Ir para o conteúdo
Curiosidades

A importância da prevenção de doenças na primeira infância

criança em ambiente hospitalar para ilustrar texto sobre primeira infância

A primeira infância é um período da vida da criança de muitas mudanças em pequenos períodos. Para cada fase há um aprendizado e consequentemente um novo desafio a ser conquistado, tanto pela criança quanto pelos pais que também estão aprendendo a cuidar.

As dúvidas e os anseios são diversos e em diferentes áreas, crescimento e desenvolvimento, educação, comportamento, alimentação e saúde. Muitas vezes a insegurança sobre estar fazendo a melhor escolha é a maior barreira e dificuldade encontrada por cuidadores.

Diante uma era de tanta tecnologia e informação é muito importante o papel do enfermeiro quanto promotor de saúde, levando informações pautadas em ciência, de uma forma acessível e uma linguagem que seja efetiva e afetiva para os diferentes contextos de pais e filhos.

blog banner desconto em pós-graduação

É muito importante o enfermeiro ter o olhar amplo para qual o tipo de paciente e família que ele cuida, seu contexto social e de vida, o que esta família tem acesso e quais necessidades são prioridades. É importante estar bem fundamentado quanto a teoria no momento de levar a orientação e sempre que possível que ela seja acompanhada de exemplos na prática e demonstrações.

A comunicação deve ser sempre fechada, ou seja, você orienta sobre um assunto, tira as dúvidas e depois se certifica perguntando o que foi que aquela mãe ou aquele cuidador entendeu de tudo o que foi passado.

Outro aspecto importante é analisar o momento e avaliar se ele é o mais oportuno para realizar uma intervenção de educação, se você tem o tempo e os materiais necessários. Situações que indicam sinais de gravidade ou potencial gravidade pedem uma intervenção imediata.

Leia também: Pós-graduação em Enfermagem em Pediatria: tudo que você precisa saber

É sempre importante um cronograma com as principais intervenções que serão feitas em cada campo de trabalho. Tem tido resultado muito positivo em termos de promoção em saúde as campanhas relacionadas ao mês que se escolhe para combater ou incentivar algo relacionado a saúde com por exemplo agosto dourado, outubro rosa, novembro azul e entre outras.

banner sobre e-book que aborda tendências de carreira na área de Enfermagem

É muito importante a criatividade no momento de fazer campanhas que vão atingir um número grande de pessoas. Conto aqui um exemplo no qual o resultado foi muito satisfatório em relação ao que foi planejado. No hospital que atuo percebemos que os próprios profissionais de saúde não têm o hábito de estimular e até mesmo garantir aos seus filhos o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses.

No mês de agosto pedimos para que as enfermeiras e técnicas de enfermagem mandassem uma foto amamentando seus filhos e essas fotos foram trabalhadas de forma que cada uma continha uma mensagem de dicas para o aleitamento materno, importância do leite e como amamentar o bebê de forma exclusiva. O trabalho ficou lindo, muitas fotos eram fotos profissionais do tipo ensaio, as mensagens com as imagens passaram em todos os canais de comunicação do hospital e a maioria das mães e profissionais que tinham dúvidas sobre esse assunto vieram se consultar com a equipe envolvida no projeto.

E você? Já pensou nas diversas formas de levar saúde para as pessoas? Esse é só um exemplo deles. Seja criativo e pense a melhor forma e o melhor momento de atingir seu público.

Autoria: Ariela Petramali Stábile

Revisão: Suellen Cristina Dias Emídio

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades