Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como fazer um networking de forma natural e eficiente: 7 dicas

Todo profissional já ouviu falar sobre a importância de ter uma rede de contatos, não é mesmo? Mas você sabe como fazer um networking de forma natural e eficiente, de fato? O processo é um pouco mais complexo do que apenas adicionar pessoas da sua área no LinkedIn ou ter vários contatos profissionais na agenda do celular, por exemplo.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

É preciso ir além, e tendo em vista que fazer um bom networking é capaz de impulsionar a sua carreira, “dominar essa arte” pode ser um excelente diferencial para você. Por isso, preparamos um material só sobre as melhores práticas em networking, que você pode conferir agora.

Afinal, o que é networking?

Vamos começar esclarecendo o termo: o que de fato “networking” significa? O termo vem do inglês “net”, traduzido como “rede”, e “work”, que é trabalho. Ou seja, estamos falando de uma rede de trabalho criada para trocas profissionais.

Para ficar mais fácil de visualizar, imagine uma teia de aranha, onde cada intersecção representa uma pessoa a contribuir para que a teia se mantenha em pé. De contato em contato, vamos conhecendo mais profissionais e ampliando nossa rede, gerando benefícios mútuos e muito aprendizado.

A ideia é a base de qualquer conexão humana na vida em sociedade: conseguir cultivar relacionamentos genuínos na base da troca, proporcionando experiências diversas e enriquecedoras. Alguns exemplos são o compartilhamento de materiais da sua área profissional, discussões frutíferas sobre o mercado de trabalho e a oportunidade de entrar em contato com ideias novas.

Mas, acima de tudo, é essencial entender que o espírito colaborativo é o que move o networking.

Cuidado: cultivar uma rede de contatos é diferente de ser interesseiro

Quando falamos em “ter uma rede de contatos”, muitas pessoas acreditam que se trata de uma forma de se aproveitar de outros profissionais para atingir seus próprios interesses. Contudo, esse pensamento vai no caminho oposto do objetivo de um networking bem feito.

Conseguir parcerias e oportunidades de negócios podem, sim, ser o resultado de ter uma rede de contatos consolidada, mas apenas como consequência de estar conectado com pessoas que compartilham interesses e oportunidades em comum. São possibilidades que surgem a partir de uma troca que já está sendo benéfica para ambas as partes.

Dessa forma, se você só pensa em network para atingir objetivos unilaterais, como chegar a uma vaga em uma empresa específica, volte duas casas e repense essa estratégia. Afinal, ninguém gosta de se sentir usado, e lançar mão dessa “técnica” pode surtir o efeito oposto. As pessoas podem sentir antipatia por você, no lugar de contribuir para o seu crescimento profissional.

Como fazer um networking de forma natural e eficiente?

Então, com tudo isso em mente, como devemos agir para fortalecer nossa rede de contatos com relacionamento genuínos?

1 – Fazer networking é um processo demorado

O primeiro passo é ter em mente que criar conexões verdadeiras leva tempo, e fica mais fácil de entender os motivos quando enxergamos o networking como qualquer outro relacionamento autêntico. É preciso trabalhar para conquistar a confiança de alguém e ganhar certa proximidade e, na vida profissional, o mesmo processo acontece.

Logo, é importante ter calma e compreender que sua rede de contatos vai aumentar – e se consolidar – junto com a sua carreira, mas isso não significa se acomodar e esperar tudo cair do céu.

2 – Entenda onde estão as pessoas de quem você quer se aproximar

Contudo, se você não sabe por onde começar, é importante entender com quem você quer estabelecer essas conexões. Uma boa forma de ter clareza sobre isso é identificando quais são os perfis que te inspiram e optando por pessoas com interesses em comum, com quem você vai conseguir estabelecer uma conversa. Por exemplo, pode ser interessante focar em profissionais do mesmo nível hierárquico que você.

E sabendo disso, você deve começar a procurar onde elas estão, e aqui, o céu é o limite. Podemos estar falando de colegas de pós-graduação, por exemplo, parceiros de trabalho e palestrantes em eventos da sua área. Mas não se esqueça de perfis interessantes no LinkedIn, pessoas que fazem parte dos seus grupos e fóruns online e que você acompanha nas redes sociais.

3 – Não perca oportunidades para se apresentar, mas não seja inconveniente

É claro que precisamos dar um empurrãozinho, mas esse processo de aproximação não precisa ser artificial e inconveniente. E aqui, a melhor forma de fazer isso é demonstrando interesse e também como você pode contribuir.

Por exemplo, depois de uma palestra online, você pode adicionar o palestrante no LinkedIn e mandar uma mensagem a ele. Aos poucos, expresse como as informações que ele compartilhou foram importantes para você, e também tente estabelecer uma conversa mostrando seu ponto de vista ou trazendo novas ideias.

Outra possibilidade é interagir com outros profissionais em um evento presencial. Converse sobre o tema do evento, fale um pouco de você, ouça o que as pessoas têm a dizer e, no fim, troque contatos.

Existem milhares de formas de iniciar essa abordagem com desconhecidos, mas quem disse que só fazemos networking com quem ainda não conhecemos?

4 – Lembre-se de quem já está ao seu redor

Se você está na faculdade, pós-graduação ou já trabalha, isso significa que você conhece e está rodeado de pessoas que podem compor sua rede de contatos. E concordam que trabalhar esses relacionamentos pode ser muito mais simples e natural?

5 – Mantenha o contato e as trocas de conhecimento

Lembram do que mencionamos lá no começo? Ter uma agenda de celular cheia de contatos ou centenas de contatos no Linkedin não é o suficiente para networking. Portanto, trabalhe para cultivar os relacionamentos que você conquistou.

Inicie conversas, se coloque à disposição para ajudar, envie materiais que podem ser relevantes para a outra pessoa, marque cafés ou encontros virtuais e se faça presente. Networking é muito mais sobre a qualidade das relações do que sobre números de contatos e, por isso, se manter presente é o segredo para a longevidade das conexões.

Até porque só entrar em contato quando você precisa de alguma coisa está longe de ser uma boa prática de networking.

6 – Use o LinkedIn de forma estratégica

O LinkedIn nos oferece dezenas de oportunidades para fazer networking e manter relacionamentos, então não desperdice essa chance e comece agora a repensar sua postura na rede social.

O ideal é se manter ativo em seu perfil, compartilhando notícias e conteúdos interessantes sobre a sua área e, quem sabe, até mesmo publicando alguns artigos. Mas além disso, uma ótima dica é usar o LinkedIn como uma ferramenta de interação.

Curta, comente e compartilhe posts dos seus contatos, adicione conexões novas que façam sentido, converse com as pessoas e esteja sempre disposto a ajudar. Dessa forma, você vai garantir que está sendo visto pelos outros, além de conseguir o benefício mais valioso do networking: trocar conhecimento.

7 – Esteja sempre envolvido em eventos profissionais

Por mais que você já tenha uma boa rede de contatos, se manter ativo na formação de um networking só vai te trazer benefícios. Você vai encontrar pessoas novas, entrar em contato com novidades do mercado e trocar experiências com profissionais recém-formados, cheios de ideias novas. Por isso, não perca oportunidades e não se acomode, sempre temos algo para aprender e pessoas interessantes para conhecer. 

Inclusive, se estiver em busca de um evento para os próximos dias, não deixe de se inscrever no Carreira em Pauta 2022. Durante três dias, profissionais qualificados vão abordar temas como realização de metas, educação e tecnologia em palestras 100% online.

Essa pode ser uma ótima oportunidade para colocar em prática o que você aprendeu sobre como fazer um networking de forma natural e eficiente, além de te garantir um certificado de participação em palestra.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades