Ir para o conteúdo
Crescimento Pessoal

Tem medo de enfrentar desafios? Saiba o que fazer!

imagem para ilustrar o texto de enfrentar desafios

Você já se viu diante de uma grande oportunidade, mas, por medo de sair da zona de conforto, deixou de encará-la? Se isso já aconteceu, significa que você precisa aprender como enfrentar desafios e abraçar as chances que a vida te oferece.

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Cada nova etapa da sua carreira e da sua vida pessoal certamente trará novas expectativas e obstáculos para superar – e a única forma de ter sucesso é se preparando para lidar com eles.

Para isso, existem boas dicas e estratégias. Confira!

Por que as pessoas têm medo de enfrentar desafios?

Antes de te apresentarmos os passos que você precisa seguir para perder o medo dos desafios, é importante que você entenda o motivo que te faz temê-los.

Os desafios são obstáculos que todos nós precisamos encarar se quisermos atingir um determinado objetivo. Então, por que será que, mesmo sabendo que viveremos algo bom depois de superá-los, muitas vezes deixamos de tentar?

Existem alguns motivos que explicam esse comportamento, como estes que listamos:

  • Autossabotagem: medo de falhar, procrastinação e excesso de ansiedade;
  • Perfeccionismo: quando a pessoa tenta fazer apenas as coisas que ela tem certeza em que será bem-sucedida;
  • Baixa autoestima: falta de autoconfiança e excesso de negatividade em relação a si próprio.

Se você se identificou com alguns destes sinais, saiba que muita gente passa por isso, mas com determinação e foco é possível mudar esse cenário. Saiba mais a seguir.

Como enfrentar desafios em 5 passos

1 – Trace um plano

O primeiro passo para lidar com o medo dos desafios é se planejar para enfrentá-los, mesmo não sabendo o que acontecerá no futuro.

Para que isso aconteça, você precisa olhar para os padrões que se repetem na sua vida e identificar com quais desafios você tem tido dificuldade de lidar.

Então, avalie quais são os resultados esperados se você souber lidar com a situação e faça um planejamento para alcançá-los.

Tudo vai depender de você estabelecer metas e identificar todas as ações necessárias para atingi-las. 

2 – Deixe os sentimentos fluírem

Anteriormente, falamos sobre a baixa autoestima, autossabotagem e perfeccionismo, sinais de que algo não anda bem com as suas emoções e sentimentos. 

Quando os sentimentos são reprimidos, eles podem causar efeitos negativos na sua saúde e te deixar sem energia para correr atrás do seu sucesso. Por isso, não os ignore.

O ideal é buscar atendimento psicológico, assim como fazer coisas que te causem bem-estar, como a meditação.

Leia também: Autossabotagem: como evitar esse comportamento?

Aqui, o importante é ter conhecimento das suas emoções e as compartilhar para que você seja uma pessoa cada vez mais segura e consiga enfrentar os obstáculos que surgirão.

3 – Parta para a ação

O passo mais importante para perder o medo de enfrentar os desafios é colocar o plano em ação. Não procrastine, uma vez que você decidiu o que precisa ser feito.

Por exemplo, suponhamos que no passo anterior você identificou que o seu maior desafio seja participar de dinâmicas em grupo.

Logo, você pode começar fazendo cursos ou fazendo pesquisas sobre como falar bem em público. Em seguida, você precisa aprender como fazer boas apresentações e estudar como usar a linguagem corporal a seu favor.

Neste passo, o importante é pegar o objetivo determinado no seu plano e dividi-lo em pequenas tarefas que te ajudarão a alcançá-lo. Uma boa dica é começar pela mais fácil, assim, as chances de desistir serão menores.

4 – Peça ajuda sempre que precisar

Não existe problema algum em superar um desafio pedindo ajuda para alguém, muito pelo contrário. As pessoas que realmente se importam com você estarão sempre dispostas a te ajudar na superação dos desafios.

Por isso, escolha um amigo, familiar, colega de trabalho ou um mentor para te ajudar nessa tarefa.

Ainda usando um exemplo de carreira, se o seu maior desafio é fazer uma transição de carreira, peça para alguém que já atue na área ser o seu mentor e te ajudar com essa mudança. Pergunte sobre a realidade do mercado, sobre cursos, como desenvolver as principais habilidades e até mesmo para te apresentar a potenciais empregadores.

Um pouco de ajuda e orientação pode te ajudar a desenvolver a confiança necessária para superar enfrentar os desafios.

5 – Pense grande

Por fim, vamos falar sobre o poder que o pensamento tem quando estamos diante de desafios.

Sabemos que é fácil se deixar pensar pequeno quando existe o medo de falhar ou tomar uma decisão, não é mesmo? Mas é preciso lembrar-se de que as grandes coisas da vida só chegam para aqueles que aceitam correr riscos.

Não importa os desafios que surgirem. Sempre pense no quão grande você pode ser e tudo o que você pode alcançar se passar a encarar desafios com mais frequência.

Por mais difícil que possa ser, nunca deixe que os seus pensamentos atrapalhem o caminho até os seus objetivos.  

Gostou das nossas dicas de como enfrentar desafios? Agora, é só colocá-las em prática tendo consciência de que elas são uma excelente oportunidade de aprendizado, crescimento e desenvolvimento. E quer saber o que mais pode te ajudar a evoluir? Um bom curso de especialização! Conheça a pós Unopar.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades