Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Sofre com o medo de entrevista de emprego? 7 dicas para vencê-lo

medo de entrevista de emprego

Sentir medo de entrevista de emprego quando estamos buscando uma nova oportunidade é mais comum do que se imagina e isso não te faz um profissional inseguro ou despreparado. Na verdade, é compreensível sentir medo diante de uma situação em que você está sendo avaliado e tem pouco tempo para mostrar todo o seu potencial. 

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Felizmente, existem formas de se preparar para a entrevista de emprego para se sentir mais seguro mesmo sob pressão. Além disso, entender e compreender o medo vai te ajudar a lidar com a situação mais tranquilamente.

Por que tenho medo de entrevista de emprego? 

O medo é um mecanismo de defesa que, geralmente, se manifesta diante do desconhecido. No caso de uma entrevista de emprego, embora seja possível imaginar as perguntas, você não conhece o recrutador, não sabe exatamente quais serão as perguntas e nem o que te espera. 

Essas incertezas fazem com que nosso cérebro encare a situação como um perigo, desencadeando sintomas como: respiração acelerada, suor, frio na barriga, voz trêmula… Tudo isso atrapalha o desempenho em uma entrevista de emprego e aumenta a insegurança do candidato.

Como vencer o medo de entrevista de emprego? 

Para driblar esses sintomas e não deixar que o medo te atrapalhe em um momento tão importante como esse, listamos 7 dicas de como vencer o medo de entrevista de emprego e passar pelo processo mais tranquilamente. Confira:

1 – Domine o seu currículo

Sim, o primeiro passo para se sentir mais seguro em uma entrevista de emprego é dominar o seu currículo. O documento é a sua história profissional, mas, em momentos de tensão, você pode se confundir e esquecer algum detalhe importante. Não esqueça de mencionar a sua formação e citar a pós-graduação, por exemplo. 

Antes da entrevista, faça uma retrospectiva das suas experiências acadêmicas e profissionais, lembre as funções que cumpriu e habilidades que desenvolveu, sempre pensando de que forma tudo isso te torna a pessoa certa para ser contratada para aquela vaga. 

2 – Estude a vaga e a empresa

Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, é importante que você estude a vaga e a empresa que está recrutando. Entender as funções e habilidades necessárias para aquele cargo e a cultura da empresa são alguns pontos que podem te deixar mais preparado para a entrevista. 

Quando chegar o momento da conversa com o recrutador, tente mostrar de que forma suas habilidades contribuem para o objetivo da vaga e da empresa. Dê respostas personalizadas a partir do seu estudo. Isso vai fazer toda a diferença! 

3 – Treine antes da entrevista 

Uma forma de se sentir mais seguro para a entrevista é treinar as respostas e a conversa com o recrutador. Não é possível saber exatamente quais serão as perguntas, mas você pode treinar a forma como apresenta suas habilidades e experiências profissionais e acadêmicas. 

Fale em voz alta o que pretende contar sobre você e de que forma tudo isso te torna apto para assumir aquele cargo. Quanto mais você treinar e se preparar, mais tranquilo ficará na hora da entrevista, já que aquela situação é familiar. 

4 – Concentre-se antes da entrevista

Reserve alguns minutos antes da entrevista para se concentrar. Exercícios de controle da respiração podem te ajudar a acalmar o corpo e a mente. Inspire e expire profundamente, prestando atenção em como você se sente ao fazer isso. 

Tente se concentrar apenas na sua respiração. Se você tiver dificuldade de fazer isso sozinho, pode buscar uma rápida meditação guiada de 3 ou 5 minutos. Em seguida, lembre-se dos seus objetivos, suas ambições e habilidades. 

5 – Não tenha pressa ao responder as perguntas 

É comum ir para uma entrevista de emprego achando que você deve ter todas as respostas na ponta da língua, mas isso não é verdade. Claro, você deve se preparar e dominar suas habilidades e experiências, porém, é natural pensar um pouco antes de responder alguma pergunta inesperada e inusitada. 

Se isso acontecer, vale pedir um tempo para pensar. Nesse momento, é importante demonstrar que, mesmo sem esperar aquela pergunta, você é capaz de admitir isso e lidar com a situação da melhor forma. 

6 – Tire todas as suas dúvidas

Não tenha vergonha de tirar suas dúvidas sobre a vaga e a empresa. Lembre-se que a entrevista de emprego também é o momento para o candidato fazer perguntas ao entrevistador. Vale perguntar sobre remuneração, benefícios e carga horária, além de questões sobre a rotina de quem ocupa essa vaga e a cultura da empresa. 

7 – Avalie erros e acertos 

Fazer uma autoavaliação também é interessante para superar o medo de entrevista de emprego. Identificar erros e acertos é uma maneira de saber o que repetir e o que evitar na próxima oportunidade. Lembre-se das respostas que não foram tão boas e pense em como melhorá-las. Também é válido entender o que te deixou apreensivo: esqueceu de falar algo importante? Confundiu informações? Você se atrasou? Assim, você faz o possível para que isso não se repita.

[Infográfico] Acabou as entrevistas e o que eu devo fazer agora?

Primeiro, é necessário segurar um pouco a ansiedade para já cobrar a empresa sobre o feedback. Pensando nisso, nós preparamos um infográfico com diversas dicas de como comportar após a entrevista de emprego. Confira:

Dicas de como se comportar após a entrevista

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades