Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Leitura e interpretação de texto: como melhorar suas habilidades?

Pensa rápido e cite uma profissão que não envolva o ato de ler entre suas principais funções, seja analisar um relatório, escrever atas, documentar acontecimentos, além de outras responsabilidades que exigem leitura e interpretação de texto muito bem apuradas.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

É por esse motivo que ter uma boa leitura é uma das habilidades mais procuradas entre recrutadores das principais empresas. Muito além de compreender um texto e seus significados, ter essa skill apurada significa conseguir interpretar dados, ter uma comunicação ágil e mais criatividade.

Não é só saber ler bem

Alguns podem confundir ter uma boa leitura e interpretação de texto com possuir um bom repertório gramatical, escrever bem e conseguir entender “textos difíceis”. Isso faz parte, porém é apenas uma parte.

Quando você recebe um relatório de desempenho, por exemplo, e consegue retirar daqueles dados o cenário que sua empresa está vivendo e como os números podem ser melhorados, você está praticando uma boa interpretação de texto.

O mercado enxerga leitura no sentido mais amplo da palavra, como a capacidade de “ler” situações através das informações que você recebe ou produz. Desta forma, você consegue identificar problemas e soluções de forma mais rápida e chegar nos resultados que a empresa precisa no menor tempo possível.

É claro que uma coisa depende da outra. Quem sente dificuldades de ler textos longos, seja por problema de foco ou dificuldade linguística, dificilmente terá agilidade na hora de interpretar e retirar dos dados os resultados que precisa e, por isso, ambas as habilidades são igualmente necessárias para quem quer ter sucesso.

Aprimorando sua leitura e interpretação de texto

A primeira dica para você que quer melhorar essa habilidade é a mais básica de todas: leia muito. Livros, notícias, revistas, artigos de opinião ou textos técnicos do seu campo de trabalho. Quanto mais variado for seu hábito de leitura, mais repertório linguístico você vai ter e mais facilidade seu cérebro vai encontrar na hora de interpretar o que você está lendo.

Fora isso, o hábito de leitura traz outros benefícios, como ter uma boa memória, ser uma pessoa mais criativa e também mais comunicativa. Quem lê bem escreve bem, e quem se destaca nessas duas habilidades têm mais chances no mercado de trabalho.

Leia também: Como escrever e-mail corporativo sem erros?

No momento da leitura, é muito importante ter um dicionário por perto para consultas. Quando a gente lê um texto, encontramos palavras que desconhecemos e não buscar o significado delas prejudica a interpretação, sendo que essa não é uma boa prática de leitura.

Em uma situação de trabalho qualquer erro devido ao mau entendimento de uma palavra pode interferir negativamente nos resultados encontrados. Por isso, não hesite em buscar a ajuda de um dicionário ou tirar suas dúvidas com algum colega. Não é nenhum sinal de vergonha não saber de tudo. 

Exercite a leitura atenta

Leia atentamente cada frase do texto. Não tenha pressa para terminar sua leitura por mais que ela seja extensa. Se for preciso, divida seu material em blocos de leitura e faça pequenas pausas entre eles para que a tendência de desfocar seja menor.

Muitos de nós costumamos apenas ler superficialmente ou pular algumas partes do texto quando achamos que já dominamos o assunto ou já temos conhecimento do que está escrito. Esta é uma má prática de interpretação de texto, pois dessa forma deixamos passar informações que não sabemos e que talvez façam uma grande diferença na hora de entender o documento, absorver seu conteúdo e encontrar soluções.

Não se esqueça que um colaborador que não domina corretamente a área em que atua não consegue lidar com suas responsabilidades da melhor forma possível, deixando sempre a desejar e prejudicando o desempenho de toda a equipe.

Uma outra boa dica para exercitar a leitura atenta é ler o mesmo conteúdo duas ou mais vezes, para ter certeza que entendeu tudo corretamente e não deixou passar nenhum detalhe importante por distração.

Com a prática, você verá que sua leitura e interpretação de texto vão melhorar naturalmente.

Repasse aquilo que você aprendeu

Essa é uma boa forma de fixar na sua memória tudo que você aprendeu lendo e interpretando. Faça um pequeno resumo de tudo que você conseguiu absorver por escrito ou crie uma rápida apresentação listando todas as informações que você acha que são importantes e estude o que você produziu.

Se você tiver a oportunidade, apresente seu resumo em voz alta para algum colega de trabalho ou familiar, para fixar ainda mais as ideias na sua cabeça. Não precisa ser nada muito longo ou complexo. Apenas o fato de reconstruir tudo que você leu e armazenou com as suas palavras já ajuda seu cérebro a memorizar todas as informações. 

Uma dica de ouro para aprimorar ainda mais a leitura e interpretação de texto é continuar estudando mesmo depois de graduado é essencial. Na Pós Anhanguera. você encontra cursos de várias de conhecimento que vão suprir suas necessidades com excelência e te tornar um profissional ainda mais preparado para o mercado.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades