Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

Como conseguir estabilidade no emprego? Confira 5 dicas

estabilidade no emprego

Diante de momentos de instabilidade econômica e de um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, é fundamental que você saiba como manter a estabilidade no emprego.

banner com a mensagem: invista em você com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se.

Embora alguns fatores que contribuem para que você mantenha o seu trabalho estejam fora do seu controle, existem hábitos que você pode desenvolver que certamente te ajudarão.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas para conseguir aumentar a sua estabilidade no emprego e seguir trilhando a sua carreira com sucesso. Acompanhe!

5 dicas para manter a estabilidade no emprego

1 – Seja orientado a resultados 

Ser orientado a resultados é uma das competências mais desejadas pelas empresas nos dias de hoje, o que significa que profissionais com essa capacidade têm mais chances de manterem seus empregos.

Mas que isso significa, afinal?

Pessoas com essa competência são capazes de executar o plano da empresa, são organizados, aptos a tomarem boas decisões por conta própria, sabem fazer boa gestão do tempo e têm perfil analítico. Elas usam todas essas habilidades para garantir que a empresa atinja as metas determinadas.

Para ser um profissional orientado a resultados e melhorar a sua estabilidade na empresa, você pode adquirir os seguintes hábitos:

  • Organizar as suas atividades por prioridade;
  • Fazer gestão do tempo;
  • Desenvolver hábitos de produtividade;
  • Dividir grandes objetivos em metas menores;
  • Pedir mais feedbacks;
  • Utilizar métricas para acompanhar o seu desempenho.

Lembre-se de que, durante períodos de incerteza, as empresas precisam de profissionais criativos, proativos e com um grande comprometimento com seus objetivos.

2 – Seja adaptável 

Uma outra habilidade que pode te ajudar a se destacar entre a concorrência e garantir o seu emprego é a adaptabilidade. 

Com todas as transformações digitais que têm acontecido nos últimos anos, qualquer mudança tecnológica exige que os profissionais se adaptem. 

Além disso, você deve ser capaz de acompanhar as tendências da sua indústria e do mercado no qual atua.

Para conseguir ser esse profissional adaptável, você precisa desenvolver novas habilidades e arriscar-se em atividades e responsabilidades fora daquilo que você está acostumado a fazer.

Saber lidar com problemas e ajudar os seus colegas de trabalho a enfrentar imprevistos e momentos desafiadores também ajuda a demonstrar para o seu gestor como você agrega valor à empresa com a sua adaptabilidade.

3 – Construa relacionamentos

Ser visto pelo seu gestor como uma parte que integra e complementa a equipe é fundamental para manter a sua estabilidade no emprego. Por esse motivo, é importante fortalecer o seu relacionamento com colegas. 

Para construir relacionamentos fortes e duradouros no trabalho, é essencial ter habilidades interpessoais bem desenvolvidas, além de ser capaz de cultivar um bom networking.

Isso é possível se você investir em uma comunicação clara com os outros membros da sua equipe.

Fazer a escuta ativa quando estiver conversando com colegas, prestar atenção ao seu tom de voz e ter inteligência emocional para escolher as suas palavras com cuidado são formas simples de fortalecer seus relacionamentos.

O importante é que você busque oportunidades de ajudar e de acrescentar valor ao trabalho das outras pessoas também.

4 – Pratique a empatia em tudo o que fizer 

Uma das soft skills mais desejadas pelas empresas é a empatia, e ela pode te ajudar a manter a estabilidade no emprego. 

A capacidade de se colocar no lugar do outro ajuda a compreender seu ponto de vista. Dessa forma, o clima no local de trabalho se torna mais agradável e a convivência também melhora.

Outro motivo é que a empatia permite que os profissionais entendam melhor as necessidades dos clientes, facilitando a comunicação e aproximando a marca do consumidor.

E se você acredita que pode melhorar a sua empatia, comece procurando seus colegas para ver se eles precisam de algo, permita que eles compartilhem suas dificuldades e conquistas e saiba agradecer sempre que receber ajuda.

5 – Continue aprendendo 

Já dissemos que as transformações digitais fazem com que os profissionais precisem ser mais adaptáveis, mas não é só isso.

Em uma época em que tudo acontece muito rápido, as habilidades se tornam obsoletas na mesma velocidade. Isso significa que os colaboradores que não continuam aprendendo e se desenvolvendo têm grandes chances de se tornarem dispensáveis para as empresas.

Por esse motivo, você precisa pensar no seu aprendizado de forma estratégica.Para começar, estude o seu mercado para identificar as soft skills e hard skills que estarão em demanda nos próximos anos.

Uma boa forma de fazer isso é cursando uma pós-graduação, Os cursos têm grades curriculares atualizadas e o conteúdo é planejado por profissionais que atuam no mercado e entendem quais são as tendências para os próximos anos no seu mercado. 

Enfim, atualizar os seus conhecimentos, mostrar que você é capaz de atingir os resultados esperados, adaptar-se a diferentes cenários, além de manter bons relacionamentos são fatores essenciais que contribuem muito para a sua estabilidade no emprego.

E que tal dar o próximo passo para garantir o sucesso da sua carreira estudando online? Faça a sua pós-graduação com desconto, receba o seu certificado em apenas 6 meses no modo intensivo e acelere o seu futuro profissional.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades