Ir para o conteúdo
Carreira em Pauta

“Fale um pouco sobre você”: qual a melhor resposta na entrevista de emprego?

imagem de uma mulher conversando com a outra para ilustrar o texto de fale um pouco sobre você

Uma frase que causa tensão nos candidatos de processos seletivos é a “fale um pouco sobre você. Isso acontece porque muitos não sabem se já é nessa hora que devem falar sobre suas principais habilidades, comentar sobre sua carreira, falar apenas da vida pessoal e, por isso, começam a sentir um nervosismo que pode persistir pela entrevista inteira. 

Não existe uma resposta exata para essa questão, mas este artigo vai te apresentar algumas boas linhas de pensamento para você adotar e já começar a entrevista causando uma boa impressão!

Banner com a mensagem: Cresça na carreira com a pós-graduação EAD. Confira as ofertas e matricule-se

Não fale só sobre você ao ouvir “Fale um pouco sobre você”

Apesar do objetivo principal ser, muitas vezes, conhecer a sua personalidade, neste momento, é uma boa hora para comentar sobre as empresas que você já passou e como foi suas experiências anteriores.

Conte sobre os projetos interessantes pelos quais você já passou e o papel que você teve no desenvolvimento deles. Não se venda apenas falando sobre suas qualidades, mas também exemplificando o grau de conhecimento que você possui descrevendo suas experiências.

Nunca fale mal sobre as empresas que você passou e nem critique as equipes nas quais você já fez parte. Isso também é uma forma de falar sobre você, da pior maneira possível, pois se hoje você critica quem te deu oportunidades no passado, o empregador terá dúvidas se você não fará a mesma coisa quando sair da empresa dele. 

Fale sobre suas expectativas

O recrutador também quer conhecer como você age no ambiente de trabalho logo no início da conversa, por isso esta pergunta querendo que você exponha seu pensamento. 

Fale sobre o que você espera dos ambientes de trabalho quando aceita uma proposta de emprego. Explique como funciona sua dinâmica em grupo, se você tem facilidade no relacionamento interpessoal e a forma como você gosta de trabalhar. Tudo isso para o recrutador entender se o seu perfil se encaixa no procurado para a vaga. 

Leia também: Qual a melhor resposta para a pergunta “Por que devo te contratar”?

Nesta parte, é fundamental ser sincero quanto às suas expectativas, para deixar bem clara a sua relação com o trabalho e não entrar em divergência com as diretrizes da empresa caso seja contratado para um cargo que não combine com o seu real perfil.

Se você é uma pessoa que preza por prazos maiores para desenvolver suas atividades com mais calma, por exemplo, informe o recrutador sobre essa característica para que ele não te atribua uma vaga que precise de alguém com agilidade de entrega. 

Não ser claro com as suas expectativas pode prejudicar sua imagem na empresa e no mercado de trabalho. Assumir uma responsabilidade com a qual você não se identifica só para conseguir ser contratado é um descaso com a empresa e com sua carreira, que poderá ficar manchada com uma passagem decepcionante para ambos os lados. 

Comente (um pouco) sobre sua vida pessoal

Ao ouvir “me fale um pouco sobre você”, não foque apenas na sua trajetória pessoal e fale sobre ela durante todo o tempo da pergunta, mas também não deixe de comentar alguns detalhes específicos da sua vida particular. 

Comentar sobre o que levou você a escolher a sua profissão, por exemplo, pode ser um bom pontapé para falar sobre sua personalidade, por exemplo. 

Não use um discurso pronto, como o tradicional “já sabia que seria engenheiro desde criança”, pois os recrutadores já ouviram essa histórias diversas vezes antes, nem apele para piadas, como “não sabia o que fazer então me inscrevi neste curso”.

Ao invés disso, opte por uma abordagem mais específica, falando sobre as experiências que você teve na infância e adolescência que fizeram crescer em você o desejo de seguir por essa profissão. Se for uma vaga para sua segunda formação, seria interessante comentar o que te fez iniciar uma nova rota. 

Recrutadores gostam de saber esses detalhes para entender um pouco melhor quais são as preferências do candidato, pois, muitas vezes, identifica-se as áreas de maior afinidade sabendo qual o caminho que levou o profissional até sua formação. 

Em alguns casos, a pergunta que bem depois de “me fale um pouco sobre você” é sobre seus objetivos pessoais. Você já pode encurtar o caminho respondendo as duas coisas em uma, comentando sobre seus planos pessoais e de carreira. 

Diga quais são suas ambições no campo profissional, os cargos que você deseja alcançar e o caminho que você espera percorrer para chegar até lá. Assim, o recrutador poderá identificar o quanto suas metas são compatíveis com o desejo da empresa.

Este momento também é uma boa hora de comentar, rapidamente, sobre seus hobbies e atividades que gosta de fazer nos momentos de lazer. Não se prolongue, apenas cite seus principais passatempos para o recrutador também conhecer um pouco do seu lado pessoal, inclusive criando um clima de mais proximidade que pode ajudar no decorrer da entrevista. 

Que tal comentar sobre sua especialização na próxima vez que algum recrutador dizer “fale um pouco sobre você”? Conheça a pós-graduação a distância da Unopar e seja um profissional ainda mais preparado para o mercado de trabalho.

Autor: Equipe Blog Portal Pós

O blog do Portal Pós traz conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho, tendências e inovação. Aqui você também encontra textos sobre crescimento pessoal, curiosidades e tudo que envolve o mundo da pós-graduação.

Conheça nossas faculdades