Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

O que faz um pedagogo? Entenda um pouco mais dessa carreira

O pedagogo é o profissional responsável pela construção de conhecimentos. E essa relação com o ensino e a aprendizagem faz com que, muitas vezes, a função seja vinculada ao âmbito escolar. 

Contudo, quem opta pela carreira em pedagogia conta também com a possibilidade de atuação em diferentes frentes do processo de aprendizagem. Empresas, hospitais e ONGs são exemplos de outros contextos de atuação desses profissionais à frente de práticas educativas.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Quer entender um pouco mais sobre o que faz um pedagogo? Confira este artigo até o final e conheça mais sobre a atuação desse profissional.

Afinal, o que faz um Pedagogo? Veja a atuação desse profissional

Sem dúvida uma das atuações mais tradicionais do pedagogo está associada ao âmbito escolar. Nesse contexto, esses profissionais são responsáveis por articular todo o processo pedagógico, podendo atuar tanto em sala de aula quanto como gestores educacionais

Mas a carreira de pedagogia permite também a atuação em espaços não-escolares. Na esfera corporativa, por exemplo, esses profissionais são capacitados para contribuir com a formação de pessoas e organizações, desempenhando funções de gestão, consultoria e treinamentos. Também podem ser responsáveis pela produção de materiais pedagógicos, ou atuando ainda na educação de alunos hospitalizados, por meio da Pedagogia Hospitalar.

Leia mais: Pós-graduação para quem fez Pedagogia: 6 opções de cursos

A seguir, entenda por que o pedagogo é tão indispensável para o funcionamento de uma instituição de ensino.

As funções do pedagogo na escola

Algumas atuações mais comuns do pedagogo na escola são:

  1. Professor

O profissional que opta pela licenciatura em pedagogia é habilitado para trabalhar com alfabetização. Dessa maneira, tem a possibilidade de atuar como professor na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

  1. Educação de Jovens e Adulto

Pedagogos e pedagogas podem ministrar aulas nas séries de EJA — Educação de Jovens e Adultos. 

  1. Orientação educacional 

Nessa frente de atuação, os pedagogos podem contribuir com o acompanhamento vocacional e o direcionamento dos estudantes em suas escolhas profissionais. 

  1. Gestão escolar

O pedagogo pode atuar em cargos de liderança educacional, como, por exemplo, nas funções de supervisão, coordenação ou direção escolar.  

  1. Coordenação Pedagógica

Comprometido com o desempenho acadêmico, esses profissionais podem atuar na coordenação pedagógica da escola, assegurando a potencialização do processo de aprendizagem dos alunos.

Para reconhecer a atuação desses profissionais indispensáveis para as práticas de ensino, o Dia do Pedagogo ganhou destaque no calendário escolar, celebrado anualmente no dia 20 de maio.

Transforma a sociedade por meio da educação

A função do pedagogo é multifacetada. Na esfera escolar, é importante que esses profissionais tenham sempre uma visão contemporânea da educação, atuando de maneira alinhada às novas metodologias e recursos didáticos inovadores para o processo de ensino-aprendizagem.

Para isso, é fundamental que, além de desenvolver as habilidades do educador do século XXI (como as soft skills e people skills), os pedagogos também se apoiem em parceiros comprometidos em transformar a sociedade por meio da educação.

A missão da SOMOS Educação é atuar como parceira integral das escolas. Com um amplo portfólio de soluções educacionais voltados para a Educação Básica, a SOMOS está comprometida em apoiar cada integrante do ecossistema escolar – alunos, pais, educadores, gestores e mantenedores de escolas privadas – em seus objetivos educacionais.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo! Ele foi preparado pela equipe da SOMOS Educação.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades