Ir para o conteúdo
Mercado de Trabalho

Processo seletivo: veja como passar com estas 4 dicas valiosas

processo seletivo

Ser aprovado em um processo seletivo e começar a trabalhar naquela empresa que você tanto deseja é uma grande conquista, concorda? No entanto, com um mercado de trabalho tão competitivo, é preciso saber como se destacar para garantir a sua vaga.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

As suas chances de passar em uma seleção de emprego podem aumentar muito se você souber como procurar, se candidatar e agir durante a entrevista.

Quer saber mais? Então, veja essas dicas valiosas que selecionamos para te ajudar. 

Confira 4 dicas para passar em um processo seletivo

1 – Impressione os recrutadores com o seu currículo

Você sabia que só tem 7 segundos para impressionar os recrutadores com o seu currículo e ser convidado para uma entrevista?

Essa é a média de tempo que eles levam para fazer uma primeira leitura rápida para encontrar informações relevantes sobre o seu perfil e histórico profissional.

Então, aproveite todo o espaço que você tem disponível nesse documento e mostre o que você pode fazer pela empresa com as suas habilidades. Isso significa não colocar informações muito antigas, como de empregos ou cursos que você fez há mais de 10 anos, por exemplo.

Além disso, cada vez mais as empresas utilizam softwares de automação na seleção de currículos, que funcionam como um filtro antes de chegarem até a equipe de recrutamento.

Por isso, é importante utilizar as mesmas palavras-chave e termos que descrevem habilidades e competências que estão na descrição da vaga.

Se você conseguir reproduzir o máximo dessas palavras-chave para falar sobre si, seu CV tem boas chances de ser escolhido.

2 – Prepare-se para a entrevista

Uma boa forma de se destacar durante um processo seletivo é mostrando os motivos pelos quais você gostaria de trabalhar naquela empresa.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, dar uma olhada rápida no site da companhia não é suficiente. O mais indicado é fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre ela.

Leia notícias, postagens do perfil da empresa no LinkedIn e acompanhe outras redes sociais dela. Dessa forma, além de demonstrar que você tem real interesse em trabalhar lá, também terá mais informações para utilizar no momento de fazer perguntas ao recrutador.

E por falar em perguntas, um outro ponto fundamental é se preparar para questões que costumam ser feitas em entrevistas.

Por exemplo, se você for questionado sobre a sua maior fraqueza, já sabe o que responder?

O importante nessa hora é lembrar-se de que o recrutador quer saber se você tem comprometimento com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Então, o que os especialistas em recrutamento recomendam é que você dê uma resposta honesta sobre o seu ponto fraco e depois explique o que você está fazendo para melhorar.

Além dessa, o entrevistador também pode fazer perguntas que vão desde a clássica “me fale sobre você” até questões mais específicas e técnicas relacionadas ao cargo a que você está se candidatando.

Pedir a um amigo te ajudar a simular uma entrevista pode ajudar muito a perceber os pontos que você ainda precisa melhorar para ter mais confiança nesse momento tão importante do processo seletivo.

3 – Mantenha uma linguagem corporal confiante durante a entrevista

Você sabia que 65% da nossa comunicação acontece de forma não verbal?

Demonstrar confiança durante a entrevista de trabalho pode fazer a diferença entre ser considerado para a vaga ou não. Por isso, não basta se comunicar bem apenas através das palavras. É preciso que o seu corpo também demonstre isso.

Lembra quando dissemos que é preciso se preparar para as perguntas que podem ser feitas pelo entrevistador? Da mesma forma, é preciso que você treine a sua comunicação não verbal, seja ela em vídeo ou pessoalmente.

Sabemos que esse momento pode deixar os candidatos tensos, mas é preciso prestar atenção na postura, evitar mexer muito o corpo e balançar as pernas. Mas o principal é que você sempre mantenha contato visual com o entrevistador.

Nesse momento, os recrutadores querem saber se você é confiante em relação às suas habilidades. Se você não souber demonstrar isso também através da linguagem corporal, eles podem ter a impressão de que você não é qualificado para a vaga.

4 – Prove que você tem fit cultural com a empresa

O fit cultural é um dos pontos mais importantes de um processo seletivo. Mas você sabe o que isso significa?

Fit cultural é a capacidade que uma pessoa tem de se adaptar aos valores de uma empresa. E para os recrutadores, isso é fundamental.

O motivo é que eles não vão arriscar contratar um profissional que não se encaixe na equipe que já trabalha lá, que não compartilha os mesmos objetivos ou que não esteja alinhado à missão da empresa.

Por isso, além de pesquisar a cultura da empresa, é importante que, durante o processo seletivo, você faça perguntas e dê respostas que demonstrem que você está alinhado com ela.

Se você acredita que tem fit com essa companhia, garanta que o recrutador perceba isso, demonstrando entusiasmo em estar ali e na possibilidade de fazer parte do time.

Enfim, ser selecionado em um processo seletivo é um desafio para a maioria das pessoas, mas o segredo está na sua preparação. Coloque em prática as dicas que acabou de conhecer e veja como as suas chances podem aumentar. Aproveite e conheça todas as opções de cursos de pós-graduação Unopar, faça a sua inscrição e garanta o seu sucesso profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades