Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Como devo me comportar numa entrevista de emprego? Veja 12 dicas

como devo me comportar numa entrevista de emprego

Participar de processos seletivos sempre gera muitas dúvidas nos candidatos, e uma delas é a clássica pergunta: “como devo me comportar numa entrevista de emprego?” Por mais que o bom senso ajude a avaliar quais comportamentos devem ser evitados nessa situação, alguns casos específicos merecem uma atenção especial.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Sendo assim, para complementar a sua preparação para uma entrevista de emprego, listamos 12 dicas práticas e certeiras, que vão tirar as suas principais dúvidas e ser seu guia na hora de arrasar no processo seletivo. Pronto para descobrir tudo?

Como devo me comportar numa entrevista de emprego: 12 dicas

1 – Antes de sair de casa, atenção aos detalhes

Você deve começar a alinhar o seu comportamento antes mesmo de sair de casa, porque alguns detalhes importantes fazem parte da sua comunicação não-verbal e serão avaliados pela companhia.

Por exemplo, garanta que você vai chegar com um tempo de antecedência, não masque chicletes e pense bem na roupa que pretende usar. É interessante manter cores sóbrias e com cortes retos, evitar regatas, decotes e peças curtas, e também cuidar para não passar uma impressão de desleixo com roupas amassadas, furadas ou puídas.

2 – Tente manter a calma, mas saiba que é normal ficar nervoso

Com a primeira impressão garantida, chegou a hora de conversar sobre um tema delicado: o nervosismo. Ficar ansioso e preocupado durante os processos seletivos é algo normal, afinal, você está participando de uma entrevista que pode definir o seu futuro profissional.

Os recrutadores sabem disso e, no geral, entendem a situação dos candidatos. Contudo, é interessante tomar cuidado para que esse nervosismo não atrapalhe a sua performance. Ficar em estado de alerta pode te fazer balançar as pernas, falar rápido demais, esquecer pontos importantes, trocar informações e se perder no meio de uma resposta.

Por isso, é importante tentar se acalmar e encarar a entrevista como uma situação normal, que será muito mais proveitosa se você conseguir deixar o nervosismo em casa.

3 – Seja educado e simpático com todos

Mesmo se você estiver nervoso e preocupado, não se esqueça de ser educado com todas as pessoas da empresa, mantendo o bom humor e a simpatia. Às vezes, a ansiedade faz com que as pessoas fiquem mais relapsas na hora de conversar com outras, um traço de comportamento que pode ser percebido da maneira errada e prejudicar a sua avaliação.

4 – Deixe o celular desligado

Vai entrar para a entrevista? Então desligue o seu celular, ou pelo menos deixe o aparelho em modo avião ou silencioso. Isso vai evitar que você seja distraído por ligações e notificações, garantir seu foco no que de fato importa e mostrar que você leva o processo seletivo a sério.

Caso você esteja passando por algum problema, como ter um familiar doente, é de bom tom avisar o profissional de RH no começo da entrevista, e explicar que talvez você tenha que atender ligações no meio da conversa. Dessa maneira, você evita imprevistos e deixa o recrutador ciente da situação, o que diminui suas chances de ser prejudicado.

5 – Mantenha a postura profissional

Muitas vezes, recrutadores assumem um tom mais informal para deixar os candidatos mais confortáveis durante a entrevista, o que é uma técnica muito interessante e empática. Isso garante que você não fique “engessado” na conversa, mas é essencial tomar cuidado para não cruzar alguns limites.

Por mais informal que seja, a entrevista não é uma conversa entre amigos. Portanto, você precisa manter uma postura profissional, até mesmo para não transmitir mensagens erradas sobre a seriedade com a qual você trata a sua carreira.

6 – Levante-se para receber o recrutador

Nos casos em que você já está na sala antes do recrutador chegar, não se esqueça de se levantar para recebê-lo e cumprimentá-lo. Esse pequeno gesto demonstra respeito, educação e empatia e faz toda a diferença para começar a entrevista com o pé direito.

Aqui, o ideal também é fazer o cumprimento com um aperto de mão firme, mas controlado, sorriso no rosto, contato visual e simpatia.

7 – Demonstre que está confiante

Você já percebeu como é mais fácil acreditar em pessoas que são confiantes? Isso acontece porque ao ser objetivo, manter uma postura altiva, tom de voz constante e firmeza nas palavras, as pessoas adicionam credibilidade ao que estão dizendo. Só tome cuidado para não ser arrogante nem mentir, combinado? É possível ser honesto, humilde e confiante ao mesmo tempo.

8 – Sente-se de forma ereta e sustente o contato visual

Uma das bases do comportamento em uma entrevistas é demonstrar respeito ao recrutador, como já adiantamos nos tópicos anteriores. Uma forma extra de ser respeitoso está na maneira como você conduz o seu corpo durante a conversa. Sendo assim, fique atento à posição das suas costas e também com o movimentos de seus olhos.

O recomendado é sempre se sentar de forma ereta e sustentar o contato visual, sem desviar para as paredes ou outras distrações que podem estar presentes no ambiente.

9 – Seja você mesmo e aja naturalmente

O grande erro de muitos candidatos é acreditar que eles precisam atuar para conseguir se encaixar no perfil que uma companhia procura. Além de ser difícil sustentar um personagem sem deixar escapar que aquele comportamento não é natural, essa estratégia pode se virar contra você.

Já imaginou que desagradável decepcionar a liderança após a contratação? Pois é isso que vai acontecer se você for aprovado com base em um comportamento que não é seu. Eventualmente, as pessoas vão descobrir o fingimento, o que não pega nada bem para você.

Por isso, aposte em si mesmo e seja natural. Com confiança e preparação, você pode mostrar para a empresa que é o candidato ideal, ou de repente descobrir que o seu perfil não se encaixa naquela vaga, e tudo bem. Você vai “dar match” com outras companhias e posições, basta ter paciência e acreditar em si mesmo.

10 – Tome cuidado com gestos

Gesticular e usar as mãos para complementar a fala é algo muito natural aos brasileiros, e em muitos casos, é uma maneira de dizer que você está investido no que diz. Porém, é bom tomar cuidado com os excessos. Fazer gestos demais pode demonstrar nervosismo, e já combinamos que isso deve ser evitado em processos seletivos.

11 – Demonstre empolgação e interesse

Empresas gostam de candidatos interessados e motivados, certo? Por isso, não fique inibido na hora da entrevista e mostre sua empolgação com a possibilidade do novo emprego, e também a sua paixão pela profissão que escolheu exercer.

Como sempre, tome cuidado para não exagerar e parecer falso, mas não se esqueça de deixar claro que você está grato e animado com a oportunidade à sua frente.

12 – Não interrompa o recrutador e deixe as perguntas para o fim

Por fim, garanta um clima agradável e não interrompa o entrevistador durante a conversa. Se tiver perguntas e outros questionamentos, reserve-os para o fim da conversa, sempre.

Aposto que as suas dúvidas sobre “como devo me comportar numa entrevista de emprego” foram sanadas, certo? Então chegou a hora de pensar em outras formas de se destacar em um processo seletivo. Uma delas é ter uma especialização no currículo, como os cursos oferecidos pela pós LFG, e chamar a atenção dos profissionais de RH por ser um candidato “fora da curva”, que vai além e é comprometido com a sua carreira.

[Infográfico] Como se comportar após a entrevista de emprego?

Não sabe o que fazer depois que passou por uma entrevista? Então aproveite e confira o infográfico com várias dicas de como agir após o bate-papo com o recrutador! Confira:

Dicas de como se comportar após a entrevista

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades