Ir para o conteúdo
Você na Pós

Nutrição Esportiva: por que apostar nessa pós-graduação?

alimentos em um prato e equipamentos de academia para ilustrar texto sobre nutrição esportiva

O papel do nutricionista especialista em esporte ganha destaque com o aumento do número de pessoas que passaram a realizar atividades físicas, seja qual for seu objetivo – melhora na performance, questões relacionadas à saúde e bem-estar e até mesmo para alcançar objetivos estéticos. Com isso, qual a importância da especialização em Nutrição Esportiva?

A pós-graduação em Nutrição Esportiva busca preparar o nutricionista a compreender e aprofundar os conhecimentos relacionados à área. Esse profissional tem um grande potencial competitivo no mercado de trabalho – e investir no curso possibilita o atendimento a esportistas e atletas tanto profissionais quanto amadores.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

O conteúdo apresentado tem como objetivo capacitar e integrar o conhecimento necessário para uma visão completa da nutrição esportiva, manejo nutricional e os aspectos fisiológicos e bioquímicos que envolvem a prática do exercício. Tudo isso para embasar as decisões tomadas e preparar o nutricionista para atuar com evidências científicas e ética.

Quais os objetivos da pós-graduação em Nutrição Esportiva?

O principal objetivo é capacitar profissionais da saúde para que sejam realizadas a elaboração de estratégias nutricionais relacionadas ao desempenho físico e esportivo, saúde e qualidade de vida de forma ampla e individualizada. Além disso, apresentar os conceitos gerais acerca da nutrição esportiva, como conteúdos voltados a fisiologia, bioquímica, metabolismo energético e de nutrientes.

O curso também proporciona conhecimento acerca de alimentos funcionais, compostos bioativos e fitoquímicos que podem trazer respostas à saúde e performance. A especialização ainda traz fundamentos da bioquímica e fisiologia e interpretação de exames laboratoriais para o atendimento mais completo e individualizado do desportista e do atleta.

Aqui, ainda apresenta diferentes estratégias nutricionais relacionadas a realidade e os objetivos dos diferentes esportes, como hidratação, nutrição em academias e estética e alta performance.

Banner do e-book Importância e atuação do profissional nutricionista na Saúde e Bem-Estar

Quais as competências adquiridas durante o curso?

Com essa pós-graduação, o profissional será preparado para compreender e aprofundar os conhecimentos relacionados à nutrição esportiva. Para isso, será abordado o manejo nutricional, os aspectos fisiológicos e bioquímicos que envolvem a prática do exercício físico, entre outros conteúdos, com o intuito de trazer ao profissional da saúde um diferencial no mercado de trabalho.

Também saberá aplicar na prática os conceitos relacionados ao metabolismo energético nos diferentes tipos de exercício e a melhor forma de usar estratégias nutricionais, bem como identificar possíveis causas de queda no desempenho esportivo ou problemas de saúde com a correta interpretação de exames bioquímicos.

A especialização traz todo o conhecimento necessário para utilizar estratégias de suplementação para os diferentes objetivos com a prática esportiva, seja ela estética, saúde ou performance. Os nutricionista também vão saber como identificar os principais aspectos que tornam alimentação e suplementação essenciais no sucesso de desempenho esportivo.

Confira a grade curricular do curso:

  • Bioquímica aplicada e Interpretação de exames laboratoriais
  • Farmacologia aplicada à nutrição
  • Hidratação e suplementação hidroeletrolítica
  • Indicadores de qualidade e softwares em nutrição
  • Nutrigenômica
  • Nutrição aplicada ao exercício
  • Nutrição em academias do fitness ao wellness
  • Nutrição em estética e qualidade de vida
  • Suplementação nutricional

Por que estudar nas nossas instituições de ensino?

Durante a pós-graduação a distância, o estudante contará com apoio de tutor online, profissional à disposição para tirar dúvidas e acompanhar toda a sua jornada acadêmica. Além disso, terá acesso a mais de 200 cursos livres de capacitação e aperfeiçoamento de curta e média duração 100% online. 

O aluno também terá acesso a maior biblioteca virtual da América Latina, com mais de 200 mil títulos disponíveis para leitura. Outro benefício é o certificado digital, autorizado e reconhecido pelo MEC, que é emitido em apenas um dia útil após a conclusão do curso. E, claro, a pós-graduação conta com um corpo docente qualificado e preparado para ensinar.

Quer saber mais? Confira o vídeo!

Ao longo do conteúdo, você conferiu tudo que o curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva oferece. Aproveite para ver também outros cursos de Saúde e ficar de olho na Black Friday Pós-Graduação, que chega em breve com oferta especial para você não deixar escapar a oportunidade de fazer a sua especialização.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades