Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

O que é autonomia emocional e como fazer para desenvolvê-la

imagem para ilustrar o texto de autonomia emocional

Você já deixou alguma situação de estresse a sua volta afetar suas emoções de forma tão profunda a ponto de estragar o seu dia? Se isso já aconteceu, talvez seja necessário pensar em desenvolver a sua autonomia emocional.

Saber gerenciar suas emoções e sentir segurança em relação às suas decisões é fundamental para ter sucesso em todos os aspectos da vida. Quando não somos capazes de fazer isso, nos tornamos dependentes emocionais de outras pessoas e, consequentemente, o nosso crescimento pessoal e profissional fica comprometido.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Se você quer atingir o desenvolvimento pleno e a sua autonomia emocional, continue lendo este artigo que preparamos para você!

O que é autonomia emocional e por que ela é importante?

A autonomia emocional é a capacidade de nos reconhecermos como responsáveis por tudo o que pensamos, sentimos, dizemos e como agimos diante de estímulos externos.

Ao desenvolver essa habilidade, conseguimos impedir que o nosso estado emocional não seja abalado por coisas que acontecem ao nosso redor e que, na maioria das vezes, estão fora do nosso controle.

E quais são os benefícios que isso pode trazer?

Quem foca no desenvolvimento da autonomia emocional é capaz de melhorar o seu pensamento crítico, fazer escolhas melhores, ter mais responsabilidade, proteger-se de situações e relações ,além de causar impacto positivo na vida das outras pessoas.

As vantagens são muitas, concorda? Por isso, é essencial saber como tornar-se emocionalmente autônomo.

Banner do e-book A importância de trabalhar a inteligência emocional no dia a dia

Como desenvolver autonomia emocional? Conheça 6 capacidades necessárias

Como vimos, a autonomia emocional é capaz de impactar positivamente a nossa vida e a de quem convive conosco.

Embora desenvolver essa habilidade não seja tão simples, ao exercitar essas capacidades que listamos a seguir, você conseguirá alcançar o seu objetivo.

1 – Foque no autoconhecimento

É natural que os seres humanos queiram rejeitar suas emoções negativas, mas quando estamos em busca de autoconhecimento, precisamos entender o que sentimos nos momentos de raiva e medo, por exemplo, e por quais motivos esses sentimentos se manifestam.

É somente quando vivenciamos essas emoções que podemos reagir de maneira adequada. Quanto mais nos conhecemos e entendemos o que desperta essas emoções, melhor serão os nossos relacionamentos e a nossa autonomia.

Leia também: Pontos fortes e pontos fracos: como descobrir os seus?

2 –  Melhore a autoestima

A autoestima pode impactar no processo de tomada de dedicação, nos relacionamentos e no bem-estar.

Quando temos uma imagem positiva de nós mesmos, somos capazes de reconhecer melhor as nossas habilidades, além de manter relacionamentos mais saudáveis com os outros.

Essa consciência sobre si próprio, aliada à autoconfiança e à autoaceitação, facilita muito o processo de desenvolvimento da autonomia emocional.

3 – Busque automotivação

A automotivação é uma competência essencial para dar sentido à sua vida, e ela pode ser impulsionada por fatores intrínsecos ou por fatores externos, como reconhecimento, dinheiro, status, entre outros.

Ao compreender o que te motiva a viver, fica muito mais fácil definir os seus objetivos, entender e identificar as coisas que te impedem de alcançá-los.

4 – Desenvolva inteligência emocional

Ser capaz de lidar com seus sentimentos e emoções é um dos principais meios de alcançar a autonomia emocional.

Quando possuímos essa habilidade de entender, utilizar e gerenciar as emoções de forma positiva, fica muito mais fácil nos reconhecermos como responsáveis pelo que sentimos e pela forma como lidamos com o sentimento do outro.

5 – Tenha uma atitude positiva

Ao contrário do que muita gente possa acreditar, ter o pensamento positivo não é simplesmente ignorar ou evitar as coisas ruins, mas se esforçar para tirar algo de bom dessas situações.

Quando você procura enxergar o melhor nas outras pessoas, nas suas habilidades, e outros aspectos da sua vida, além de melhorar a sua saúde física e mental, consegue lidar melhor com o estresse que as situações do dia a dia podem gerar.

6 – Desenvolva resiliência

A resiliência é a capacidade de enfrentar e se adaptar a situações adversas, negativas e complicadas. Por isso, é uma das habilidades mais importantes para desenvolver a autonomia emocional.

Para ser resiliente, é preciso aceitar que a mudança faz parte das nossas vidas, tomar atitudes diante dos problemas ao invés de apenas esperar que eles desapareçam sozinhos, além de manter boas relações com a família e com amigos.

Agora que você já conhece as principais competências necessárias para alcançar a autonomia emocional, que tal identificar aquelas que você ainda precisa melhorar? Mantendo o foco nas capacidades que precisam ser desenvolvidas, será muito mais fácil ter controle sobre as suas emoções e as decisões que você precisará tomar durante a vida.

E se você também quer evoluir na vida profissional, temos outra dica valiosa para você: fazer um curso de especialização EAD. Conheça todos os cursos Pitágoras, inscreva-se ainda hoje e defina o futuro da sua carreira.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades