Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Qual a importância de manter contato com ex-chefes e colegas de trabalho?

imagem para ilustrar o texto de colegas de trabalho

Começar em um novo emprego é uma grande mudança, afinal, passamos boa parte dos nossos dias trabalhando. Precisamos nos acostumar com a nova empresa, entender suas rotinas, se habituar com a cultura e conhecer as pessoas que serão seus novos chefes e parceiros profissionais. Em meio a tantas transformações e novos relacionamentos, pode surgir uma questão: como fica o contato com antigos líderes e colegas de trabalho?

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Com um novo cotidiano, é normal e esperado que as relações mudem. Se antes você interagia todos os dias com as pessoas do seu emprego, agora essa proximidade pode não se manter a mesma. Contudo, se a sua saída foi tranquila e sem atritos, não há motivos para cortar laços com profissionais que te acompanharam durante aquele período.

Devo manter contato com ex-chefes e colegas de trabalho?

O ideal é manter o contato, mesmo que ele não seja tão frequente como antes. Até porque trocar de emprego, mudar de área ou apenas migrar para outro setor, dentro da mesma empresa, são movimentos normais e cada vez mais comuns no mercado de trabalho. O que significa que você, provavelmente, vai ter muitos parceiros de trabalho ao longo da vida profissional, e essa é uma grande oportunidade para a sua carreira.

Isso porque o relacionamento que cultivamos com colegas e chefes não deve ficar restrito ao período de trabalho, afinal, não há razão para isso. Todo o aprendizado, trocas, crescimento e laços construídos se mantêm, seja na vida pessoal ou profissional, e têm tudo para render ótimos frutos.

Mesmo de longe, ainda podemos aprender muito com esses profissionais, conservar a amizade e garantir que as portas estarão abertas para oferecer ou receber propostas de trabalho. Lembre-se que o movimento do networking deve se basear em dois pilares: cultivar relações e fazer novos contatos. Por isso, não deixe de trabalhar para manter as pessoas que já estão na sua rede, por mais que, agora, com um contato mais limitado.

4 motivos para mantê-los na sua rede de contatos

Todavia, se você ainda não se convenceu da importância de conservar as amizades de empregos antigos, separamos quatro motivos práticos que vão fazer você mudar de ideia, veja abaixo.

1 – Não diminuir seu networking

Reduzir a quantidade de profissionais em seu networking não é uma boa ideia, tendo em vista que as oportunidades e chances de aprender aumentam conforme a sua base de contatos também aumenta.

Por mais que colegas antigos não façam mais parte do seu dia a dia, eles continuam importantes para a sua vida profissional. Pense só: eles trabalharam diretamente com você durante um certo período, contaram com as suas habilidades, sabem quais são os seus pontos fortes e, provavelmente, nutrem algum carinho por você.

Não vale a pena jogar todo esse relacionamento fora só porque você mudou de emprego, muito pelo contrário. Essa é uma oportunidade para manter os laços fortes e pensar no futuro, quando tais pessoas podem lembrar de você para um processo seletivo ou outras oportunidades valiosas.

2 – Manter o relacionamento com profissionais da sua área

Além disso, continuar em contato com profissionais da sua área, mas que atuam em outras empresas e contextos, é extremamente benéfico. Eles podem apresentar novas ideias, discussões que ainda não chegaram para você, tendências e também sugerir debates proveitosos.

A distância, inclusive, pode fazer surgir uma série de conversas sobre a área, com perspectivas novas e caminhos que você talvez não tenha enxergado antes. A diferença de cenários e contextos é valiosa e sempre gera reflexões para ambos os lados: você pode puxar conversas sobre o seu cotidiano, e antigos colegas, sobre o deles.

3 – Ampliar seus conhecimentos

Essas discussões aumentam o seu conhecimento sobre o setor e a profissão, outro benefício de manter o contato com antigos chefes e colegas. Eles trazem novidades, geram curiosidade, te ensinam sobre outras abordagens para o trabalho e podem até mesmo dar dicas de especializações.

Todavia, não se esqueça da educação tradicional para ampliar e atualizar suas habilidades técnicas. Cursos, treinamentos e uma pós-graduação EAD também são essenciais nesse processo, representando grandes diferenciais para a sua carreira.

4 – Conseguir novas oportunidades profissionais

Por fim, sabemos que conseguir indicações e vagas de emprego não é o objetivo final do networking, mas manter contato com pessoas que te conhecem como profissional pode abrir portas. Lembre-se que, especialmente quem já trabalhou com você, sabe do seu potencial, conhece seu trabalho, confia e acredita em você. Isso tudo faz a diferença na hora de pensar em um profissional que se encaixaria em um processo seletivo.

Além disso, quando você nutre esse relacionamento, e deixa seu nome “fresco” na memória de outros profissionais, eles podem se lembrar de você. Seja para uma vaga em suas empresas ou indicações para outros profissionais, essa rede é capaz de mudar a sua carreira, mas isso só acontece quando mantemos o contato com nossos antigos e atuais colegas de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades