Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Como vencer o bloqueio criativo? Aprenda com estes 5 truques

Como vencer o bloqueio criativo

Como vencer o bloqueio criativo? Quando você sentir dificuldades de pensar em boas ideias durante seu projeto, não adianta forçar a criatividade, porque o cansaço mental só vai te deixar menos propenso a ser inovador e te deixar mais inseguro. 

Nessas horas, o melhor é pensar em outros assuntos e focar em atividades que não te exigem tanto enquanto sua mente trabalha naturalmente. Cedo ou tarde, uma boa ideia virá e você conseguirá se livrar do seu bloqueio criativo. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Neste artigo, sugerimos 5 truques de como se livrar do bloqueio criativo e deixar seu espírito inovador fluir novamente!

O que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo surge quando temos dificuldades de pensar em novas ideias, buscar saídas inovadoras para obstáculos recorrentes ou imaginar soluções pioneiras diante de alguma atividade.

Nem sempre o problema envolve ter novas ideias. Muitas vezes, o bloqueio criativo afeta até mesmo o desempenho do profissional em tarefas que ele já está acostumado a desenvolver, causando dispersão de atenção e dificuldade em progredir na tarefa. 

Profissionais afetados constantemente pelo bloqueio de criatividade se sentem inseguros de produzir, o que leva a aumentar a dificuldade de concentração e, consequentemente, ter novas ideias. 

Além disso, outro sintoma do bloqueio criativo é a desmotivação do profissional com todas as ideias que ele tem. Por mais que continue tendo novas ideias, ele acredita que todas são insuficientes, ou “fracas”, nada inovadoras, e acaba descartando todas. Isto resulta em um processo de autoboicote que começa a atrapalhar o andamento da sua carreira.

Na maioria das vezes, o bloqueio criativo é causado por exaustão mental, seja proveniente de muito estresse, seja por pressão por resultados. 

Como vencer o bloqueio criativo?

1 – Leia bastante

Uma das melhores formas de exercitar sua criatividade é lendo. O hábito da leitura traz diversos benefícios profissionais, e o estímulo da criatividade é apenas o principal deles. 

Ele é importante para evitar o bloqueio criativo, visto que um leitor voraz costuma ser bastante inovador e consegue se recuperar do bloqueio de criatividade de forma muito mais fácil. Mesmo assim, sempre é possível passar por uma fase de dificuldades inventivas e a leitura ajuda a recuperar. 

Caso ainda não tenha esse hábito, não perca tempo e comece já. Ler estimula seu cérebro a pensar em diversas situações, estimulando sua criatividade e espírito inovador. No momento de bloqueio criativo, basta algumas horas de leitura para que a atividade, em conjunto com a sua mentalização de achar uma saída, faça você ter bons insights.

Vale a pena estender a leitura para além dos temas centrais do seu trabalho, buscando unir interesses particulares com esse hábito. Biografias, romances, crônicas e livros de memórias são ótimos gêneros para você se aventurar até achar seu estilo preferido.

2 – Saiba respeitar seus limites

Não adianta forçar uma atividade quando você não está com cabeça para aquele assunto. Se o bloqueio criativo vier, a melhor saída é pensar em outros assuntos até que as boas ideias venham naturalmente. 

Respeite seus limites e coloque seus pensamentos em outros assuntos. A melhor estratégia para vencer a falta de ideias é aguardar que elas surjam naturalmente, quando você já estiver mais tranquilo, visto que ficar insistindo no momento que você não está inspirado só irá gerar ansiedade e mais dificuldade de ser criativo. 

3 – Aproveite seu ócio criativo

O ócio criativo é o melhor amigo da inovação. São nos momentos de tranquilidade, nos quais você não está se pressionando para produzir, que surgem os melhores insights. Aproveite essas fases de pouca produtividade para se concentrar nos próprios pensamentos e colocar sua criatividade para funcionar. 

Procure ficar atento às situações à sua volta e aos relatos que você ouve de clientes, familiares e amigos. Isso ficará registrado no seu subconsciente, até que alguma questão ou fato em específico desperte sua atenção e todas essas informações registradas na memória viram uma boa ideia. 

Se colocar em situações de ócio é uma ótima estratégia de como se livrar do bloqueio criativo, que, muitas vezes, é causado pela pressão da rotina do trabalho ou estresse diário. 

Quando se sentir cansado ou vítima de uma estafa mental, tire um tempo para não fazer nada e relaxar, negociando uma folga com seu time, se necessário. Além de ajudar a aumentar sua produtividade na volta, esse descanso trará tranquilidade para encontrar saída para os problemas que você gostaria de solucionar. 

4 – Pratique sua criatividade escrevendo

Além de ler, outra atividade que também ajuda bastante a vencer o bloqueio de criatividade é a escrita. Isso porque transformar ideias em algo concreto te ajuda a amadurecer sua linha de raciocínio, solidificando o processo de criação. 

Pode ser a escrita de qualquer tipo de material: como foi seu dia, pequenos pensamentos diários, poesia, explicação do passo a passo do projeto no qual você está envolvido. O principal é escrever para treinar a transformação de ideias em resultados. 

Com o tempo, você notará a facilidade que passou a ter novas ideias e como sua criatividade aumentou. Isso te ajudará a recuperar mais rápido a inspiração nos momentos de bloqueio criativo. 

5 – Troque experiências com outros profissionais

Conversar com seus colegas de trabalho e entender qual é a visão deles do mesmo problema que você enfrenta te dará novas perspectivas e pode trazer bons insights para sair do bloqueio de criatividade. 

Ao trocar informações, você tem contato com outras perspectivas, absorve conhecimento e ganha repertório para ter novas ideias. Muitas vezes, o bloqueio criativo surge porque ficamos limitados a um mesmo horizonte e expandi-lo é a melhor saída para solucionar esta questão.

Agora que você já sabe como vencer o bloqueio criativo, que tal desbloquear novos níveis na sua carreira e investir em uma pós-graduação? A especialização deixará você mais preparado para o mercado de trabalho e pronto para alcançar o sucesso profissional!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades