Ir para o conteúdo
Curiosidades

O que é saúde mental e por que você deve cuidar dela

Nos últimos anos, expressões envolvendo a saúde mental ganharam muito espaço nos debates da sociedade, inclusive dentro do mercado de trabalho. Cada vez mais falamos sobre a sua importância e de formas para mantê-la equilibrada, mas você sabe exatamente o que é saúde mental?

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por mais que o termo seja usado de forma abundante, é normal não ter certeza sobre o seu significado e até mesmo confundi-lo com outras questões. Por isso, trouxemos todas as explicações neste texto, assim, você não terá mais dúvidas.

Continue lendo para entender mais sobre saúde mental e descobrir o que você pode fazer para melhorar a sua, o que é essencial para garantir uma maior qualidade de vida.

O que é saúde mental segundo a OMS?

Que tal começar pela definição do termo? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental pode ser entendida como um estado de bem-estar, que envolve tanto o corpo quanto a mente e seu lado social.

Trata-se de um equilíbrio emocional, que engloba conseguir se relacionar de forma positiva, lidar com desafios, encarar mudanças no dia a dia, desenvolver habilidades pessoais e contribuir com o seu entorno. 

Em suma, podemos dizer que a forma como você encara as suas emoções dá indícios de como está a saúde da sua mente, e quanto mais tranquila e harmônica for a sua relação com os sentimentos, melhor.

Isso significa que, diferente do que muitos acreditam, ter saúde mental vai muito além de não ter transtornos mentais, como ansiedade e depressão. O seu equilíbrio emocional impacta diretamente no surgimento de tais condições, porém, manter uma mente saudável implica em muitos outros hábitos e condições de vida, como vamos descobrir a seguir.

O que pode prejudicar a saúde da minha mente?

Por mais que ter uma mente sã faça parte do quebra-cabeças que forma a saúde como um todo, nem sempre é fácil garantir essa harmonia e equilíbrio no dia a dia. Com a população cada vez mais cansada, estressada, com problemas pessoais e no trabalho, essa gama de influências negativas pode atrapalhar a relação com as emoções.

De acordo com o Hospital Israelita Albert e com o Ministério da Saúde, as situações de estresse ligadas ao trabalho geram grande sofrimento e podem impactar a saúde mental dos profissionais. Isso ocorre porque o expediente ocupa boa parte dos dias das pessoas, e sendo assim, um ambiente conturbado pode afetar o cenário geral da vida dos colaboradores de uma empresa.

Dificuldades para se inserir no mercado de trabalho, baixos salários e pouca perspectiva de crescimento também são exemplos de fatores que podem desestabilizar sua saúde mental, assim como outros desafios na vida coletiva, como o cenário geral da sua cidade ou país, e também na vida pessoal.

Além de alguns fatores biológicos, que deixam algumas pessoas mais suscetíveis e vulneráveis, questões como problemas familiares, limitações sociais, outras condições de saúde, traumas e mudanças também podem impactar a saúde da sua mente.

O que fazer para melhorar a saúde mental?

Se você percebeu que poderia ter uma saúde mental um pouco melhor, é importante saber que há uma série de ações possíveis para buscar esse reequilíbrio. Na lista abaixo, colocamos alguns exemplos que você pode inserir no seu dia-a-dia e, assim, contribuir para restabelecer a harmonia com as suas emoções.

1 – Pratique atividades físicas

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, fazer atividades físicas de forma regular é essencial para a sua saúde física, e também para a saúde mental. Além de atuar na prevenção e controle de doenças, fazer exercícios também é uma ótima maneira de liberar hormônios que trazem sensações de bem-estar, prazer e alegria.

2 – Evite se isolar

Os seres humanos são animais sociais, o que significa que nós precisamos ter contato e relações com outras pessoas para manter uma mente equilibrada. Dessa forma, manter uma mente sã também pela pela necessidade de estar em contato com a comunidade ao seu redor.

3 – Procure manter o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional

Por mais que nem sempre seja possível determinar alguns aspectos do seu trabalho, tente ao máximo estabelecer limites e manter o equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. A dedicação excessiva ao trabalho pode sobrecarregar a sua mente e ter impactos negativos, sendo assim, procure criar uma relação saudável e harmoniosa entre essas duas facetas da sua vida.

4 – Tenha hobbies e atividades que estimulem a mente

Dedicar um tempo para si mesmo é uma das melhores formas de cultivar a saúde mental, já que assim você consegue focar em você, praticar o amor próprio, ter momentos de calma e tranquilidade e também para organizar os pensamentos.

5 – Mantenha uma rede de apoio, incluindo amigos e familiares

Lembra da importância de estar rodeado de pessoas? Além de estar presente na comunidade, é fundamental ter uma rede de apoio, ou seja, pessoas que estejam presentes de forma ativa na sua vida.

Baseado no conceito de troca, cuide desses relacionamentos para que amigos e familiares possam contar com você, e vice-versa. Ter apoio e pessoas que podem te ajudar contribui para uma vida mais leve, diminuindo as preocupações e o estresse que impactam a saúde da sua mente.

6 – Alimente-se de forma saudável

Você já sabe que ter uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do seu corpo, certo? Mas você sabia que suas escolhas alimentares também influenciam a sua mente?

Manter um cardápio rico, variado e com todos os nutrientes necessários ajuda a garantir as funções cerebrais e, assim como as atividades físicas, também atua na produção de hormônios que te deixam de bom humor, regulam o seu sono e dão a sensação de bem-estar.

Por fim, não se esqueça que evitar e controlar doenças também é um fator chave para ter uma boa saúde mental, e com uma boa alimentação, você pode chegar lá.

7 – Busque uma rotina de sono de qualidade

Falando sobre hábitos saudáveis, muitas pessoas subestimam o poder de uma boa noite de sono e ficam presas em ciclos noturnos desregulados. Quando dormimos, nosso corpo atua para se regenerar e regular, o que impacta tanto na sua saúde física quanto na mental, garantindo o bem-estar.

8 – Procure ajuda especializada e, se for o caso, siga o tratamento terapêutico indicado

Ao perceber que a sua mente pode estar fragilizada, não hesite antes de buscar ajuda especializada, ou seja, com psicólogos e psiquiatras. Eles são profissionais treinados para te oferecer todo o suporte e ferramentas necessários para lidar com esse momento e superar as dificuldades.

Faça psicoterapia, siga as indicações dos profissionais e também não deixe de se comprometer com o tratamento terapêutico indicado, garantindo que todos os fatores responsáveis por contribuir com a sua recuperação estão alinhados.

Agora você já sabe o que é saúde mental e pode agir para, aos poucos, melhorar a sua e ter uma vida mais saudável, equilibrada e com bem-estar. Aproveite e conheça os cursos de pós-graduação da área oferecidos pela Anhanguera EAD, como Saúde Mental nas Escolas e Saúde Mental com ênfase em Dependência Química.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades