Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ser confiante no trabalho: 7 truques para aplicar no dia a dia

imagem de um casal com sombras de super-heróis para ilustrar o texto de como ser confiante

O ambiente de trabalho apresenta diversas situações adversas que podem tirar o sono de algumas pessoas. Com isso, muitos profissionais gostariam de aprender formas de como ser confiante e acreditar no próprio potencial para tornar esses desafios mais fáceis.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Não é uma tarefa impossível de se realizar, mas exige muita dedicação e, principalmente, a crença do profissional de que ele tem todas as qualidades e forças necessárias para superar esse obstáculo e ser mais confiante.

Como ser confiante apesar das inseguranças?

Em primeiro lugar, é possível ser confiante mesmo carregando diversas inseguranças. O que vai te fazer seguir em frente não é derrotar todos os seus medos de uma vez só, mas acreditar que, mesmo sendo difícil, você vai superar as dificuldades aos poucos e conseguir atingir suas metas, mesmo que demore mais tempo do que você gostaria. 

Confiança não é a ausência do medo, mas, na verdade, a coragem de tentar a todo custo.

Em segundo lugar, está o fato de que encarar algo novo é uma oportunidade de aprendizado. Então, você só tem a ganhar quando se dispõe a tentar, mesmo que o resultado não seja o esperado. Você tentou, aprendeu algo novo e vai estar mais preparado para a próxima vez que surgir uma situação semelhante.

Para ajudar, preparamos uma lista com sete dicas para você conferir e se tornar mais confiante no trabalho!

1 – Valorize suas qualidades

Todo mundo tem defeitos e qualidades, mas pessoas com baixa autoconfiança costumam focar apenas nas próprias partes ruins da sua personalidade e esquecer de valorizar o que tem de bom para apresentar.

No processo de adquirir mais confiança em si mesmo, comece elaborando uma lista com todas as suas qualidades e características marcantes. Não foque apenas naquelas que se encaixam no campo profissional, mas também no que você tem de bom para apresentar para seus amigos e familiares. 

2 – Faça cursos e se aprimore profissionalmente

Você se torna um profissional mais confiante quando se torna mais capacitado. Faça cursos de aperfeiçoamento que tenham a ver com a sua área de atuação ou procure novos interesses para se aprofundar. Estudar desperta em nós a sensação que estamos mais preparados e prontos para novos desafios.

No mundo atual, está cada vez mais fácil e prático se aprimorar e buscar conhecimento. O ensino EAD está cada vez mais forte no mercado e uma pós graduação e MBA online são boas pedidas para quem quer continuar aprendendo mesmo depois de formado.

3 – Seja receptivo com elogios e acredite neles

Muitos de nós temos dificuldades de receber e aceitar um elogio. Mais do que ficar sem graça, pessoas com falta de confiança têm muita dificuldade em acreditar que é merecedor do elogio e, em alguns casos, até interpretam a atitude como deboche ou ironia. 

Leia também: Síndrome do impostor: quais os sintomas e como se livrar?

Para reforçar sua confiança, reverta o processo. Seja sempre muito grato a todos os elogios que receber e mentalize eles para você realmente acreditar que você é digno de cada comentário positivo que receber.

4 – Pense positivo

Quando surgir um problema ou desafio no trabalho, evite que seu primeiro pensamento seja o fracasso ou o que pode dar errado. Foque nas coisas boas, no aprendizado que você terá, no quanto você pode crescer nas adversidades e se tornar um profissional mais preparado e, obviamente, nas chances que você tem de ter sucesso.

Você não tem nada a perder quando é otimista em relação ao seu futuro. Além de te dar mais confiança, acreditar que as coisas vão dar certo no final faz com que você se empenhe mais nas suas tarefas, aumentando suas chances de sucesso. 

5 – Faça uma lista de metas

Criar metas é se planejar. E, quando você se planeja automaticamente, você raciocina sobre o que pode dar certo e errado nos seus planos, e antecede imprevistos. Isso te ajuda a estar preparado para os percalços que você encontrar pelo caminho e, quando uma dificuldade surgir, você já sabe como lidar com ela e vencê-la.

No momento de criar esta lista, é importante lembrar que situações são mutáveis e talvez nem tudo saia como o planejado – e está tudo bem. Isso não quer dizer que seus planos não darão certo ou que você deve desistir deles. Apenas que você terá que recalcular suas estratégias e encontrar um caminho melhor para atingir seus objetivos.

Lidar com um imprevisto também é uma forma de se fortalecer e se tornar mais confiante. Quando você supera uma situação adversa inesperada, você enxerga o quão capaz você é e aprende que, por mais que seja difícil, todo obstáculo pode ser superado. 

6 – Não se preocupe com o que os outros pensam

É normal encontrar pessoas que vão nos desestimular e até dizer coisas que nos magoam, seja na vida pessoal e na profissional. O melhor a se fazer é se blindar e ignorar essas opiniões.

Você sabe do que é capaz, do seu potencial e do quanto você se esforça para atingir os seus objetivos. Não deixe que a opinião de terceiros abale sua confiança e aja da forma que você acha que é a mais correta e adequada para você. O foco deve ser sempre o seu trabalho e os seus resultados.

7 – Seja solidário e ajude seus colegas quando eles precisarem

A melhor forma de ser ajudado é ajudando. Seja solícito e empático quando um colega de trabalho encontrar dificuldade nas tarefas dele, pois a próxima vez pode ser você a pessoa precisando de ajuda e desejando uma mãozinha para facilitar o seu caminho.

É comprovado cientificamente que ajudar os outros e se sentir útil traz a sensação de felicidade para o nosso cérebro. Isso reflete de várias formas em nós, inclusive aumentando nossa autoestima e confiança.

Colaborar com seus colegas é uma boa maneira de aprender mais sobre tarefas que você não domina bem ou não está tão inteirado das informações e repassar o que você sabe para um outro. Fora que é uma ótima forma de trabalhar sua confiança, te fazendo enxergar que você não só é capaz de fazer atividades desafiadoras como também ensinar o que você sabe.

No MBA online da Unopar, você aprende e compartilha conhecimento na mesma medida sem sair de casa, exercitando não só como ser confiante ao trabalhar suas qualidades ao máximo como colocando em prática todo o seu potencial.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades