Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Quer motivar a equipe? Aposte no feedback positivo

duas mulheres conversando para ilustrar texto sobre feedback e motivar a equipe

Boa remuneração, bons benefícios, ambiente de trabalho saudável e desenvolvimento profissional estão entre os principais motivos de engajamento no trabalho. Mas, além desses, o feedback positivo também tem se mostrado mais um grande aliado para motivar a equipe.

Muito além do que fazer um elogio para os colaboradores por bons resultados, essa ferramenta, quando bem aplicada,  pode ajudar na retenção de talentos, aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro da empresa. 

blog banner desconto em pós-graduação

Quer saber mais sobre o impacto do feedback positivo nas equipes e o que fazer para aplicá-lo da melhor forma? Então, continue lendo este artigo.

O que é feedback positivo e qual a sua importância

O feedback positivo é uma forma de avaliação que tem como foco o elogio com significado e o reforço das conquistas e pontos fortes de um colaborador ou equipe. Ao contrário do feedback negativo, que foca no erro e no que precisa ser melhorado, esse tipo de devolutiva destaca o bom trabalho de um time ou de uma pessoa, e os incentiva a continuar.

Ele é um excelente recurso para valorizar as competências individuais e coletivas.Quando esse tipo de avaliação é feita, além de fazer os funcionários se sentirem bem, resulta em outros benefícios. Uma pesquisa da consultoria Gallup apontou que 67% dos empregados que têm chefes que focam em seus pontos fortes permaneceram totalmente engajados em suas atividades. 

Enquanto isso, apenas 31% dos colaboradores com chefes que focam em pontos negativos se mostraram comprometidos com o trabalho. Esses dados mostram a importância que o feedback positivo tem na motivação e como o comprometimento deles com a empresa pode ser afetado a longo prazo.

Como dar um feedback positivo para motivar a equipe?

Agora que já conhecemos a importância que o feedback positivo tem no engajamento das pessoas e como isso pode impactar nos resultados da empresa, é importante entender como fazer essa avaliação da melhor maneira. Confira a seguir.

Não espere para dar o feedback

O que geralmente acontece nas empresas é o agendamento de uma data e horários específicos para o feedback, certo? Em empresas onde essa prática existe, normalmente, os gestores anotam tudo o que precisam falar na hora e local combinados. 

Com o feedback positivo precisa ser diferente. Ele tem que ser feito assim que o esforço ou resultado for notado. Quando o gestor espera muito para dar o reconhecimento merecido, o funcionário pode achar que seu trabalho não foi percebido e gerar desmotivação.

Seja autêntico ao falar

Para motivar a equipe ou colaborador através do feedback positivo, é preciso que ele seja autêntico. Em outras palavras, não basta apenas elogiar. Se a sua equipe fez uma apresentação muito boa para outra área, por exemplo, evite falar apenas que foi ótima e que todos gostaram.

Use exemplos de coisas que eles disseram que fizeram a diferença, fale sobre os argumentos, a organização e sobre como o esforço deles contribuiu de fato para o sucesso. Use exemplos concretos e seja sincero e direto.

Leia também: Receber feedback: por que é importante para o seu desenvolvimento?

Faça com que ele seja personalizado

Conhecer o seu time também faz muita diferença na hora de dar esse retorno. Por isso, é importante entender qual é a forma que cada um deles gosta de receber essa avaliação. Mesmo sendo um feedback positivo, existem pessoas que não gostam de ter esse tipo de conversa ou de serem elogiadas em público.

Procure conversar com a sua equipe para conhecer suas preferências quanto ao assunto e use-as para fazer com que eles sintam que têm sua individualidade respeitada.

Foque no esforço e no comportamento

Sabemos que os resultados são importantes para o momento do feedback, assim como as habilidades que permitem que o colaborador desempenhe um bom trabalho.

No entanto, quando se trata do feedback positivo, é preciso focar no esforço e nas ações dele. Quando os gestores fazem isso, estão encorajando-o a desenvolver um mindset de crescimento, além de incentivar o time a ser mais determinado e esforçado na busca por mais resultados.

Para concluir, dar feedback positivo é uma das principais ações para motivar a equipe, garantir seu engajamento e a produtividade. Mas não se esqueça de que, para ser efetivo, ele deve ser autêntico, personalizado, oferecido no tempo certo e focar no trabalho desempenhado pelo time.

E se você quer acelerar a sua vida profissional, saiba que fazer uma pós-graduação EAD ajuda você a atingir esse objetivo. Conheça as opções de cursos de pós-graduação Unopar, inscreva-se e comece hoje mesmo a mudar o seu futuro profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades