Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como ganhar destaque na carreira de nutricionista e conquistar clientes?

imagem de uma nutricionista para ilustrar o texto de carreira de nutricionista

Em uma área tão extensa e com diversas possibilidades como a de nutrição, em que a cada semana surgem novos estudos sobre alimentação saudável e cuidados com a saúde, é comum que venha à tona a seguinte pergunta: como se destacar na carreira de nutricionista? É isso que vamos responder neste artigo!

Como ganhar destaque na carreira de nutricionista?

1 – Invista na sua formação

Uma boa carreira começa com uma boa formação. Existem ótimas formações na área da nutrição e cabe a você analisar os cenários e identificar qual deles mais combina com o seu perfil.

Banner com o texto: Faça uma pós-graduação EAD que é sinônimo de qualidade. Confira as ofertas e matricule-se.

Caso você já seja formado, é recomendável que você procure uma pós-graduação. A área da nutrição é muito extensa e passa por atualizações embasadas em estudos com frequência. Logo, manter-se sempre atualizado e buscar aperfeiçoar seus conhecimentos fará você se destacar aos olhos do mercado de trabalho e dos seus clientes. 

2 – Escolha uma área

Outro passo bem importante é decidir sua área de atuação dentro da nutrição e se dedicar a estudar tudo que é necessário para ser uma referência atuando naquele setor.

Nutrição clínica ambulatorial, nutrição clínica hospitalar, nutrição esportiva e nutrição, qualidade de vida e empreendedorismo são algumas atuações que o profissional da área pode escolher. Estude o máximo possível como cada uma delas funciona, escolha as que você mais se identifica e procure profissionais de cada uma dessas áreas para conversar, esclarecer suas dúvidas e conhecer mais da função. 

É muito importante definir uma área para se especializar. Ao focar em uma linha de atuação, você direciona sua visão e suas metas para um único caminho, evitando perder tempo e motivação em áreas em que não se sente à vontade para trabalhar.

3 – Planeje o seu dia

Pode parecer algo básico, mas um erro comum a muitos profissionais é que eles não fazem um cronograma da sua rotina, o que causa atrasos, muitos horários vagos e falta de fidelidade dos pacientes.

Para reduzir esses problemas, faça um planejamento do seu dia a dia. Estabeleça horários de trabalho fixos, reservando também um tempo para possíveis imprevistos e para resolver questões do dia a dia, como burocracias e tarefas pessoais.

Sempre que surgir um imprevisto dentro do horário de atendimento, avise seus pacientes do período com o máximo de antecedência possível.

Se decidir seguir para uma área que não envolva atendimento ao público e tenha uma rotina menos flexível, a dica continua válida. Faça o planejamento da sua agenda e dedique todo o seu foco no cumprimento dos seus deveres.

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

Carreira de nutricionista e digital influencer

Os influencers de saúde estão em alta nas principais redes sociais do momento. Pode parecer algo simples, alguém falando por alguns minutos ou até mesmo segundos para uma câmera e pronto. Porém, por trás disso, existe muita dedicação, preparação e um mercado em crescimento

O primeiro passo é estar sempre informado e por dentro dos estudos mais recentes da área. Em um cenário tão dinâmico como o das redes sociais, toda informação envelhece cedo, logo quem quer se destacar precisa trazer conteúdos novos a todo momento.

Leia artigos sobre nutrição, assista palestras, participe de workshops, converse com seus colegas nutricionistas, esteja sempre em busca de se atualizar sobre o cenário no qual você é um personagem ativo.

E essa dica serve até para quem não deseja se tornar digital influencer. Um profissional atualizado chama a atenção do público, que está sempre em busca do nutricionista mais completo e mais preparado. 

Se você se interessa pelo meio digital, é bem importante que você tenha uma boa noção de edição de vídeo, principalmente no começo, quando os recursos são poucos e você ainda não tem um retorno financeiro. Depois de um tempo, se você realmente quiser investir nesta carreira, pense em contratar um editor de vídeo ou um gestor de mídias sociais.

A última dica é ser uma pessoa criativa e inovadora. Nas redes sociais, você vai competir com dezenas de outros produtores de conteúdo. Para conquistar a atenção do público e, consequentemente, dos clientes, será preciso pensar em formas de falar a mesma coisa que todo mundo, mas de uma forma diferente, para conseguir se destacar.

Ser criativo e inovador nessas horas também ajuda a encontrar uma linguagem que torne o seu material acessível para quem é leigo na área. Tornar um assunto mais fácil de compreender atrai a atenção de mais gente e, quanto mais pessoas conhecerem o seu trabalho, maiores são as chances de você atingir o sucesso.

Quer saber mais sobre as possíveis áreas de atuação ao seguir carreira de nutricionista? Conheça os cursos de pós-graduação EAD, escolha o que mais te chamou a atenção e saia na frente no mercado de trabalho!

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades