Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Sobrecarga de trabalho? Saiba como resolver esse problema!

sobrecarga de trabalho

Demanda alta, prazos curtos, horas extras e muita cobrança… Você se reconhece nesse cenário? Se sim, provavelmente está passando por uma fase de sobrecarga de trabalho. Como o próprio termo sugere, isso acontece quando há um excesso de tarefas para se cumprir e é mais comum do que se costuma imaginar. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Uma pesquisa do Datafolha encomendada pela Zenklub, plataforma de saúde mental, identificou que 61% dos entrevistados afirmaram enfrentar esse problema nos últimos 12 meses. 

Embora seja algo comum, nem sempre é fácil reconhecer a sobrecarga. Não são raros os casos de colaboradores que foram buscar soluções somente quando o problema já havia afetado não apenas o campo profissional, como também a saúde física e mental. 

Consequências da sobrecarga de trabalho

Esse excesso de tarefas e a pressão para atender as demandas têm consequências tanto em aspectos profissionais quanto pessoais. 

A mesma pesquisa do Datafolha aponta que, quando questionados sobre os sentimentos que vieram à tona no período de sobrecarga, os trabalhadores afirmaram que tiveram ansiedade (66%), exaustão ou muito cansaço (61%), insônia ou dificuldade para dormir (54%) e depressão (26%).

Além dos sintomas apontados na pesquisa, a sobrecarga pode desencadear consequências como:

Improdutividade

É fato: se você está sobrecarregado, está cansado e o cansaço impede a produtividade. Por mais competente que um colaborador seja, é difícil manter o ritmo de trabalho e fazer entregas com a mesma qualidade. O excesso de trabalho também dificulta o cumprimento de metas, fazendo a famosa procrastinação vir à tona. 

Falta de motivação

Não é fácil se manter motivado diante de prazos curtos, demandas excessivas e horas extras para além da conta. Além disso, é comum que alguns colaboradores sintam-se ainda mais desmotivados ao notar que a qualidade do trabalho está caindo por conta da sobrecarga. 

Baixa imunidade

Sim, a saúde também é afetada quando estamos sobrecarregados. Em alguns casos, para dar conta do trabalho, as pessoas pulam refeições, não fazem pausas entre as atividades e passam a cuidar menos de si. Como consequência, a baixa imunidade e o aumento das chances de ficar doente. 

Síndrome de burnout

A síndrome de burnout tem sido cada vez mais comum, principalmente entre as profissões que lidam com pressão constante. O distúrbio emocional é caracterizado pela exaustão ao extremo causada pelo excesso de trabalho, levando ao esgotamento físico e mental do indivíduo. 

Como evitar a sobrecarga?

Se você se identificou com os sinais e percebeu que está sobrecarregado no trabalho (ou que está prestes a isso), a boa notícia é que existem formas práticas de driblar o problema. Listamos algumas abaixo. Confira!

Reconheça a situação

O primeiro passo para driblar os excessos é reconhecer e aceitar a situação. Não se culpe por estar em um momento de sobrecarga no trabalho, compreenda o que está acontecendo e foque em encontrar meios para solucionar o problema. 

Se possível, leve a questão para seu líder e divida como está o seu rendimento e a sobrecarga de demandas. Juntos, vocês podem encontrar uma solução positiva tanto para você quanto para a empresa.

Organize a rotina de trabalho

Identificou e compreendeu o problema? É hora de organizar a rotina. Entenda quais demandas chegam até você, os prazos e urgências. Dessa forma, é possível fazer uma agenda com horários definidos para cumprir as tarefas. 

Priorize sempre os assuntos mais urgentes. Isso vai te ajudar a controlar melhor o seu tempo e dominar os fluxos e processos do seu trabalho.

Automatize e simplifique processos

Agora que você já organizou a rotina e entendeu quais são as demandas, é hora de automatizar e simplificar alguns processos do seu trabalho. Existem várias ferramentas, inclusive gratuitas, que são grandes aliadas do dia a dia e contribuem não apenas para otimizar o tempo, mas também para manter a organização, distribuição e controle de demandas – o que é fundamental se você está em uma posição de liderança e precisa delegar tarefas aos seus colaboradores. 

Vale buscar recursos para facilitar as atividades e integrar informações tanto entre colaboradores de um mesmo time quanto entre diferentes setores da empresa. Uma planilha compartilhada com toda a equipe, por exemplo, pode abaixar o número de e-mails com solicitações e até evitar algumas reuniões, afinal, tudo está documentado e organizado ali. 

Delegue tarefas

Em alguns casos, a sobrecarga é consequência de uma tendência a controlar as tarefas e processos que envolvem o trabalho. Como consequência, esses profissionais têm dificuldade de delegar tarefas, acumulando funções e entregas.

Se você se reconhece nessa situação, entenda o que pode ser passado aos seus colegas e colaboradores. Confiar no seu time e delegar tarefas é um passo importante para driblar a sobrecarga.  

Coloque-se em primeiro lugar 

É fato que o trabalho ocupa boa parte dos seus dias e está em uma posição importante na sua vida, porém, é fundamental ter atenção para que ele não seja colocado acima do seu bem-estar. 

Muitas vezes, quando colocamos apenas o profissional como prioridade, a saúde fica de lado e as consequências da sobrecarga de trabalho passam a afetar diversas áreas da vida. Lembre-se de aproveitar os momentos livres e se colocar como prioridade. Assim, vai ficar até mais fácil se dedicar às atividades profissionais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades