Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Vai candidatar-se a vagas de emprego? Saiba como escolhê-las!

candidatar-se a vagas de emprego

Quando iniciamos a procura por uma oportunidade de trabalho, pensamos em candidatar-se a vagas de emprego em aberto em diferentes sites de busca. Para não nos perdermos, é importante ter clareza do que queremos em nossa trajetória profissional e manter o foco em vagas que sejam compatíveis com nosso perfil profissional. 

Além disso, ao nos candidatarmos para vagas em empresas que possuem valores parecidos com os nossos, aumentamos nossas chances de nos tornarmos o candidato ideal para ocupar aquela vaga. 

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Pensando nisso, confira abaixo dicas para pensar antes de se candidatar para vagas dos seus sonhos:

Dicas para candidatar-se a vagas de emprego

Antes de aplicar para uma vaga de emprego, é necessário pensar em alguns fatores, como se está próximo de sua casa, se a empresa oferece benefícios, compatibilidade da cultura da empresa, entre outros. Confira algumas dicas para se dar bem para uma oportunidade:

1 – Autoconhecimento

Se considerarmos a procura da vaga dos sonhos como um processo, o primeiro passo é se autoconhecer. Entender qual é o nosso perfil e conseguir apresentá-lo com assertividade exige dedicação. 

Por isso, reserve um tempo para refletir sobre suas preferências, suas capacidades, o tipo de ambiente onde mais gostaria de trabalhar, seus valores, o que realmente importa para você e quais são seus objetivos de carreira no curto, médio e longo prazo. 

2 – Saiba mais a fundo da empresa dos sonhos

Conheça a fundo a organização em que deseja trabalhar. Antes de se candidatar para uma vaga, pesquise ao máximo sobre o mercado, produtos, serviços, missão, visão e valores da organização. E isso vai muito além de acessar o site institucional. 

Amplie sua busca e pesquise nas redes sociais e em sites de notícias. Descubra o nível de formalidade, rotina de trabalho, flexibilidade de horários, estilo de gestão, políticas de relacionamento com clientes, etc. Com essas informações à mão, compare seu perfil e o da organização, e tente entender se eles combinam. 

É importante avaliar o produto ou serviço que a empresa está vendendo. É o produto ou serviço fim da empresa que justifica o fato de todos os seus colaboradores investirem suas capacidades e tempo no negócio. Então, questione se você acredita nesse produto ou serviço e se teria orgulho de trabalhar nessa organização.

3 – Fique de olho na localização da companhia

Fique atento à localização da empresa e ao seu tempo de deslocamento para o trabalho todos os dias. Períodos muito extensos de deslocamento podem gerar um alto nível de estresse e que se tornará insustentável com o tempo. 

Vale ressaltar que passamos grande parte de nosso tempo no trabalho. Por isso, é tão importante escolher bem onde queremos atuar e buscar por organizações que terão condições de nos oferecer oportunidades de aprimorar nossas capacidades e aumentar nosso engajamento e satisfação pessoal. Mantenha isso em mente antes de começar a procura por sua vaga dos sonhos!

4 – Confira os benefícios da empresa

Avalie também o salário, os benefícios (como plano de saúde e vale-alimentação) e se as políticas de reconhecimento e crescimento oferecidas pela organização atendem suas expectativas.

Como conseguir um emprego dos seus sonhos?

Confira o que você precisa fazer para ter mais chances de ser aprovado na oportunidade que se candidatou:

1 – Atualize o seu currículo

Atualize o seu CV para ter mais chances de conseguir o emprego dos seus sonhos. Quando um headhunter vê possíveis candidatos para uma vaga, esses profissionais precisam ver se o documento possui informações corretas, como se um telefone está correto ou mesmo se há o emprego atual. Fique atento nisso!

2 – Busque a sua rede de contatos

É importante sempre fazer networking em diversas situações. Seja quando você faz uma pós-graduação, seja quando você fala sobre os seus sonhos com um familiar, amigos, colegas de trabalho e muito mais. Com uma rede de contatos, há grandes chances de ser lembrado em uma possível vaga, por exemplo.

3 – Evite mentiras

Tanto no currículo quanto em uma entrevista, evite mentiras, como falar que possui inglês fluente quando, na verdade, tem um conhecimento básico do idioma.

4 – Faça uma lista de empresas

Tenha um tempo para pensar nas empresas que quer trabalhar. Depois de feita essa lista, verifique no LinkedIn ou mesmo em sites de empresas para ver se possuem vagas em sua área. Isso é um jeito mais adequado para não ficar procurando e se aplicando em vagas que não tenham tanta relação com o que você deseja. 

Depois de saber como candidatar-se para vagas de emprego e também como conseguir o emprego dos seus sonhos, outra dica é se atualizar no mercado de trabalho com uma pós-graduação EAD, ótima forma de estudar onde você quiser e ainda de virar um destaque em um processo seletivo. Confira!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades