Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras? Veja!

como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras

Hoje em dia, é importante saber como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras, principalmente porque esses dois conceitos estão lado a lado. Um dos principais fatores que potencializam uma decisão profissional é o seu retorno financeiro, afinal, então administrar isso enquanto se conquista cargos mais elevados é essencial.

Com base nisso, trazemos algumas dicas do que fazer para que você não fique perdido em meio às movimentações financeiras e consiga administrar bem o que já se tem, ao mesmo tempo em que busca aumentar a renda.

Dicas de como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras

O primeiro passo a ser estabelecido é o seu objetivo profissional mais amplo: um cargo específico que se pretende alcançar, um negócio que se pretende abrir, etc. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

A partir disso, você deve desmembrar essa meta em várias etapas, por menores que sejam, assim não se depara com algo aparentemente inalcançável, e consegue ir suprindo cada uma das expectativas aos poucos.

No entanto, é preciso ter os pés no chão para traçar a trajetória estabelecida, sem se acomodar por causa dos obstáculos que surgirem eventualmente. 

Tenha para si que não será fácil, mesmo que o seu plano de carreira esteja bem desenhado. Pode ser até que seja necessário mudar de ideia uma hora ou outra, e está tudo bem.

Já no que diz respeito ao financeiro, também é importante lembrar que desafios podem aparecer, comprometendo o orçamento planejado e causando alguns tremores no equilíbrio até então estabelecido. 

Justamente por isso, é válido já direcionar parte do que se pretende guardar para essas possíveis emergências.

Só é importante não fazer disso (distorcer todo o planejamento financeiro por conta de uma emergência súbita e inesperada) um hábito, então vale calcular o grau de importância desse obstáculo e se realmente é imprescindível lidar com ele naquele mês.

Estabeleça um cronograma

Não há nada que se possa fazer sem levar em consideração o tempo. Trata-se de um fator importante na definição de metas e objetivos. 

As possibilidades se desdobram entre curto, médio e longo prazo, e o profissional organizado financeiramente deve saber diferenciar bem essas três marcações.

O cronograma a longo prazo diz respeito ao que você quer lá no seu futuro, entrelaçado com o objetivo profissional mais amplo. 

Para lidar com essa questão da melhor maneira possível, é necessário se perguntar: qual a faixa salarial de alguém com o cargo que se pretende alcançar? Em quantos anos você acredita, com base em sua experiência, que pode chegar lá?

O médio prazo não deve soar tão inalcançável, e diz respeito a metas que se estabelece tendo em mente os meses que se tem à frente. 

Ninguém muda de cargo ou ganha uma promoção de um dia para o outro, mas nada lhe impede de traçar um plano realista e se antecipar em relação a um futuro próximo.

Mas ainda mais importante do que as outras metas financeiras, é entender o seu presente: quanto se ganha no período atual, quais são as suas despesas e o que se deve fazer para administrar a ponto de conseguir guardar o valor desejado. 

Nas metas de curto prazo, o ideal é incluir o que é mais importante e urgente.

Exemplos de metas financeiras

Renda fixa

Um exemplo de meta financeira de curto prazo, ou seja, de maior urgência, é conquistar uma renda fixa, em um lugar que te forneça uma renda mensal de valor fixo é primordial. 

Dentro dessa meta, você pode colocar objetivos como: a busca por vagas de emprego, cursos e atividades extracurriculares que possam aumentar suas chances de ser selecionado, a preparação para as possíveis entrevistas.

Renda extra

Outra meta financeira que faz parte da sua vida profissional é a busca por uma renda extra. Nisso, entra a importância do cronograma, uma vez que você terá estabelecido quanto pretende ganhar com o passar dos meses e anos. 

Para alcançar com mais facilidade esses objetivos, o recomendado é buscar algumas rendas extras. 

Logo, os objetivos atrelados a essa meta envolvem o cadastro em uma plataforma de freelancer ou o ingresso em grupos desse tema, onde são compartilhadas algumas oportunidades. Estabelecer um bom networking também está relacionado a essa etapa.

Controle de gastos

Gastar menos também pode ser uma meta, principalmente se você se deparou com a infeliz surpresa de que não está conseguindo guardar dinheiro com o salário que ganha atualmente. Uma coisa leva a outra e pode ser que você precise unir essa meta a alguma das outras.

Alguns aplicativos podem ajudar a controlar melhor os seus gastos. Acredite: colocar tudo no papel abre a mente e faz você entender que está concentrando parte do orçamento em algumas coisas desnecessárias (como entrega de comida ou viagens por aplicativo, por exemplo), e ajuda a manter os pés no chão. 

Agora, como alcançar objetivos profissionais e metas financeiras sem um bom estudo por trás? Uma boa notícia é que, com a ascensão da tecnologia, é possível conquistar o seu desejado certificado sem sair de casa, com uma pós-graduação em 6 meses. Aproveite!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades