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Carreira em Pauta

Falta de reconhecimento no trabalho: como passar por isso?

falta de reconhecimento no trabalho

A falta de reconhecimento no trabalho é uma realidade para alguns profissionais, o que pode ser bem frustrante e trazer uma série de consequências a quem vivencia essa situação – tanto no desempenho no trabalho quanto no desenvolvimento da carreira. 

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Existem uma série de causas que levam à falta de reconhecimento, como o desalinhamento entre gestores e colaboradores e a ausência de feedbacks. Diante desse cenário, não são raros casos de pessoas que ficam com o rendimento prejudicado, se sentem desmotivadas e até desenvolvem ansiedade relacionada ao trabalho. 

Embora seja desanimador passar por isso, é preciso atenção para não deixar que essa falta de reconhecimento afete suas entregas e sua autoestima profissional. A boa notícia é que existem maneiras de lidar com a situação e superar o problema. 

O que causa a falta de reconhecimento? 

As causas da falta de reconhecimento são diversas e variam conforme a situação. Em alguns casos, a empresa pode esperar que você entregue “A”, enquanto você trabalha para um resultado “B” – ou seja, as expectativas não estão alinhadas. 

Há também situações em que os próprios líderes e gestores não são preparados o suficiente (ou estão sobrecarregados) para reconhecer o desempenho dos colaboradores. 

Além disso, a cultura organizacional da empresa pode não considerar a valorização dos profissionais que trabalham ali. A verdade é que as situações são bem particulares e uma série de fatores podem influenciar nessa falta de reconhecimento.

De modo geral, podemos dizer que o que causa a falta de reconhecimento são estes quatro pontos:

  1. Falta de feedbacks positivos;
  2. Empresas que não integram a valorização profissional à cultura organizacional;
  3. Desalinhamento de expectativas;
  4. Líderes despreparados ou sobrecarregados.

Como lidar com a falta de reconhecimento no trabalho? 

Se você já notou que o seu trabalho não é reconhecido na forma como deveria, é hora de tomar algumas atitudes para lidar com a situação da melhor forma. 

Para te ajudar a manejar o problema da maneira mais adequada, listamos algumas ações que você pode tomar – e outras para evitar. Confira: 

Converse com o seu líder

O primeiro passo diante de uma situação como essa é conversar com o seu líder. Em alguns casos, ele pode estar sobrecarregado e não conseguir dar a atenção merecida aos colaboradores. Também pode ser o caso de ser um líder em desenvolvimento, que ainda está entendendo como trabalhar com seu time da melhor forma. 

Apesar de toda a frustração que a falta de reconhecimento causa, é importante manter a razão e o profissionalismo ao conversar com seu líder. O ideal é manter um diálogo sincero, sem culpá-lo ou julgá-lo. Seja honesto e busque argumentos para expor a situação de forma que ele te ouça abertamente sem ficar em uma posição defensiva. 

Alinhe expectativas

Ao conversar com o seu líder, alinhe expectativas. Isso é fundamental para evitar frustrações, melhorar o seu trabalho e ter o reconhecimento merecido. Entenda o que a empresa espera de você e se é isso mesmo o que você está fazendo no dia a dia. 

Esteja aberto para ouvir possíveis críticas e orientações do seu líder. Se for o caso, aproveite o momento para apontar onde suas habilidades serão melhor aproveitadas. Quem sabe assim vocês alinham expectativas e encontram um caminho mais adequado para o seu trabalho?

Faça uma autoavaliação

Você já parou para avaliar o seu trabalho e suas habilidades? Em alguns casos, o próprio profissional não se valoriza, o que agrava a falta de reconhecimento profissional. 

Reserve um momento para refletir sobre o assunto e procure responder questões como: Eu sei quais são as minhas habilidades? O que posso fazer para melhorar o meu trabalho? De que forma posso ser um colaborador melhor? Há espaço para inovar no trabalho? E o mais importante: eu me valorizo enquanto profissional? 

Evite expor a situação aos colegas

Por último, mas não menos importante: evite expor a sua frustração aos colegas. Não é fácil passar por isso, mas ao fazer reclamações constantes, o ambiente fica pesado, a situação se agrava e você ainda pode ser alvo de comentários entre os colegas. Lembre-se que a comunicação deve ser direta com o seu líder, afinal, a situação envolve apenas vocês. 

Como superar a falta de reconhecimento? 

Após conversar com o seu líder, alinhar expectativas e fazer uma autoavaliação, é hora de trabalhar um plano para superar a falta de reconhecimento. Listamos três dicas para te ajudar:

1 – Inove no trabalho

Seja propondo novos projetos ou atualizando a forma como você realiza as suas atividades, inovar é uma maneira de deixar a rotina mais interessante e fazer com que seus líderes notem o seu esforço. 

2 – Trabalhe o desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é um processo que contribui para o seu autoconhecimento e desenvolvimento profissional, já que você descobre novas competências e reconhece suas habilidades. Para isso, busque cursos e conteúdos sobre o tema! 

3 – Busque atualização 

Manter-se atualizado é fundamental para se desenvolver profissionalmente e evitar a falta de reconhecimento no trabalho. Busque cursos de especialização, como é o caso da pós Pitágoras, workshops, palestras e outros recursos para se atualizar e desenvolver habilidades profissionais.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

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