Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Candidatura simplificada no LinkedIn: o que é e como usá-la?

candidatura simplificada no LinkedIn

A realidade é simples: para ter mais chances de ser chamado para uma entrevista, o profissional deve candidatar-se a um grande volume de vagas, mas que sejam alinhadas ao seu perfil. E é aí que entra a candidatura simplificada no LinkedIn.

Durante os processos seletivos, há inúmeros fatores que podem influenciar na alteração ou modificação da situação de um candidato.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Por isso, é fundamental estar preparado para possíveis imprevistos e tentar manter o número de candidaturas o mais elevado possível.

Entretanto, o processo de postulação para múltiplas vagas pode acabar sendo extenso, complexo e bastante demorado, caso não haja uma opção facilitada.

No artigo de hoje, vamos entender melhor o funcionamento da candidatura simplificada no LinkedIn, como ela é vista pelos recrutadores e como utilizá-la durante a busca de empregos.

Confira!

O que é uma candidatura simplificada no LinkedIn?

A candidatura simplificada no LinkedIn é um dos principais recursos para os profissionais que buscam iniciar múltiplos processos seletivos durante o mesmo período de tempo.

Através de um botão presente em alguns anúncios de emprego, os candidatos podem postular-se a vagas rapidamente, sem serem redirecionados a outros sites externos.

Em geral, todas as informações do candidato são preenchidas automaticamente, bastando que o profissional verifique seus dados, anexe seu currículo e envie a inscrição para a empresa em questão. 

Todo o processo pode ser concluído em menos de um minuto, sendo extremamente benéfico àqueles que ainda possuem uma grande quantidade de vagas para as quais se candidatar.

Como utilizar a candidatura simplificada no LinkedIn?

Utilizar a candidatura simplificada no LinkedIn é extremamente fácil e simples.

Tudo o que o profissional precisa fazer é encontrar um cargo listado na seção de vagas da plataforma e clicar em “Candidatura Simplificada”.

Após isso, todas as informações referentes às experiências anteriores, à educação e às habilidades do candidato serão compartilhadas com os recrutadores.

Quando me candidato a uma vaga no LinkedIn, quem pode ver?

Durante o uso da candidatura simplificada no LinkedIn, as únicas pessoas que podem ver as postulações a uma vaga são os recrutadores que a publicaram.

Inicialmente, eles têm acesso a uma lista de candidatos que demonstraram interesse pelo cargo utilizando a candidatura simplificada no LinkedIn para agilizar o processo.

Entretanto, as únicas informações disponíveis, em um primeiro momento, são:

  • O nome do candidato;
  • Sua localização;
  • E sua foto de perfil.

Para ter acesso a quaisquer outros dados adicionais – incluindo o currículo anexado -, os recrutadores devem selecionar um perfil a partir dessa lista inicial e expandi-lo.

Por essa razão, é primordial manter as principais seções do LinkedIn atualizadas, adicionando uma foto de perfil profissional e uma headline atraente e persuasiva. 

Afinal, os entrevistadores passam cerca de apenas 30 segundos examinando quais profissionais desejam verificar mais a fundo!

Ao iniciarem essa análise mais minuciosa de cada candidato, os recrutadores podem, então, conhecer mais sobre o profissional, tendo acesso ao seu perfil na plataforma e, também, ao currículo anexado.

O que quer dizer que minha candidatura foi visualizada no LinkedIn?

Receber uma mensagem de que uma candidatura foi visualizada significa, simplesmente, que o recrutador em questão teve acesso à postulação do candidato.

Em um primeiro momento, isso quer dizer que, dentre todos os candidatos que se interessaram pela vaga, o profissional cativou a atenção dos entrevistadores, gerando uma averiguação mais profunda de seu perfil.

Isso não quer dizer, no entanto, que seu currículo tenha sido baixado ou encaminhado para outros setores da empresa.

Como ver as vagas aplicadas no LinkedIn?

Atualmente, a maneira mais fácil de checar todas as vagas para as quais o profissional tenha se candidatado no LinkedIn é através do passo a passo a seguir:

  1. Após fazer login no perfil, acesse a aba “Vagas”, no menu superior;
  2. Em seguida, clique em “Minhas Vagas”, no lado esquerdo superior;
  3. Agora, é só filtrar de acordo com os processos seletivos em andamento, iniciados ou encerrados.

Acompanhar o andamento de cada postulação é fundamental para saber o que esperar dos recrutadores.

Enquanto algumas empresas enviam e-mails de feedback, seja negativo, seja positivo, a cada um dos candidatos que demonstraram interesse na vaga, há entrevistadores que simplesmente encerram ou prorrogam o processo seletivo sem nenhum aviso prévio.

Agora que você já sabe como utilizar a candidatura simplificada no LinkedIn, está na hora de aumentar suas chances de contratação investindo em um curso superior!

Com as especializações Anhanguera, é possível finalizar uma pós-graduação em 6 meses, de maneira completamente remota. 

Além disso, a Anhanguera oferece uma variedade de cursos em inúmeras áreas de atuação, transformando você em um expert em sua indústria!

Não perca a chance de investir em sua educação e, ainda por cima, progredir em sua carreira através de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Venha fazer uma pós-graduação na Anhanguera!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades