Ir para o conteúdo
Tendências e Inovação

7 ferramentas colaborativas para utilizar no trabalho remoto

ferramentas colaborativas

O avanço da tecnologia trouxe diversos benefícios para o mercado de trabalho, sendo um dos principais a criação de diversas ferramentas colaborativas que servem para facilitar nosso dia a dia e integrar ainda mais o time de colaboradores.  

Essas ferramentas são softwares que podem ser acessados através de contas de e-mail pré-habilitadas pelo administrador do projeto na plataforma e os dados ficam armazenados em nuvem. Ou seja, podem ser acessados de qualquer computador e atualizados em tempo real. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Confira a seguir uma lista com as 7 principais ferramentas que podem otimizar o desenvolvimento dos projetos da sua empresa!

7 principais ferramentas colaborativas do mercado

1 – Ferramentas do Google

O Google oferece uma gama de softwares que atendem às principais demandas do ambiente corporativo e são as mais conhecidas pelo grande público, visto que a maior parte é uma evolução do antigo Pacote Office

Para o trabalho com estatísticas, existe o Google Planilhas; para compartilhamento de arquivos, o Google Docs e o Drive; para montar pesquisas, tem o Google Forms; para a montagem de slides, o Google Apresentações; além de outras ferramentas igualmente úteis, como a Agenda, Meets e a Sala de Aula. 

2 – Skype for Business

Diferente da versão gratuita do Skype, o modelo premium da plataforma, o Skype for Business, possui uma gama maior de ferramentas, tecnologias de proteção de informação mais avançadas e permite conectar mais pessoas em uma única chamada. 

Sendo a principal ferramenta de videochamadas, o Skype ainda é um aliado durante o home office, visto que a necessidade de realizar reuniões a distância ou iniciar o processo de onboarding com recém-contratados remotamente é fundamental para o funcionamento das equipes. 

3 – Trello

Uma ferramenta essencial para organizar tarefas e acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas cotidianamente, trocando informações com o grupo e fazendo atualizações em tempo real. 

No Trello, é possível associar um colaborador a cada tarefa como responsável e ligar outros profissionais à mesma atividade e, dessa forma, sempre que um deles fizer uma atualização no card, as demais pessoas vinculadas serão informadas em tempo real. 

Também é possível criar vários painéis, um para cada time ou setor da empresa, para que as atividades não fiquem misturadas e cause uma má comunicação que possa atrapalhar o andamento do projeto. 

4 – Slack

O Slack é uma ferramenta de troca de mensagens de texto desenvolvida pensando exclusivamente para o uso empresarial. Além de possibilitar a troca de mensagens privadas e em grupo, a plataforma suporta plugins e outras funcionalidades que transformam a ferramenta em uma central de comunicação. 

O Slack permite integração com a maioria das demais ferramentas desta lista, facilitando o compartilhamento de fotos, documentos, convites de reunião e quadro de tarefas em poucos cliques. E depois fica tudo armazenado na conversa, podendo ser rapidamente pesquisado através da barra de buscas. 

Mesmo que a plataforma tenha sido desenvolvida pensando no desktop, também é possível baixar a versão do aplicativo para mobile, que é facilmente customizável e possibilita que você fique por dentro do que acontece no projeto em qualquer lugar. 

5 – Azure

Também uma ferramenta para organização de tarefas, a Azure é mais indicada para uso por equipes de programação e desenvolvimento de sistemas, visto que ela foi projetada para tornar a discussão de desenvolvimento de projetos digitais o mais simples possível. 

Nela, é possível definir o nível de prioridades de tarefas, desfragmentar os projetos em diversas histórias para facilitar a visualização do desenvolvimento, nomear responsáveis para cada atividade e definir o prazo e métodos de estruturação de cada sprint

Tudo isso com um layout bem limpo e fácil de acompanhar, com campos bem definidos para você descrever o projeto, colocar os critérios de aceite, o status da história, a prioridade da atividade e um espaço para comentários dos participantes do projeto sobre o desenvolvimento até chegar aos resultados propostos.

6 – Asana

Um calendário digital para você organizar os prazos de cada entrega, anexar os arquivos que são desenvolvidos durante o projeto e lembretes semanais que enviam um resumo via e-mail de tudo que foi construído nos últimos sete dias. 

Asana te apresenta diversas possibilidades para você organizar seus prazos e controlar as atividades que estão sendo desenvolvidas diariamente, tudo de forma muito dinâmica e prezando por uma comunicação clara entre os integrantes sem que eles necessariamente precisem conversar entre si a cada passo dado. 

7 – DocuSign

Fechar contratos e parcerias são acontecimentos constantes no cotidiano de toda empresa e, com a popularização do trabalho remoto, como resolver essa questão, superando o obstáculo da distância? 

A saída é adotar um serviço de assinatura online, que tem a mesma validade burocrática da assinatura presencial, porém com inúmeras facilidades. É a possibilidade de obter dezenas de assinaturas em um mesmo documento em poucos minutos, formular documentos em diversas línguas e encaminhar para destinatários de diferentes países e formular diferentes estruturas de documentos. 

A DocuSign é uma referência nesse setor, sendo utilizada por milhares de empresas que são referências nas principais áreas do mercado. 

Podemos perceber que as ferramentas colaborativas vieram para melhorar nossas dinâmicas de trabalho em equipe, nos ajudando a buscar resultados ainda melhores em um espaço de tempo mais curto. Saiba qual a importância da pós em Tecnologia para o seu avanço no mercado de trabalho!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades