciam a nossa forma de enxergar o mundo, especialmente quando crianças. Entre eles, estão a convivência com os pais ou cuidadores, a família, nossa cultura, classe social e, claro, o professor. Quando um professor entra na vida de um aluno, o seu papel é de mudar o status quo, ou seja, ajudá-lo a abrir a sua mente e buscar novos conhecimentos.

Além disso, esse educador tem um papel marcante nas vidas dos alunos pois é o profissional responsável por:

  • Motivar os alunos;
  • Ser uma espécie de mentor para as crianças;
  • Encorajar os alunos a conquistarem seus sonhos e objetivos através da educação;
  • Promover a ideia de igualdade e de oportunidade.

Em outras palavras, o professor é aquele que vai guiar os alunos através de uma jornada de aprendizado acadêmico e de crescimento pessoal.

Como os professores contribuem para a educação da sociedade

Bem, agora que já lembramos a importância da figura do professor na vida do aluno, vamos entender como todo esse conhecimento compartilhado se torna importante para as transformações da sociedade.

Para termos uma ideia, o pedagogo austríaco Martin Buber enxergava os professores como construtores de uma comunidade, uma vez que eles têm um papel fundamental na formação do caráter das pessoas.

Leia também: O que é ser um bom professor: 5 qualidades fundamentais

Já Paulo Freire deixou claro em seu livro “Pedagogia do Oprimido” que a educação, em sua essência, é política. Por isso, professores têm um grande poder sociopolítico e, ao educarem a próxima geração, são capazes de influenciar a sociedade como um todo.  

banner sobre o e-book com tendências de carreira na área de Educação e Tecnologia

Mas como os professores podem contribuir de fato para a educação da sociedade?

1 – Estimulando o pensamento crítico

Uma sociedade só pode ser desenvolvida se for esclarecida. Por isso, o desenvolvimento do pensamento crítico que acontece dentro da sala de aula é tão importante. Então, além de promover o desenvolvimento de habilidades como a escrita, a leitura, a interpretação de textos e outros, esse educador também ensina os alunos como pensar ao invés de ensiná-lo o que pensar.

2 – Fortalecendo o senso de comunidade e democracia

O professor é o profissional que viabiliza a discussão, o compartilhamento de ideias, experiências e o trabalho em grupo dentro da sala de aula. Desta forma, ele incentiva crianças, jovens e adultos a tomarem decisões juntos, favorecendo o debate e o senso de democracia. Como resultado, os alunos percebem como suas decisões, assim como a dos colegas, impactam no futuro de todos.

3 – Ajudando a promover a saúde

Um relatório da UNESCO apontou que uma criança filha de uma mãe que sabe ler tem 50% mais chances de sobreviver depois dos cinco anos de idade, uma vez que ela terá mais condições de cuidar da saúde de seus filhos. Essa mãe estará mais sujeita a compreender a importância dos hábitos de higiene, da vacinação e da prevenção de doenças. E o professor é o principal agente dessa transformação.

Além dos professores serem lembrados por todas estas responsabilidades, outro fato é que esta profissão foi uma das primeiras na história. Ou seja, se o professor é aquele que sempre multiplica o conhecimento da medicina, engenharia, matemática e filosofia desde as civilizações mais antigas.

Portanto, podemos concluir que a importância dos professores é tão grande que é possível afirmar que, sem esses educadores, não existe a sociedade. E embora seja uma profissão com grandes desafios, sem dúvida é a que deixa os maiores legados para a humanidade.

E se você também acredita no poder transformador da educação, é hora de investir na sua especialização e fazer uma pós EAD da Unime

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades