Ir para o conteúdo
Você na Pós

Quer desenvolver suas habilidades de liderança? Saiba como o MBA pode te ajudar

As habilidades de liderança são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e, se você pensa em fazer um MBA, está no caminho certo para desenvolvê-las. Além dos conhecimentos técnicos – conhecidos como hard skills – tratados no curso, como finanças, estratégia empresarial e marketing, as habilidades comportamentais – soft skills – podem ser aperfeiçoadas para fazer você se destacar no mercado e nas relações empresariais.

Inteligência emocional, adaptabilidade, comunicação e visão sistêmica da organização,são apenas algumas das soft skills que auxiliam na formação de um profissional com espírito de líder. 

blog banner desconto em pós-graduação

O MBA como ferramenta para desenvolver suas habilidades de liderança

O MBA é uma especialização que vai aperfeiçoar suas competências técnicas e sua formação profissional, mas também pode auxiliar no desenvolvimento de capacidades mais relacionadas à personalidade e às experiências, como capacidade de desenvolver uma relação positiva com o trabalho e seus colegas, por exemplo.

O Fórum Econômico Mundial elaborou, em 2020, “O relatório do futuro do trabalho”, destacando 15 habilidades que vão estar em alta até 2025, segundo dados divulgados pela InfoMoney. São elas:

  • Pensamento analítico e inovação
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
  • Resolução de problemas
  • Pensamento crítico
  • Criatividade
  • Liderança
  • Uso, monitoramento e controle de tecnologias
  • Programação
  • Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
  • Raciocínio lógico
  • Inteligência emocional
  • Experiência do usuário
  • Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
  • Análise e avaliação de sistemas
  • Persuasão e negociação

Nem sempre as habilidades comportamentais são encontradas como pré-requisito para uma vaga de trabalho, mas elas são um diferencial na hora da decisão final. Seja para o seu desenvolvimento pessoal, para a produtividade a longo prazo na empresa ou até mesmo no seu próprio negócio, o comportamento de líder faz a diferença.

Confira outras soft skills que também podem te ajudar a aprimorar seu potencial de liderança:

Pensamento analítico e inovação

Uma demanda que está em alta e que requer uma visão ampla para encontrar e analisar pontos-chave em diferentes projetos. Além da capacidade de identificar conexões entre situações aparentemente sem relação e propor novas soluções.

Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado

É o profissional que se coloca como protagonista da sua jornada de aprendizado e de desenvolvimento e que está sempre em busca de novos conteúdos, ferramentas e projetos.

Resolução de problemas

Essa é uma das competências mais requisitadas no mercado de trabalho. Estar em posição de liderança requer a capacidade de identificar rapidamente os problemas, ter pensamento crítico para encontrar possíveis soluções e planejar uma estratégia para colocá-las em prática.

banner com a frase 7 passos para se tornar um líder de sucesso

Criatividade

A habilidade conhecida como “ter ideias fora da caixa”. A capacidade de sair do padrão, encontrar soluções diferentes e não ter medo de arriscar.

Leia também: Criatividade: qual a importância de desenvolver essa habilidade?

Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade

Se conecta com a habilidade de inteligência emocional. Ser capaz de lidar com diferentes pessoas e situações, manter a calma em situações de estresse.

Persuasão e negociação

A boa comunicação é a chave para as dinâmicas de relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, e ganha ainda mais destaque em um cargo de liderança. É indispensável saber como expor argumentos de forma convincente, ouvir e analisar outras opiniões e estabelecer um diálogo claro.

Todas essas competências podem ser trabalhadas no MBA. Elas vão te ajudar a desenvolver suas habilidades de liderança e alavancar sua carreira. Com o curso, você vai ganhar um olhar diferente em relação ao mercado, para enxergar oportunidades e buscar o equilíbrio entre o conhecimento técnico e o comportamental.

Ficou interessado em todas as possibilidades que o MBA pode te oferecer? Então você vai se surpreender com os cursos da Black Friday.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades