Ir para o conteúdo
Você na Pós

Qual a importância de uma especialização em tecnologia para crescer na área?

imagem de um homem no escritório para ilustrar o texto de especialização em tecnologia

A área tecnológica do mercado de trabalho é um setor que está em constante evolução, atraindo a atenção de cada vez mais profissionais. Em meio a tanta concorrência, quem quer se destacar nesse setor precisa pensar em uma especialização em tecnologia

Pode-se dizer que é quase um pré-requisito o candidato ter uma especialização se quiser atuar nessa área, pois, como a maioria das empresas aposta fortemente no seu setor tecnológico, é de senso comum que o corpo de funcionário precisa ser bem qualificado.

O crescimento da área de tecnologia

Segundo uma pesquisa do Instituto McKinsey, publicada em 2020, aproximadamente 350 milhões de profissionais precisarão trocar de trabalho até 2030, pois serão substituídos por máquinas ou programas de software nas suas funções. 

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Esse único dado já é o suficiente para evidenciar o quanto a área de tecnologia está crescendo em ritmo rápido e cada dia mais faz parte da nossa rotina.

Com o crescimento do mercado de tecnologia cresce, como consequência, a necessidade de profissionais especializados para dar conta do aumento da demanda e da qualidade exigida pela sociedade, extremamente dependente dos benefícios e facilidades que o avanço tecnológico proporcionou. 

Mesmo que haja um grande número de vagas de emprego no setor tecnológico, o que ainda não aumentou na quantidade que o mercado esperava foi o número de profissionais capazes de acompanhar o avanço tecnológico na velocidade que ele acontece, dando conta do desafio de estar todo dia uma ideia à frente de todo mundo. 

Por este motivo, quem deseja se destacar no setor precisa escolher uma área de atuação e se dedicar ao máximo para extrair todo o conhecimento possível dela. 

Leia também: Até 2025, o setor de tecnologia deve criar 797 mil vagas novas: como conseguir a sua?

Diariamente, a tecnologia se desenvolve e se torna mais complexa com o objetivo de facilitar nossa vida, reduzindo e otimizando processos que, antes, demandavam dias para se concluir e uma força de trabalho maior. Quem não está preparado para trabalhar em conjunto com esse avanço será ultrapassado por ele, se tornando uma peça descartável para o mercado.

Profissionais de tecnologia com especializações na área se destacam já no processo seletivo. Hoje em dia, recrutadores não pensam duas vezes antes de chamar para entrevistas apenas quem possui um currículo fortalecido, em que um curso de pós-graduação ou MBA é capaz de fazer a diferença.

Quais são as principais áreas de especialização em tecnologia?

Por ser um setor em franco crescimento, o número de especializações em tecnologia aumenta a cada dia. Mas, existem algumas áreas que você pode ficar de olho para analisar qual combina mais com os seus interesses. 

A especialização em Business Intelligence, por exemplo, é uma das mais procuradas. O especialista em BI, como é chamado quem atua nessa área, é o responsável por colher dados de desempenho da empresa e analisá-los com o objetivo de traçar estratégias de negócio e otimizar os resultados. 

O profissional de BI exerce uma função muito importante em uma organização e, por esse motivo, é um dos cargos mais bem remunerados, o que explica a alta procura da especialização e, consequentemente, a grande concorrência no mercado de trabalho.

Outra área em crescimento é a engenharia de software. Essa posição, cuja remuneração costuma ser uma das mais altas da empresa, pede que o engenheiro de software seja responsável pelo planejamento, desenvolvimento e manutenção dos programas e sistemas operacionais utilizados pela organização. 

A pós-graduação em engenharia de software é um grande diferencial para qualquer profissional de tecnologia, pois, além do aumento de startups de tecnologia e agências do ramo no mercado de trabalho, instituições onde este cargo é o pilar de toda a equipe, as empresas tradicionais buscam cada vez mais destaque entre suas principais concorrentes, e uma das formas de diferenciação que elas buscam é a elaboração de sistemas próprios que tragam inovação e benefícios exclusivos para seus clientes. 

Pensando no futuro, a área que mais tende a crescer no setor de tecnologia é a de inteligência artificial e machine learning

Em um mundo em que a tecnologia está cada vez mais responsável por administrar nossas tarefas, armazenar informações e até realizar pequenas tarefas cotidianas automaticamente, como cuidar da economia de energia de casas, ser o responsável por manter isso tudo em constante evolução é estar em um dos segmentos mais fortes do mercado.

O profissional que procurar a pós-graduação na área, hoje, estará muitos passos à frente quando o mercado nacional explodir de vez. Para quem deseja explorar campos internacionais, a especialização é a recomendação ideal.

Graças aos anos de avanço tecnológico, hoje você pode fazer sua especialização em tecnologia sem sair de casa, através de uma pós-graduação EAD que combine com o que você quer para sua vida profissional. Conheça as opções de curso e ganhe destaque!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades