Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Onboarding de funcionários: o que é e como fazer de forma eficaz?

onboarding de funcionários

Contratar um novo colaborador é uma das principais atividades e responsabilidades do Recursos Humanos de uma empresa. Fazer uma seleção adequada, encontrar o profissional certo para aquele cargo e garantir que ele some à empresa é um verdadeiro desafio. Por isso, é tão importante investir em boas práticas de onboarding de funcionários

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Afinal, podemos dizer que uma boa integração faz parte do sucesso e do desenvolvimento desse novo colaborador na empresa. Para te ajudar a fazer isso da melhor forma, preparamos este artigo com dicas de como fazer um bom onboarding de boas vindas. 

O que é onboarding?

Antes de partir para a prática, é importante entender do que se trata o onboarding de novos colaboradores. De modo geral, esse é o processo de integração de um recém-contratado tanto à sua equipe quanto à empresa de modo geral. 

O onboarding engloba várias etapas, desde a apresentação aos novos colegas até tour pelo espaço e orientações sobre ferramentas e informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho. Há ainda momentos de acompanhamento e supervisão para garantir que esse profissional continue motivado com o passar dos meses e anos. 

Como fazer o onboarding de novos funcionários?

O onboarding de novos funcionários começa antes mesmo do primeiro dia de trabalho. No momento da contratação, algumas informações como salários, benefícios, data de início e período de experiência já podem ser encaminhadas por e-mail para facilitar o entendimento. 

Depois, é hora de agendar o primeiro dia do colaborador e preparar o onboarding de boas vindas. O ideal é que a pessoa comece o trabalho em uma segunda-feira, assim, você consegue dedicar uma semana para integrá-la e encaminhá-la da melhor forma. Veja as dicas!

1 – Prepare a chegada

Os detalhes fazem toda a diferença e contribuem para que o novo colaborador se sinta acolhido. Alguns dias antes da data definida para o início, mande um e-mail demonstrando como todos estão animados para recebê-lo. Lembre-se de confirmar horário e local. 

Também é importante que a equipe esteja preparada para receber o novo colega. Aproveite para informar ao time que ele está para chegar e adiante algumas informações para que fiquem familiarizados com o recém-contratado.

2 – Apresente a empresa

O primeiro dia oficialmente chegou e é hora de apresentar a empresa. Essa deve ser a primeira etapa do onboarding de novos colaboradores. Nesse momento, apresente a cultura e história da empresa, quais os valores, a visão e a missão. 

Também é interessante mostrar as áreas e os times, além de um organograma para que o novo colaborador entenda a quem se direcionar em determinada situação. 

3 – Organize materiais e informações

Organização é fundamental sempre, principalmente no momento do onboarding. Deixar todos os materiais e informações organizadas vai ajudá-lo a se familiarizar com sistemas e processos do novo emprego. 

O ideal é que todas as ferramentas já estejam habilitadas no primeiro dia: e-mail, acesso à rede, entre outros. Entregue um informativo com informações básicas, senhas e tudo o que ele precisa para acessar e realizar o trabalho. 

Há ainda empresas que organizam todo o material e presenteiam o novo colaborador com lembranças e bilhetes personalizados. Isso também ajuda a integrá-lo e se sentir mais acolhido na empresa. 

Leia também: Qual pós-graduação fazer na área de RH? 8 possibilidades

4 – Faça um tour pelo espaço

Nada mais essencial do que um passeio guiado no primeiro dia de trabalho, não é? Independente do tamanho da empresa, esse tour ajuda o novo funcionário a se sentir mais familiarizado e confortável com o ambiente. Aproveite para mostrar tudo: desde o banheiro e a cozinha até onde as equipes ficam posicionadas.

Nos primeiros dias, é comum que o recém-contratado se confunda ou ainda tenha dúvidas sobre o espaço. Esteja disponível para ajudá-lo sempre que necessário. 

5 – Integre o colaborador ao novo setor

O processo de onboarding diz respeito também à integração do novo colaborador à sua equipe. Para isso, o Recursos Humanos e o gestor responsável devem trabalhar juntos para apresentar todas as informações importantes daquela equipe – desafios, metas e projetos. 

Além disso, é importante que os novos colegas sejam apresentados oficialmente ao novo colaborador. Para isso, uma boa ideia é propor um almoço ou um café para que os colegas se apresentem e se conheçam de forma descontraída. 

6 – Faça um treinamento personalizado

O treinamento é algo que já costuma fazer parte das primeiras semanas de um novo colaborador. Para ir além, vale personalizar esse treinamento para as necessidades individuais do profissional. Ou seja, é necessário entender onde estão as facilidades e dificuldades na execução do trabalho para oferecer orientações mais eficazes. 

Por isso, o onboarding deve envolver não apenas o setor de Recursos Humanos, mas também a liderança. Assim, o novo colaborador será orientado e acolhido de forma mais ampla conforme suas necessidades. Consequentemente, aprenderá mais rápido como executar as atividades. No final, os resultados são positivos para todos os envolvidos. 

Vale lembrar que o onboarding de funcionários não termina após a primeira semana de trabalho. Os gestores devem continuar acompanhando o novo colaborador para garantir a motivação e engajamento no trabalho. Outro fator para se destacar na carreira é apostar em uma especialização. Conte com a pós-graduação Unopar para realizar os seus objetivos.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades